sexta-feira, 3 de junho de 2022

O Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II e o frango da coroação (Coronation Chicken)


 Imagine você dedicar setenta anos de sua vida, abdicando dela, em função do cargo que ocupa. Hoje, foi assim que me peguei pensando quando liguei a TV e vi, em todos os canais, reportagens e mais reportagens sobre o Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II. Entre guerras, escândalos familiares, morte da princesa Diana e mais recentemente do Príncipe Philip, duque de Edimburgo, além de enfrentar a Covid19, a rainha completou setenta anos de reinado sustentando a monarquia britânica, sendo a segunda monarca da história recente com mais tempo no poder – ela só perde pra Luís XIV da França, que passou 73 anos no poder.


A Parada do Jubileu de Platina

Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II, com membros da família real

PLATINUM JUBILEE MINIATURE SHORTBREAD TUBE - Essa encantadora lata/tubo de biscoitos foi um dos souvenires oficiais vendidos pelo Royal Collections Shop para celebrar o Jubileu de Platina de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II em 2022, Apresentando o brasão real, que foi especialmente pintado para a ocasião e inclui os emblemas nacionais do Reino Unido, este delicioso tubo de biscoito em miniatura contém dez deliciosas rodelas de biscoito amanteigado, assadas nas Terras Altas da Escócia. Tamanho 13x5x5cm. Ao custo de £2.95

Obviamente que esse feito histórico não passaria desapercebido e foi celebrado com a pompa que merece, com celebrações não apenas na terra da rainha, mas em todos os países-membros da Commonwealth. Dentre os eventos programados pela monarquia para celebrar a data, as imagens do desfile de membros da família real e oficiais britânicos empolgou a população que se espremia nas ruas em frente ao castelo de para saudar a rainha.

A rainha e membros de sua família na coroação de 1953

O Convite do Príncipe Charles para a coroação da rainha, em 1953.

Para mim, entretanto, um momento mais simbólico foi quando nesta quinta-feira (02/06/2022), a Rainha Elizabeth II fez sua segunda aparição do dia e acendeu a luz principal que iluminou a "Árvore das Árvores" — representando o milhão de árvores plantadas no ano do Jubileu — em celebração aos seus 70 anos de reinado (momento que  você poderá ver AQUI).

A rainha ascendendo a àrvore das árvores.



Alguns dos souvenires comemorativos do Jubileu de Platina disponíveis para venda

Como ainda (por enquanto) não consegui nenhuma informação sobre os cardápios das celebrações internas nos palácios da rainha, hoje trago uma receita igualmente histórica envolvendo a monarca: o frango da coroação.

Curiosamente, analisando menus históricos, me dei conta de que frango preparando de algum modo aparece nos menus britânicos de jubileus reais: é como ocorreu no Jubilei de Prata de George V, em 1935, e no Jubileu de Ouro da rainha Elizabeth II, em 2002.

Mas, o que seria o frango da coroação?

O menu do Coronation Luncheon de 1953.

O Coronation Chicken foi criado pelo Le Cordon Bleu London para ser servido no Coronation Luncheon de 1953, e tornou-se um dos exemplos mais significativos do Le Cordon Bleu Londres.

Le Cordon Bleu, mundialmente conhecida pela melhor educação em culinária, é usada como referência de excelência na indústria desde o século XVI. Essa prestigiosa escola de culinária sempre se orgulhou de sua rede diversificada de alunos e foi Rosemary Hume, uma ex-estudante de Paris que abriu L'Ecole du Petit Cordon Bleu em Marylebone, Londres em 1933 - tornando Le Cordon Bleu London uma das mais antigas culinárias escolas no Reino Unido.

Vinte anos depois que a escola abriu suas portas, seu sucesso foi confirmado quando preparou o almoço de coroação para a rainha Elizabeth II em 2 janeiro de 1953, para o qual foi criada a receita Coronation Chicken.

Sir David Eccles, o Ministro das Obras, pediu exclusivamente a Rosemary Hume e seus alunos para realizar o almoço para os convidados de Sua Majestade, que eram principalmente representantes de outros países. Assim, as fundadoras Constance Spry e Rosemary Hume decidiram que um prato de frango frio coberto com um molho cremoso de curry seria "muito fácil de servir". 

Angela Wood estava no último período de um curso com duração de mais de um ano naquela escola de culinária quando foi convidada a desenvolver a receita do frango da coroação.

O prato desenvolvido por Angela Wood foi servido aos convidados da coroação da rainha Elizabeth II de todo o mundo


A receita original do molho do frango da coroação foi reproduzida no The Constance Spry Cookery Book em 1956.

Angela Wood estava no último período de um curso com duração de mais de um ano quando foi convidada a desenvolver a receita do frango da coroação

A maior parte do racionamento de guerra havia terminado, mas a disponibilidade de alimentos importados ainda era limitada e os ingredientes tinham que ser facilmente obtidos na Grã-Bretanha.

A Sra. Wood, que tinha acabado de completar 19 anos, e revelou que "Por um mês ou mais, esteve cozinhando um frango por dia e teve que alterar o equilíbrio dos temperos no molho para acertar. A receita elaborada foi cozida e servida pela equipe e alunos do Cordon Bleu alguns meses depois no banquete. Seu molho incluía especiarias moídas na hora, cebola picadinha, vinho tinto, purê de damasco, maionese e creme e "ainda é o melhor".

Assim, a escola teve a honra de estar envolvida nessa ocasião tão especial e serviu o banquete do Dia da Coroação para trezentas e cinquenta pessoas no Grande Salão da Escola de Westminster, em Londres, a maior festa que já aconteceu ali. Sir David Eccles tinha muita fé nas habilidades dos alunos e, sem problemas, o almoço foi servido às duas horas, com perfeição.

Outros convites para cozinhar para a realeza vieram do sucesso daquele evento. O prato original que foi servido pode ser encontrado no menu como Poulet Reine Elizabeth, que no mundo de hoje se traduz em Frango de Coroação.

Servir o Coronation Chicken para um número tão grande de pessoas com diferentes preferências poderia ter sido visto como um desafio. No entanto, através do frango cuidadosamente temperado e dos delicados sabores de nozes que percorrem o molho, foi marcado como um enorme sucesso.



Os ingredientes utilizados eram notáveis para a época, muitos deles apenas começando a se tornar disponíveis, enquanto a maior parte do país ainda estava sob as restrições do racionamento do pós-guerra. Uma versão um pouco mais desenvolvida da receita Coronation Chicken ainda é a favorita do país hoje e é servida como prato de almoço no Café Le Cordon Bleu London. Embora possa acompanha uma boa salada, fica perfeita para preparar um sanduiche delicioso.

 

Coronation Chicken (versão simples)

1 peito de frango defumado

2 cebolinhas, cortadas em fatias finas

2 g de carry suave

2 g açafrão moído

60g de maionese

15 g de crème fraîche

5g de ketchup de tomate

15 g de nappage de damasco (compota peneirada)

suco de 1 limão

folhas de coentro pequeno

2 pães de brioche

sal e pimenta

Guarnição, enfeite, adorno

Sirva com uma salada de sua preferência.

Preparo: Pique finamente o peito de frango e corte as cebolinhas finamente, em seguida, coloque em uma tigela grande. Polvilhe sobre o curry em pó e açafrão moído. Adicione a maionese, crème fraîche, ketchup de tomate, curry em pó, a geleia de damasco e suco de limão e mexa para combinar. Tempere com sal e pimenta. Pique grosseiramente as folhas de coentro. Adicione à mistura de frango e mexa para envolver no molho. sirva com brioche e salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário