segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Mostaccioli, o biscoito preferido e a última refeição de São Francisco de Assis

 

Eu tenho uma ligação bastante forte com Francisco de Assis, santo católico. Embora eu não consiga a explicar muito bem, sei que não é deste mundo... hoje, para celebrar o Dia dedicado a São Francisco vim apresentar uma história e uma receita que ganhou ainda mais fama por ser uma predileção culinária do santo. E se Francisco de Assis fosse um admirador de boa comida? E se, entre os muitos pratos, ele gostasse de doces? A hipótese não é tão remota, como nos mostram várias fontes documentais. Mas o que realmente devemos nos perguntar é: podemos culpá-lo?

Embora seja verdade que muitos detalhes do passado continuam a nos escapar, também é justo reconhecer o empenho de muitos autores na tentativa de reconstruir alguns aspectos que podem aprofundar a história oficial, como estudos sobre o clima ou os hábitos alimentares de nossos predecessores. Aparentemente de importância secundária, esses tipos de descobertas estão lançando luz sobre os muitos pontos de sombra que suspendem a linha do tempo, permitindo-nos olhar para as maiores personalidades do passado de uma forma menos distanciada e com menos temor, aceitando suas idiossincrasias e fraquezas de seres humanos.

Segundo fontes hagiográficas, nem mesmo São Francisco, o santíssimo pobre de Assis, pode se eximir desse discurso. Na verdade, parece que ele era um admirador - calmo e moderado, é claro - de boa comida, principalmente de doces.


Francisco nasceu em Assis no inverno de 1182 em uma das famílias mais ricas da cidade. Sua infância transcorreu pacificamente e ele pôde estudar latim, vernáculo, provençal e música; suas notas, junto com seus poemas, sempre foram apreciadas nas festas da cidade. Seu pai, um comerciante de especiarias e tecidos, ansioso para envolvê-lo nos negócios da família, o educou para essa arte. Mas o episódio que começou a transformar a vida de Francesco aconteceu com ele aos vinte anos, quando foi capturado enquanto participava da guerra entre Assis e Perugia.

O aprisionamento e as adversidades moldaram sua alma e quanto mais seu corpo se enfraqueceu, mais um senso de caridade e bem para com os outros começou a tomar conta. O patrimônio espiritual que o “frade” deixou para iluminar o caminho de muitos é enorme.

Diz-se que Jacopa dei Settesoli (Jacoba de septem Soliis, também conhecida como Madonna Jacopa, Jacoba, ou Giacomina, ou Giacoma,) uma nobre romana, nascida na Cidade Eterna (Roma) em 1190 no seio de uma ilustre família residente em Trastevere.

Jacopa de 'Settesoli: a santa é reconhecível pelos sete sóis reproduzidos na auréola

Ela se casou com um homem rico de Roma, um certo Graziano Frangipane de' Settesoli, membro da nobre família romana de Frangipane, dono do Settizonio , um monumento construído por Septímio Severo perto do Circo Máximo em Roma e se tornou um reduto do Frangipane após a queda do Império.

Viúva aos 27 anos, ela foi forçada a se tornar a administradora de muitas propriedades de seu marido, incluindo a cidade de Marino. O primeiro ato que diz respeito a ela remonta a 1210, onde já era viúva e com dois filhos a serem protegidos, Giovanni e Giacomo, que administravam o território de Marino, Nemi e outras propriedades Frangipane. Será ela quem assinará, em 31 de maio de 1237, junto com seu filho mais velho, Giovanni Frangipane, a primeira das constituições ou estatutos que regularão a vida civil nas terras de Marino. No contrato estipulado com os habitantes do Castello di Marino, estavam previstas as concessões em forma de estatutos dos séculos seguintes, nos quais as normas e os costumes em vigor foram estabelecidos com o compromisso de respeitar-se mutuamente para o bem comum.

Foi durante sua terceira viagem a Roma em 1222 que São Francisco estreitou laços com a nobre romana, viúva de Graciano e mãe de dois filhos, para a implementação da Ordem Terceira, abençoada pelo Papa Honório III, para promover a adesão dos leigos e organizá-los na sociedade da época nas obras de assistência e voluntariado.

Ritratto di Jacopa de' Settesoli

Jacopa o encontra a pregar e torna sua fiel seguidora e sua excelente guia pelas ruas de Roma. Segundo a lenda, São Francisco, em retribuição a Giacoma, deu-lhe um cordeiro adestrado, que sempre a acompanhava. Desde então, Jacopa de 'Settesoli se tornou a mais válida colaboradora do recém-nascido movimento franciscano na cidade dos Papas e também das Clarissas.

Foi ela quem obteve dos beneditinos de San Cosimato in Trastevere a venda do hospital de San Biagio, que se tornou o primeiro lugar romano dos Menores. Talvez poucos saibam, mas foi Jacopa dei Settesoli, uma nobre romana da poderosa família Frangipane que inspirou Francisco a fundar em 1221 a ordem dos "Irmãos e Irmãs da Penitência" também conhecidos como “Terceira ordem franciscana dedicada aos leigos”. Jacopa de 'Settesoli era tão ativa e decidida que Francesco a chamava afetuosamente de Frate Jacopa. A amizade durou até a morte do santo, ocorrida na noite entre 3 e 4 de outubro de 1226.

Foi durante a sua primeira estada em Roma que Francisco experimentou o que viria a ser o seu "pecado da gula" perene: certos biscoitos "bons e cheirosos", que a própria Jacopa de 'Settesoli preparava e lhes ofereceu um dia em sua casa.

Típicos da época da colheita, eram feitos com um tipo de massa com mel, amêndoas e mosto de uva - e talvez por fazer uso deste último ingrediente acabou sendo chamado "mostaccioli". Mas, já na Roma antiga haviam biscoitos semelhantes com o nome de "mortarioli", feito com mel e amêndoas trituradas em um pilão...

A aura de santidade, auxiliada pelos princípios da Regra Franciscana, torna bastante difícil acreditar que São Francisco fosse apenas humano, quanto mais imaginá-lo saboreando algumas iguarias com amêndoas, açúcar e mel.

Entre as várias cartas atribuídas ao Santo, entretanto, existe uma referente a certa Madonna Jacopa. Conforme relatado no Tratado dos Milagres de Tommaso da Celano (concluído em 1252-1253, embora posteriormente tenha desaparecido até 1899), a mulher "era admirada por sua linhagem ilustre, pela nobreza da família, por sua vasta riqueza, pela maravilhosa perfeição de suas virtudes e de sua castidade viúva”. Em suma, não era estranho que Francisco, a quem também estava ligada por uma profunda amizade, a pedisse algo antes do fim.

Mas o pedido que o frade de Assis ditou na carta dirigida a Jacopa o surpreenderá, caro leitor e leitora, como aliás os irmãos que o velavam em Santa Maria degli Angeli. A mulher deveria lhe trazer um pano de cor cinza para cobrir o corpo moribundo do frade, uma mortalha para o rosto, um travesseiro para a cabeça, velas e uma certa refeição que ela ofereceu certa vez para o santo e sua estadia em Roma: o mortariolum, feito de amêndoas, açúcar, mel e outros ingredientes saborosos  - que aprecem no Compilatio Assisiensis vol. 8, a cura di E. Menestò, in Fontes Franciscani, Assisi (1995).

Em todo caso, aqueles mostaccioli de Frata Jacopa de 'Settesoli agradou tanto a São Francisco que ele os desejou mesmo em seu leito de morte! Quando Francisco sentiu que sua hora se aproximava, quis ditar uma carta a um frade para sua querida amiga Frata Jacopa, para informá-la de sua morte iminente e pedir-lhe que se juntasse a ele na Porciúncula, trazendo-lhe um manto para o enterro e velas para o funeral e ... doces:

“A donna Jacopa, serva dell'Altissimo, frate Francesco, poverello di Cristo, augura salute nel Signore e comunione nello Spirito Santo. Sappi, carissima, che il Signore benedetto mi ha fatto la grazia di rivelarmi che è ormai prossima la fine della mia vita. Perciò, se vuoi trovarmi ancora vivo, appena ricevuta questa lettera, affrettati a venire a Santa Maria degli Angeli. Poiché se giungerai più tardi di sabato, non mi potrai vedere vivo. E porta con te un panno di colore cenerino per avvolgere il mio corpo e i ceri per la sepoltura. Ti prego anche di portarmi quei dolci, che tu eri solita darmi quando mi trovavo malato a Roma”.

“A Donna Jacopa, serva do Altíssimo, irmã de Francisco, pobre homem de Cristo, deseja saúde no Senhor e comunhão no Espírito Santo. Saiba, caríssima, que o bendito Senhor me deu a graça de me revelar que o fim da minha vida está próximo. Portanto, se você quiser me encontrar ainda vivo, assim que receber esta carta, apresse-se e venha a Santa Maria degli Angeli. Porque se você vier mais tarde no sábado, não poderá me ver vivo. E traga com você um pano de cor cinza para embrulhar meu corpo e as velas funerárias. Por favor, traga-me também aqueles doces que você me dava quando eu estava doente em Roma”.

A história conta que Jacopa veio até Francisco moribundo com tudo o que ele havia pedido, mas sem nunca ter recebido a carta: é aqui que reside o prodígio e é aqui que todas as fontes que falam dele concordam - não apenas o referido Tratado sobre Milagres, mas também Considerações sobre os Estigmas, que é a coleção dos Fioretti del Santo, e Espelho da Perfeição, uma compilação da vida de Francisco datada de 1318. Graças a este último, sabemos que Francisco, agora sem forças, desse mortariolum comia muito pouco.

A nobre romana foi a responsável pela iniciativa de ter encomendado o retrato de São Francisco, ainda em vida, que se conserva em Greccio com a legenda: “Verdadeiro retrato do Seráfico Patriarca São Francisco de Assis feito pelos piedosos A mulher romana Giacoma dei Settesoli vivendo o mesmo Patriarca ”.

Retrato de São Francisco "feito pela piedosa  Donna dei Settesoli "

Por estas razões Jacopa foi a única mulher admitida ao lado do leito de São Francisco, quando este morreu a 3 de outubro de 1226 na pequena igreja da Porciúncula em Assis. De volta a Roma, Jacopa viveu mais treze anos, dedicando-se a obras de caridade. Ele ajudou os frades de Francisco a obter do Papa Gregório IX a propriedade do hospital de San Biagio em 1229, que com o tempo se tornou o convento de San Francesco a Ripa. Posteriormente, retirou-se para Assis, onde em 1239 morreu e foi sepultado, única pessoa no mundo a obter este privilégio, em frente ao túmulo do Santo na cripta da Basílica de São Francisco.

 


Tumba de Jacopa dei Settesoli na Basílica inferior de Assis

Mas o que era essa refeição que Francesco adorava?

Franco Cardini, em O apetite do imperador (L’appetito dell’imperatore, F. Cardini, Mondadori: Milano, 2014), tenta reconstituir sua etimologia, embora esse caminho retrógrado seja bastante incerto: o mortariolum, exatamente no mortier francês, indicaria um alimento cujos ingredientes são muito triturados e misturados no almofariz (pilão, que naquele região era chamado de mortaio). Nos documentos mencionados acima, mortariolum torna-se mostaccioli, um biscoito seco encontrado em várias regiões da Itália, mas que, na Úmbria, tradicionalmente acompanha as celebrações dedicadas aos mortos.

No entanto, dois detalhes importantes devem ser considerados: o primeiro é que a preparação levaria tanto o nome por conta do almofariz (o pilão, “mortaio”), mas também por usar mosto de vinho branco para juntar a mistura de farinha com os demais ingredientes. A segunda diz respeito a Madonna Jacopa, a mulher a quem Francisco faz o pedido inusitado, que pertence a uma nobre família romana: é mais provável, portanto, que os pedidos por Francisco sejam os ancestrais biscoitos feitos com farinha, frutos secos (podendo serem feitoc com amêndoas, nozes, avelãs), pimenta preta (conhecida como pimenta do reino, aqui no Brasil), canela, mel e claras de ovo que ainda são preparadas na capital romana.

Em sua reconstrução ficcional, Cardini imagina antes que os doces tão cobiçados por Francesco eram semelhantes aos ricciarelli de Siena, resultado de uma mistura em que se destaca uma mistura de amêndoas, açúcar granulado e outros ingredientes.

Cabe ressaltar que, em O Apetite do Imperador, Cardini faz parte da ficção histórica porque, a partir de fatos históricos, o autor acrescenta elementos credíveis e historicamente plausíveis que, no entanto, não possuem evidências documentais. No caso de Profumo d'Aranci (o perfume das laranjas) história dedicada a São Francisco, Cardini usa parte do encontro - plausível, mas não atestado pelas fontes - entre o cardeal Ugolino d'Ostia e Elia da Cortona, abalado com a morte do frade morto discutindo o pedido que este último havia feito em seu leito de morte para a sua cara amiga,

História e ficção a parte, esse biscoito é real e de fácil preparação. E, agora, você poderá prepara-lo para comemorar este dia dedicado à São Francisco.

 Mostaccioli

300g de farinha de trigo

300g de amêndoas descascadas quebradas no pilão (ou picadas)

75g de mel

100g de açúcar

2 claras de ovo

Casca ralada de 1 laranja (ou seu equivalente em laranja cristalizada picada)

3 colheres de vinho branco (ou mosto de uva, ou água - para ajudar a dar o ponto)

3 colheres de azeite de oliva

1 colher de chá de fermento em pó

1 pitada de Pimenta preta (pimenta do reino)

1 pitada de canela

1 pitada de sal

Preparo: Primeiro pique as amêndoas. Em seguida, coloque-as em uma tigela grande com a farinha, o mel, o açúcar, o mosto, o óleo, as claras de ovos levemente batidas com um garfo, o fermento peneirado, as cascas de laranja, a pimenta, a canela e o sal. Mexa com uma colher de pau até obter uma mistura homogênea e, em seguida, com a ajuda de uma colher, arrume as pedacinhos de massa em formato de losangos sobre uma assadeira coberta com papel manteiga. Use os dedos umedecidos para ajudar a forme biscoitos no formato, contato que eles tenham cerca de 7 cm de comprimento e 1 cm de espessura. Finalmente, leve ao forno pré-aquecido a 180° C por cerca de 15-20 minutos. Servir frio.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário