segunda-feira, 6 de julho de 2015

Coleslaw - a salada de repolho


Faz um tempinho que não preparo salada de repolho, mas é uma das saladas que gosto – além de ser rápida e fácil. Queria postar uma receita para esta salada e, pesquisando sobre o tema, descobri que a velha salada de repolho tem nome: Coleslaw.



Descobri também que salada de repolho ou variações dela, com vinagre ou molhos a base de ovos, já eram consumidas na Antiga Roma. Daí se compreende o uso, na contemporaneidade, da maionese em detrimento de vinagre neste tipo de salada.
O termo "coleslaw" surgiu no século XVIII como uma anglicanização do termo "koolsla" Dutch ("Kool" em holandês rima com "cole") ou "koolsalade" que significa "salada de repolho". A Coleslaw consiste principalmente de repolho finamente picado e preparada como com um vinagrete. Preparada deste modo, a salada repolho pode ser conservada durante até quatro semanas se for armazenada em recipiente hermético. Outra versão comum desta salada é com o uso de maionese, temperada ou não.  
A mudança de "Koolsla" para "coleslaw" veio com imigrantes holandeses que vieram para a América. Como resultado, a salada de repolho em sua forma atual é amplamente considerada uma conquista da culinária americana, aparecendo primeiro na literatura americana em 1785.



A Coleslaw naturalmente evoluiu para não ser apenas mais uma salda de repolho com maionese. O livro de receitas de 1770, The Sensible Cook: Dutch Foodways in the Old and New World (O sensível cozinheiro: caminhos da alimentação holandesa no Antigo e no Novo Mundo), contém uma receita atribuída a uma autora holandesa, que misturou finas tiras de repolho com manteiga derretida, vinagre e azeite de oliva. A receita para salada de repolho, como é mais comumente preparado é bastante jovem e usa maionese, que também é uma preparação inventada em meados do século XVIII.





Há muitas variações da receita, que incluem a adição de outros ingredientes tais como repolho roxo, pimentas, cenouras raladas, cebolas, queijos, abacaxi, maçã ou misturada a algum molho para saladas tais como maionese ou creme. Uma variedade de temperos, tais como sementes de aipo, podem ser adicionados. O repolho pode vir em pedaços finamente picados, tiras finas ou pequenos quadrados.



Salada de repolho é geralmente comida como acompanhamento para frango frito e carnes grelhadas, e pode ser acompanhada por batatas fritas ou salada de batata como outro acompanhamento. A Coleslaw também pode ser usada como ingrediente para sanduíches de churrasco, hambúrgueres e cachorros-quentes, juntamente com pimenta e mostarda quente. Salada de repolho é usada em uma variante do sanduíche de Reuben (já falamos dele AQUI), para substituir o chucrute – neste caso o sanduíche é comumente chamado de Rachel para diferenciá-lo do Reuben.


A coleslaw pode ser feita com bourbon em vez de vinagre. Quando feita assim é chamada de Drunkslaw, e a receita pede ¼ de xícara de creme de leite, 1 xícara de maionese, 1 xícara de uísque, e uma libra de repolho cortado, cenouras raladas. Geralmente acompanha o churrasco do dia 4 de Julho.
Existe uma anedota contada nos EUA sobre a coleslaw, e ela diz o seguinte: um americano convenceu um amigo incrivelmente egoísta que salada de repolho era uma dieta de ação rápida, e que se ele comesse várias porções dela, ao longo do dia, iria perder cintura.  Mas para funcionar precisaria ser por uma bolada de £ 250 (risos).
A Coleslaw nunca vai ser o centro de uma refeição, mas nos últimos 200 anos, tem crescido e se tornado parte indispensável de piqueniques e churrascos nos EUA. No Brasil, os self-services são os lugares mais comuns para se encontrar este tipo de salada.

COLESLAW

60 g de maionese;
1/4 de xícara (chá) de vinagre de maçã
2 colheres (sopa) de cebola picada
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de mostarda em pó
1/4 de colher (chá) de sementes de salsão
1 repolho médio finamente fatiado;
1 maçã verde
1 cenoura;
sal e pimenta-do-reino branca a gosto

Preparo: Rale a maçã e a cenoura em um ralador grosso. Coloque o repolho em uma tigela e junte a maçã, a cenoura e a cebola. Misture bem e reserve. Coloque a mostarda em pó, o açúcar e o vinagre em uma panela. Leve ao fogo até dissolver o açúcar, sem deixar ferver. Acrescente a mistura ao repolho e mexa para incorporar bem. Junte a maionese e tempere com as sementes de salsão e pimenta-do-reino; acerte o sal, se necessário. Misture novamente e reserve na geladeira por 12 horas antes de servir. Sirva como acompanhamento de grelhados ou em sanduíches.

Dica: acrescente meio pimentão verde cortado em tiras bem finas, se desejar.

Um comentário:

  1. Eu aprecio muito salada de repolho e gosto com sabor bem ácido, especialmente para acompanhar eisbein a pururuca.

    ResponderExcluir