terça-feira, 2 de novembro de 2021

Irish Wake Cake, um bolo irlandês para "acordar" os mortos!

 

Uma das tradições mais conhecidas da Irlanda é o Irish Wake. A rica história do paganismo e do cristianismo da Irlanda levou a uma prática funerária única que muitas vezes é mal compreendida por estranhos.

Costumes e tradições cercam a morte na Irlanda. A muito o Irish Wake foi considerado uma tradição puramente irlandesa, e muitos argumentariam que esse é, de fato, o caso. No entanto, se olharmos para o paganismo, espiritualismo e outras religiões, não é muito difícil encontrar semelhanças em suas tradições de ‘acordar os mortos’.



Eles acreditam que a morte física de uma pessoa não é o fim da vida; é puramente um processo fundamental que começa no início da vida - quando somos concebidos. Eles acreditam que as células em nossos corpos estão morrendo infinitamente e sendo substituídas ao longo da vida; portanto, à medida que nossas aparências e atitudes mudam e aprendemos mais, passamos por muitas mortes em nossas aparências físicas e, portanto, em nossas vidas. A pessoa que morre não é o corpo que nasceu; é apenas uma das muitas pessoas em que nos tornamos durante nossa vida na Terra.

Os cristãos, e muitas outras religiões, também acreditam que quando o corpo físico morre; não é o fim dessa pessoa; espiritualistas e outras religiões acreditam que existe vida após a morte, como a maioria dos cristãos. Mas por que ir a um “Irish Wake” (despertar irlandês) é uma experiência que nunca se esquecerá? Talvez seja porque o “Wake” se tornou conhecido por sua associação com a Irlanda, e assim a lenda continua.

A origem do “Irish Wake” como o conhecemos é geralmente desconhecida. Acredita-se que ela tenha sido fortemente influenciada por elementos de antigas religiões em seus rituais e, portanto, foi muito malvisto pela Igreja. Existe quem afirme que o "Irish Wake" tem sua origem no antigo costume judaico de deixar o sepulcro, ou câmara mortuária, aberto e sem lacre por três dias antes de selá-lo. Isso também garante que a pessoa está realmente morta e permite que a família e outras pessoas prestem homenagem à pessoa morta.

Há quem diga que a tradição irlandesa do Wake surgiu por causa do envenenamento por chumbo em tanques de estanho - muito prevalente na Irlanda em eras passadas - segurando cerveja e outras bebidas. Devido ao alto nível de chumbo na caneca de estanho, muitos dos bebedores que os usavam entrariam em um "estado catatônico" semelhante à morte. O sofredor pode recuperar a consciência depois de algumas horas ou mesmo de dias - daí o "Despertar" (Wake) de três dias.

Irlandeses rurais consideram o dia em que seus entes queridos morrem como um terceiro aniversário. Nascer, muitas vezes gritando para esta vida [primeiro aniversário]; então são batizados [segundo aniversário], e então morrem, quando eles entram na vida eterna - então, neste terceiro aniversário, é um motivo de celebração.

Durante os anos da Fome e muito antes disso, as epidemias de cólera prevaleciam, e em todo o mundo as pessoas eram enterradas às pressas - para livrar a área da contaminação. Existem muitos relatos documentados de pessoas "acordadas" cavando para fora de suas tumbas nos cemitérios, saindo degradas e com as mãos ensanguentadas pelo trabalho – e desespero. Isso também justifica nesta narrativa, o despertas de três dias.

Portanto, seja qual for a origem das tradições, basta dizer que muitas delas ainda sobrevivem.

O padre local seria chamado para dar os últimos ritos da Igreja. Se a pessoa morresse durante a noite, o padre ainda seria chamado para administrar o óleo sagrado e recitar as orações pelos mortos.

Se o falecido falecer em casa, é tradição parar o relógio na hora da morte. Isso permite que os participantes vejam a hora da morte e é um sinal de respeito.

O envelope de borda preta preso à porta para anunciar a morte, seguem-se muitos outros rituais carregados de simbologias: uma sala será preparada para abrigar o cadáver; a janela será aberta para permitir que o espírito entre em sua jornada eterna, e ninguém deve bloquear a janela, pois se pensa que isso trará infortúnio para quem bloqueou o caminho do espírito para a vida eterna; as cortinas serão fechadas e a janela fechada novamente após duas a três horas, para que o espírito não volte. O corpo é então lavado com água benta, geralmente por uma "mulher útil". O morto então teria sido vestido com uma mortalha de linho, deixando para trás todo o seu materialismo mundano. Isso é o que sempre foi conhecido como 'ser deitado'. Se o falecido fosse homem, ele seria raspado. Na maioria das casas católicas romanas, contas de rosário eram enroladas nas mãos com o crucifixo colocado no peito da pessoa morta.

O espelho seria coberto por um lençol branco ou um pano de linho ou virado para a parede - acredita-se que isso oculte o corpo físico do corpo morto. Como na vida, usamos espelhos para ver nossa aparência, portanto, o corpo agora eterno não precisa de espelhos.

O agente funerário era então chamado - para fornecer um caixão [em muitos casos, terá sido o caixão mais barato]. As velas então são acesas nos quatro cantos do caixão e permanecerão acesas até que o corpo seja levado para a igreja. As mulheres, em sua maioria, seriam as entusiastas [Isso geralmente era associado à lenda dos Banshees, onde o folclore diz que eles começaram a gostar das pessoas que estão prestes a morrer - essa prática morreu.] O corpo não seria deixado sozinho. Quando tudo isso estiver concluído; a família é então convocada para fazer orações e cantar, se assim o desejarem, geralmente um hino.

Assim que tudo estiver concluído, os vizinhos e amigos são convidados a entrar, ou apenas telefonam para apresentar os seus respeitos e condolências. Então toda a obscenidade começaria. Muita bebida alcolica é trazida durante este período e distribuída ​​ao redor do grupo para ajudar na alegria. Chá e sanduíches seriam feitos, com os vizinhos trazendo bolos e pãezinhos caseiros. Cerveja ou poteen que havia sido feito nas montanhas seria oferecido, contos seriam contados sobre o morto, e quanto mais travesso, mais risadas se seguiriam.

Isso duraria a noite toda, e no dia seguinte o corpo seria levado para a igreja, onde seria recebido pelo sacerdote e orações seriam feitas. O terceiro dia seria o funeral - com a missa sendo celebrada para o repouso da alma do falecido.

A festa fúnebre seguiria então o caixão para fora da igreja, e seria colocado no carro funerário; em eras passadas, teria sido um carro fúnebre puxado por cavalos, com os homens da casa andando atrás. Todos os homens e meninos da família usariam uma pulseira preta, com as mulheres vestindo trajes pretos. Se fosse o marido de uma mulher que morreu, esperava-se que ela usasse "erva daninha da viúva" [erva daninha da viúva] pelo resto da vida. .

Então, como agora, a festa do funeral iria adiar para o pub local ou voltar para a casa da família, onde as alegrias continuariam.

Na Irlanda atual, as casas funerárias são praticamente a norma para os moradores da cidade, enquanto nas áreas rurais algumas das antigas tradições ainda prevalecem. O encontro ou "velório" para os moradores da cidade agora é geralmente realizado em um ambiente mais contemporâneo, por exemplo, em um hotel ou mesmo na casa do morto. Com toda a família, vizinhos e amigos tomando meio litro ou dois (ou três ou quatro) ou um gim com tônica, vodca ou uísque, erguendo os copos para dar ao wan [um] - uma boa despedida, na boa e velha tradição irlandesa - e o velório continua.

No caso da morte de um jovem ou de uma criança, o velório é mais sombrio e distintamente mais baixo - como deveria ser.

Compartilhar refeições e bebidas é uma forma de celebrar a vida do falecido. Também traz algum alívio para os que estão de luto. Como muitas tradições, comida e bebida são uma forma de curar e criar laços.

Embora muita bebida esteja claramente vinculada ao Irish Wake a tradição ainda traz destaque para um bolo, que se destaca para recompor os ânimos (e os alcoolizados) nessas reuniões. Trata-se do Irish Wake Cake, ou bolo do despertar irlandês, e você aprende a receita tradicional no final da postagem.

Levar comida ou bebidas para um Irish Wake é encorajado. Este não é apenas um gesto gentil para a família, que provavelmente está muito ocupada para preparar as refeições, mas é um sinal de respeito. Não há limitações para o que você pode ser levado, mas deve-se lembrar de que tudo deve ser fácil de servir e em um recipiente descartável para não deixar trabalho demasiado depois para a família do morto.

 

Irish Wake Cake

3/4 xícaras de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

1 xícara de açúcar

2 colheres de chá de extrato de baunilha

2 ovos grandes

6 colheres de sopa de cream cheese, em temperatura ambiente

1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo, peneirada

1 1/4 colher de chá de fermento em pó

1/4 colher de chá de sal

1 xícara de passas

2/3 xícaras de buttermilk (se não tiver, use a quantidade em leite com algumas gotas de limão)

1/2 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado

2 colheres de chá de suco de limão fresco

Preparo: Pré-aqueça o forno a 180graus. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês. Bata a manteiga, o açúcar e a baunilha até ficar cremoso. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo até ficar cremoso. Adicione o cream cheese e misture bem. Em outra tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal juntos. Coloque as passas em uma tigela pequena. Adicione 1/4 de xícara da mistura de farinha às passas e mexa até enfarinhar tudo. Junte a farinha peneirada à massa e misture, alternando com o buttermilk. Misture até ficar homogêneo. Adicione as passas enfarinhadas e mexa até incorporar bem. Despeje a massa em uma assadeira preparada. Asse até que o testador saia limpo, cerca de 40 minutos. Retire para uma gradinha e deixe o bolo descansar na forma por 10 minutos. Remova cuidadosamente o bolo da forma para a grelha de resfriamento. Em uma tigela pequena, misture o açúcar de confeiteiro com o suco de limão e espalhe sobre o bolo quente. Deixe o bolo esfriar completamente antes de servir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário