sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Love me TENDER, Love me true...



Hoje estava navegando pelo Facebook quando recebi um feed vindo da Baronesa do Crato de Açúcar, ilustre consóror de honra efetiva desta confraria, que me encaminhava um link do blog de seu ducado (clique aqui para ler) falando de tender. A baronesa postou uma deliciosa receita e eu fiquei tentado a fazer o mesmo – e porque não o fazer?
Eu fiz (risos) e vocês vão conferir a baixo umas receitinhas deliciosas. Enquanto este post vai dedicado à baronesa, pela inspiração deliciosamente tentadora de preparar um TENDER.


 Curiosamente, existem algumas comidas, que por uma estranha tradição, sem nenhum motivo forte, ficam condenadas a degustações anuais, apenas para se manter fiel a tradições. Um destes casos típicos é o Tender.
Delicioso presunto defumado, que ironicamente tem este nome apenas no Brasil, já que em seu país de origem, Estados Unidos, é conhecido como Glazed Ham ou Presunto Caramelizado. Portanto, já vai aí uma dica. Não perca tempo procurando Tender ou Presunto Tender em livros de receita americanos.
O Tender é conhecido entre nós por conta de seu provável lançador no Brasil, o Frigorífico Wilson, que batizou presunto defumado "para o Natal" de TenderMade. E "por tradição", só se vende Tender na época do Natal. E o resto do ano? O que é bom para o Natal deve ser bom para a quarta-feira ou será que não? A forma de preparo que o consagrou para as festas é aquecido no forno, espetado com cravos e servido com damascos em calda, mas existem muitas outras maneiras de prepará-lo.


Trata-se de um presunto feito com o pernil traseiro do porco (como todos os presuntos devem ser), semi desossado, marinado por duas semanas (no método tradicional) em uma solução de água, sal, nitrato de sódio (salitre) e açúcar mascavo. Retirada desta solução, vai para a defumação lenta. Ou seja, defumação a baixa temperatura, aproximadamente de 70 graus Celsius, por longas horas.
Enquanto defuma, além de adquirir o aroma e as propriedades conservantes naturais da defumação, ainda passa por um processo de "cozimento" que o deixa pronto para consumo imediato.
Já que temos um produto tão nobre, por que não servi-lo durante todo o ano? Fatiado fininho, em sanduíches, com uma boa mostarda, tipo Dijon, por exemplo. Em fatias de 5 a 6 mm, pode ser grelhado e servido acompanhado de lentilhas. Também grelhado, para se servir com omelete ou ovos poché.


O o presunto do tipo tender foi inventado por Harry J. Hoenselaar, de Detroit, Michigan. Encontrei evidências de que a novidade do processo sugerindo pelo Mr. Hoesnselaar foi usada pela primeira vez em 1930. A US Patent & Trademark Office confirma seu pedido para patentear este novos processos  de corte/feitura deste tipo de presunto, inicialmente em 1944, mas o processo foi arquivado. A patente só foi concedida em 1952 com proteção até 1957. Anúncios colocados em jornais históricos dos EUA confirmam que o consumo do produto a nível nacional foi indo devagar na década de 1960 – e já existiam muitas empresas produtoras oferecendo produtos similares. Empreendedores experientes sabem quando uma coisa boa quando a veem.
 Enquanto trabalhava na Indústria de carnes em meados dos anos 1930, o fundador Harry J. Hoenselaar desenvolveu um processo de corte e cura (cozimento e defumação) de alta qualidade. E assim encontrou uma maneira mais conveniente para servir presunto - com uma máquina que o cortava o presunto num formato especial (dando-lhe o formato de bola. Hoenselaar construiu o primeiro protótipo dessa máquina de corte usando pedaços de madeira, um prato para torta de metal, uma faca de cozinha com punho de madeira e o motor de uma máquina de lavar velha. Ele aperfeiçoou o seu conceito ao longo dos anos e foi concedido patentes primeiro para a máquina de cortar e depois para o método.
O Tender pode ser definido como um presunto suíno, com corte especial que sofre o processo de cura. A  "Cura" é um antigo método de conservação de alimentos, envolvendo salga (salga) e defumação lenta. Métodos para este fim evoluíram desde os tempos antigos e atualmente temos meios que tornaram os presunto perfeitos. Diferentes regiões especializada em processos diferentes, dão a seus presuntos sabores únicos. Os presuntos comerciais da atualidade incluem geralmente aditivos químicos para aumentar a cor e prolongar a vida de prateleira.


E para justificar o trocadilho no  título do post, devo explicar que Love Me Tender é a trilha sonora do filme de mesmo nome que foi o primeiro filme no qual Elvis Presley estreou sua carreira cinematográfica. O álbum, em vez de ter sido lançado como um LP com a trilha sonora completa, foi lançado com apenas quatro canções, no formato de EP, como um single de sete polegadas em 45 rpm (compacto duplo), em novembro de 1956.


A canção "Love Me Tender" com certeza é uma das mais famosas de sua carreira, sendo lembrada até os dias de hoje. Na gravação da trilha sonora, Elvis não pode contar com sua banda tradicional, os "Blue Moon Boys", como os três (Elvis, Bill Black e Scotty Moore) se chamavam, pois o estúdio não tinha contrato com eles e sim com outros músicos do estúdio cinematográfico da Fox. Mesmo estando um pouco fora do ambiente que ele já tinha se adaptado desde 1954, Elvis, ao lado de Ken Darby, produziu "Love me Tender", dando-lhe um arranjo simples, porém, eficiente, sentimental e que foi considerado um momento de bom gosto.
A canção "Love Me Tender", foi lançada primeiramente em um compacto simples antes da trilha sonora do filme, com "Love me Tender" no lado A e "Any Way You Want Me" no lado B. Este single alcançou a primeira posição nas paradas de sucesso da Billboard, nos EUA.
Que tal escolher uma das receitas abaixo e prepara-la ao somd e Love me tender/


Tender ao Molho de Framboesa

1 unidade de tender bolinha
300 gr de framboesa congelada
150 ml de vinho tinto seco
1 cebola ralada
2 colheres (sopa) de mel
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
2 colheres (sopa) de azeite

Prepare o molho: Passe no liquidificador a framboesa juntamente com o vinho tinto (separe algumas inteiras para decorar) até que fique homogêneo. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e acrescente a cebola ralada. Quando ficar translúcida, acrescente as framboesas reservadas, o mel, sal e pimenta. Abaixe o fogo e deixe reduzir lentamente, para engrossar. Sirva o molho sobre as fatias de Tender, salpicado com algumas framboesas inteiras. O Tender é um produto já pronto para consumo, ou seja, necessita apenas de aquecimento. Opcionalmente pode-se fazê-lo regando o Tender com um pouco de vinho branco e pincelando geleia de sua preferência sobre o mesmo. Se ficar demasiadamente no forno, corre o risco de ficar seco.

Tricolori ao molho de romã e tender

1 pacote de Penne Tricolori
1 romã grande, com somente as sementes  (reserve algumas para decorar os pratos)
8 folhas de cebolinha verde  (picadas finamente)
4 ramos de salsinha, somente as folhas, (picadas finamente)
5 colheres (sopa) de Azeite Extra Virgem
1 xícara (chá) de suco de laranja
2 colheres (sopa) de suco de limão
5 colheres (sopa) de xarope de romã (grenadine)  (opcional)
1 colher (café) de sal
Pimenta a gosto

Preparo: Cozinhe o Penne Tricolori , conforme as instruções da embalagem. Escorra e envolva em fios de Azeite Extra Virgem . Reserve. Em uma panela meia , fogo médio, junte o Azeite Extra Virgem os gomos de romã, a cebolinha e salsinha. Refogue, sem parar de mexer, por 3 minutos. Acrescente o suco de laranja, o suco de limão, o xarope de romã, o sal e a pimenta. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por 3 minutos. Experimente e se necessário, corrija o sal. Retire do fogo. Sirva porções individuais de Penne Tricolori , regadas com o molho de romã e guarnecidas com duas fatias de tender assado e decoradas com as  semente de romã .

Tender Festivo

2 kg de tender semi-desossado
cravo-da-índia para decorar
3 colheres (sopa) de mostarda
3 copos de suco de abacaxi
5 colheres (sopa) de vinagre branco
3 colheres (sopa) de molho inglês
pedaços de abacaxi para decorar

Preparo: Risque a superfície do tender com a ponta de uma faca, formando losangos. Em cada cruzamento do losango, espete um cravo-da-índia. Acomode numa assadeira. Pegue uma tigela, misture a mostarda, o vinagre, o molho inglês e o suco do abacaxi. Despeje esta mistura sobre o tender e, em seguida, cubra-o com papel alumínio. Leve ao forno médio (200ºC), por cerca de 40 minutos. Retire o papel alumínio e deixe no forno por mais 30 minutos, para dourar, sempre regando com o molho que se formou na assadeira. Sirva o tender decorado com fatias de abacaxi ou a gosto.

Tender ao molho de vinho

1 tender de 1,2 kg
2 copos (americano) de vinho tinto
1 maço de hortelã
1 xícara (chá) de vinagre
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de amido de milho
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (chá) de grãos de mostarda e de coentro
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola bem picada
2 dentes de alho bem picados
1 pimenta dedo-de-moça
2 colheres (chá) de gengibre cortado em tiras bem finas
2 xícaras (chá) de coco fresco ralado
2 colheres (sopa) de açúcar demerara
1/2 xícara (chá) de água
Raspas e suco de 1 limão

Preparo: Retire a pele e coloque o tender em uma assadeira. Faça furos com um garfo, regue com o vinho e envolva-o em papel-alumínio. Leve ao forno quente por 40 minutos. Retire o papel e regue outra vez com o vinho até ficar macio e dourado. Retire e reserve. Corte uma boa porção de hortelã e coloque numa molheira. Ferva o vinagre com o açúcar e despeje sobre a erva. Desengordure o molho da assadeira e junte um pouco de água, raspando até dissolvê-lo. Coe e engrosse com o amido e tempere com o sal e a pimenta. Ponha na molheira e sirva. Prepare o chutney de coco: aqueça uma panela e junte a mostarda e o coentro. Mexa e deixe que pipoquem. Adicione o azeite, a cebola, o alho, a pimenta e o gengibre. Mexa e cozinhe até a cebola dourar. Ponha o coco, o açúcar e a água e mexa. Acrescente as raspas de limão e sirva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário