quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Agradecimento de Natal - aos Amigos desta Confraria


Quando chega o natal as pessoas estão, na maioria dos casos, mais sensíveis... Não sei ao  certo se esta data comove, realmente, as pessoas, mas de fato se percebe uma ligeira mudança;

Quando chega o natal às pessoas ficam questionando a si  mesmas, tentando entender como o ano passou tão  rapidamente;
Quando chega o natal a economia cresce; as viagens aumentam, as correrias nas ruas ganham maior fluxo;

        
Quando chega o natal muita gente só pensa nas festas,presentes, comidas e bebidas;

Quando  chega o  natal são realmente poucos àqueles que se preocupam o real sentido da festa;
Quando chega o natal, poucos ainda lembram das tradições natalinas;

Por isso, quando chega o natal, pra mim, é uma hora especial para agradecer pelos momentos bons que eu  tive – e pelos ruins também; aproveito e agradeço pelos outros, peço para que no próximo natal eles estejam melhores do que são.
Quando chega o natal o  meu relógio interno  avisa que é chegado um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do  corpo, e esquecer os caminhos, que me levaram sempre aos mesmos lugares.
Quando chega o natal, pra mim, é chegado o tempo da travessia: e, se não ousar fazê-la, terei ficado, para sempre, à margem de mim mesmo...

Quando me chega o natal eu  quero estar com as pessoas que me dão valor, que de mim gostam. E para isso, chega com o natal uma oportunidade de agradecer pela presença de cada um dos amigos que se aconchegaram na minha vida.
Este post é para agradecer a todos vocês, amigos de todas as horas; amigos de todos os cliques virtuais; amigos ainda ocultos que o  futuro me trará. Obrigado por estarem presentes na minha vida e continuem assim, por muitos natais.
E como forma de agradecer pelo carinho, deixo duas receitinhas de um alimento simples, arroz, mas que faz muita diferença na hora da ceia.
Boas festas!!!



Arroz com Amêndoa e Champagne:

2 xícaras (chá) de arroz
3 xícaras (chá) de água
1 ½ xícara (chá) de champagne
½ xícara (chá) de amêndoas laminadas
¼ de cebola picada
1 colher (sopa) de óleo
sal e pimenta do reino a gosto

Comece preparando as amêndoas: leve uma panela com água para ferver. Desligue o fogo e acrescente as amêndoas na água quente. Deixe por 3 minutos e escorra a água. Coloque as amêndoas na água fria e deixe por 2 minutos. Escorra a água e retire a pele das amêndoas, uma a uma. Ligue o forno em temperatura baixa (160 graus) e deixe aquecer por 10 minutos. Desligue o forno após este período. Coloque as amêndoas numa assadeira e leve ao forno quente, desligado, por 10 minutos. Mexa de vez em quando. Coloque as amêndoas sobre uma tábua e corte em lâminas, com uma faca afiada. Reserve. Pique a cebola e lave muito bem o arroz sob água corrente. Leve uma panela média ao fogo baixo. Acrescente o óleo e a cebola. Refogue a cebola por 2 minutos. Acrescente o arroz e refogue por 1 minuto. Acrescente a água, o sal e misture bem. Aumente o fogo e espere até que a água ferva. baixe o fogo, cubra a panela com a tampa e deixe cozinhar. Quando líquido estiver secando, acrescente a champagne e deixe terminar de cozinhar. Retire o arroz da panela e coloque num recipiente. Acrescente as amêndoas e mexa delicadamente.


Arroz de Natal
5 xicaras (chá)de arroz cozido com óleo, sal e cebola
1 colher(sopa) de margarina
200 gramas de ameixa preta sem caroço picada
200 gramas de uva passa sem caroço
50 gramas de damasco picado
2 maçãs verde picadas
2 cenouras picadas

Em outra panela:
2 colheres(sopa) de óleo
½ quilo de tomate sem pele e sem semente
100 gramas de azeitonas verde picadas
200 gramas de presunto em tirinhas
1 vidro de palmito 400 gramas
1 lata de ervilha
cheiro verde a gosto
1 cebola ralada
sal a gosto

Para cobrir:
250 gramas de mussarela ou 200 gramas de provolone

Cozinhar o arroz de forma convencional só com cebola, sal e óleo (sem utilizar alho),reservar. Refogar na margarina a ameixa, a cenoura, a uva passa, o damasco e a maçã tudo devidamente picado (não utilizar sal). Reservar. Em outra panela refogar no óleo a cebola, os tomates, o palmito, a ervilha, as azeitonas (esses primeiros picados) e o presunto cortado em tiras finas, desligar o fogo e acrescentar o cheiro verde. Numa refratária fazer camadas iniciando pelo arroz, depois o recheio de frutas, o recheio salgado, o arroz, recheio de frutas e continua até terminar as camadas. Colocar o queijo (mussarela ou provolone, ou até os dois misturados) ralado grosso sobre o arroz, levar ao forno para derreter o queijo. Servir a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário