sábado, 17 de março de 2012

Você conhece a Fruta-Pão?

 Vivemos numa época onde, cada vez mais, se busca pela preservação do planeta. Muito se ouve falar em sustentabilidade, energia renovável, consumo consciente, etc. E tais termos estão presentes em todas as áreas, inclusive na gastronomia – sobretudo, a defendida pelos vegetarianos. Está em moda ser é ecologicamente correto; conserva o solo, e plantar sem o uso de agrotóxico nem adubação química. Mas isso sai caro!


Porém, existe uma planta que adapta-se perfeitamente às nossas regiões quente ou temperadas, e que poderia se transformar na maior fonte de riqueza alimentar para o homem e os animais. Esta planta é capaz de produz um fino cereal, com colheita abundantemente. Refiro-me a Fruta Pão.


No passado, foram grandes comedores de Fruta Pão, os Imperadores chineses, os príncipes da majestosa Índia, os Sultões da Pérsia, Sidharta Gautama, o "Buda" - Sócrates e Platão, Péricles e Alcebíades - e até a maior poetisa da antiguidade, Safo, que na ilha de Lesbos reunia as suas ninfetas e cantavam e se amavam, e comiam a Fruta Pão com camarões, e depois iam declamar seus versos, cantar e tocar a Lira, encantadoramente.
As sacerdotisas do oráculo de Cumas na Itália, o mais célebre da antiguidade, e as do oráculo de Delfos, também cultuadíssimo, só se alimentavam de Fruta Pão e mel de abelhas silvestres. Eram vegetarianas para terem maior força mediúnica.
Depois das cerimônias amorosas do Kama Sutra e do Tantra Yoga, na Índia, os praticantes se alimentavam com a nutritiva sopa de fruta Pão, para energizarem o corpo e fortalecerem a mente cansada pelos combates amorosos.
Nos monumentais banquetes Romanos, não podia faltar pétalas de rosa, carne de javali, alface e a delicada sopa de fruta pão, acompanhada de uma finíssima linguiça de testículos de macacos, que se apreciava como afrodisíaco.
Nero Comia fruta pão com alho para melhorar a voz para a prática do canto e da oratória. Possuía voz belíssima e declamava versos de poetas gregos e romanos. Segundo historiadores sérios, era um artista de fato.

Nero

Dizem que Napoleao  Buonaparte curava suas diarréias, tomando um chazinho de camomila e banho com as folhas da arvore de fruta-pão. Provavelmente sofria das hemorróidas e muitos gazes intestinais. Isso ele tinha aos montões. Saía furtivamente do palácio, para liberar as ventosidades nos jardins palacianos, e se recuperava com a famosa e nutritiva sopinha.

Napoleão Bonaparte

O grande Estadista JK comia a sua sopinha de fruta-pão com linguiça de carne de porco. Bidú Sayão, a maior soprano lírica Brasileira, e uma das maiores de todas as épocas no cenário internacional, apreciava a sua sopinha com carne seca. Ambos tinham enorme bom gosto e a fruta pão em comum.


Aí eu  fico me perguntando: por que os agricultores brasileiros ainda não  começaram a plantar fruta-pão? Visto que a produção é farta, não é cara e trará inúmeros benefícios... A Europa não planta porque lá o clima é frio, nada apropriado.

USO
A árvore-do-pão ou fruta-pão (Artocarpus incisa) é uma árvore frutífera, aparentada com a jaca (Artocarpus heterophyllus). Planta originária da Indomalásia (Java ou Samatra) ou da Malásia; seu fruto é base alimentar para povos ilhéus da Polinésia (Oceano Pacífico). Seus frutos são conhecidos pelo elevado valor nutricional e versatilidade culinária, sendo a base alimentar de alguns povos polinésios. As frutas-pão dividem-se em duas variedades: a apyrena conhecida por fruta-pão de massa, que não possui sementes e a seminífera, conhecida por fruta-pão de caroço, que apresenta numerosas sementes comestíveis e polpa não comestível.

Artocarpus incisa 

A fruta-pão também é uma árvore ornamental, de grande porte, e crescimento rápido, podendo alcançar 20 metros de altura. Longeva, vive cerca de 80 anos. Sua folhas são muito bonitas, grandes, perenes e profundamente lobadas. Se for machucada, ela exsuda um látex leitoso que tem aplicações artesanais, para calafetação e como cola. A fruta-pão é uma planta monóica, isto é, com os dois sexos na mesma planta e flores separadas, masculinas e femininas. A polinização é cruzada, mas a frutificação não depende da polinização.
O frutos são grandes, redondos como melões e chegam a pesar 3 kg. Sua casca é de cor verde-amarelada e sua polpa é amarelo-escura nas frutas de massa e amarronzada na variedade com sementes. As frutas de massa são ricas em amido, proteínas e vitaminas e podem ser consumidas cozidas, assadas, em doces ou até mesmo fritas. Também podem ser transformadas em farinha e utilizadas em panificação e confeitaria.


Deve ser cultivada sob sol pleno em solo fértil, profundo, drenável e irrigado periodicamente. A fruta-pão é uma árvore de clima tropical úmido e adapta-se bem ao litoral. Não é tolerante a locais demasiadamente secos ou frios. A frutificação inicia-se após 3 a 5 anos de implantação. A variedade que não produz sementes multiplica-se por estaquia de raízes. A variedade que produz sementes multiplica-se por sementes.
Foi trazida na colonização para o Brasil, mas quando o império português chegou, foi banida por ordem do imperador e quase dizimada completamente.
A polpa do fruta-pão de massa é rica em calorias, carboidratos, água, vitaminas B1, B2 e C, cálcio, fósforo, ferro e tem baixo teor de gorduras. Industrialmente a polpa foi aproveitada como fruta seca e farinha panificável além de fonte para extração do amido e de farinha granulada semelhante ao sagu. Em uso caseiro a polpa - quase madura - pode ser cozida, assada, transformada em purê ou cortada em fatias consumidas fritas (como a batatinha) com manteiga, mel ou melaço. Cortada em fatias (de 50–10 mm de espessura) secas ao sol ou em fornos a polpa é usada para o preparo de raspas ou crueiras ou aparas e para o preparo de farinhas que, misturadas à farinha de trigo, podem compor o pão caseiro. Madura, a polpa é aproveitada na fabricação de doces.

As sementes do fruta-pão de caroço podem ser consumidas assadas, torradas, ou fervidas em água e sal; outrossim possibilitam a extração de farinha alimentícia bastante nutritiva. Em alguns estados brasileiros as sementes são usadas em substituição ao feijão para preparar guisados e ensopados. As sementes são consumidas, facilmente, pelo gado em geral.
O gado consome facilmente as folhas e muitas vezes a casca do tronco de plantas jovens. Ramos novos macerados liberam fibras empregadas na fabricação de cordas e esteiras.
A madeira, de cerne amarelado que passa a castanho após cortada, é resistente a insetos, é fácil de trabalhar, é utilizada na fabricação de forros, portas, instrumentos musicais e marcenaria; também produz carvão utilizável no preparo da pólvora.
O látex - do fruto e do tronco - por viscosidade, é utilizado para capturar pássaros, para fabricação de colas e em associação com fibras, usado para calefetar barcos.
A farmacopéia popular tem utilizado das seguintes formas:
Raiz: como antidiarréica; seu cozimento torna-a útil contra reumatismo, beribéri e entorpecimento de pernas dos humanos;
Flores novas (frescas): são emolientes e base de conserva acídula e comestível;
Polpa do fruto: reduzida a pasta quente é supurativo para tumores e furúnculos;
Sementes: são tônico para estômago e rins;
Látex: usado como cicatrizante de feridas.

Agora, vejamos a versatilidade da fruta-pão nas receitas. Apreciem...

Gnocchi de fruta-pão       
  
Ingredientes
1kg de fruta-pão
1 ovo
1 gema
250g de farinha de trigo
1 colher de sopa de margarina

Preparo: Descasque a fruta-pão e cozinhe até ficar macio em água e sal. Escorra e espere esfriar. Junte o ovo, a gema, 1 colher de sopa de margarina. Amasse bem e vá incorporando a farinha de trigo aos poucos até obter uma massa uniforme. Abra a massa em uma mesa enfarinhada e faça rolinhos compridos, com cerca de 1cm de diâmetro. Corte os pedaços de 2cm de comprimento. Cozinhe o gnocchi em água abundante. Coloque um punhado de cada vez evitando que grude. Quando boiar, está no ponto certo de cozimento. Sirva com o molho de sua preferência.

Pudim de fruta-pão com cumaru
Adicionar legenda
              
Ingredientes
 Pudim

250g de caroços de fruta pão
1 pitada de sal
1 1/2 xicara (chá) de leite
4 ovos
1 lata de leite condensado
1 1/4 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de manteiga
8 sementes de cumaru
Crocante de tapioca

1/3 xícara (chá) de tapioca
3 colheres (sopa) de glucose de milho
1/2 xícara (chá) de manteiga
2 1/2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de azeite
1/3 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
Fruta pão caramelizada

100g de gomos de fruta pão
1/2 xícara (chá) de açúcar
3 1/2 colheres (sopa) de água
Preparo: Faça o pudim: cozinhe os caroços de fruta pão em água com sal por 20 minutos. Tire a casca e deixe de molho em água para soltar a pele. Bata os caroços com o leite, os ovos, o leite condensado, 1/4 xícara (chá) de açúcar, a essência de baunilha e a manteiga. Ferva as sementes de cumaru em 100ml de água e despreze-as. Junte 1 xícara (chá) de açúcar, caramelize e distribua em forminhas individuais. Despeje o pudim nas formas sobre essa calda. Cubra com papel alumínio e asse em banho maria por 40 minutos em forno pré aquecido, a 180º. Faça o crocante de tapioca: bata a tapioca, a glucose, a manteiga, a farinha de trigo, o azeite e o açúcar de confeiteiro. Disponha 6 tiras da massa em uma assadeira forrada com papel manteiga untada com manteiga. Asse em forno pré aquecido, a 180º, por 10 minutos. Tire do forno e, ainda quente, modele. Faça a fruta pão: faça um caramelo com o açúcar e a água e banhe a fruta. Sirva com o pudim e o crocante. Fonte: http://www.comidaereceitas.com.br/pudins/pudim-de-fruta-pao-com-cumaru. html#ixzz1pKuFCPhw

 Sopa de Fruta-pão com carne seca

ingredientes
 1 fruta-pão médio verde
300g de carne seca
100g de bacon
1/2 cebola pequena picada
1 dente de alho
1 tomate picado
3 colheres (sopa) de azeite
1 caldo de carne seca, bacon ou carne
1 colher (sopa) de açafrão
tenpero verde a gosto
sal
água (para dar a cremosidade)

Preparo: Pique a carne seca em pedaços pequenos, dessalgue e cozinhe em panela de pressão até que fique macia e reserve. Corte a fruta-pão em pedaços médios (não precisa descascar) e cozinhe em água até que espete um garfo e esteja bem macio, quase desmanchando. Bata no liquidificador com a água do cozimento para ajudar a bater, não precisa tirar a casca e reserve. Em uma panela grande, coloque o azeite e adicione o bacon para dourar, em seguida a carne seca para fritar. Depois, a cebola e o alho, refogue. Coloque o açafrão, o tomate e a fruta-pão batido. Adicione a água, o suficiente para dar a cremosidade, o caldo de carne seca e deixe ferver para pegar bem os temperos e por último, desligue o fogo e adicione os temperos verdes.

2 comentários:

  1. Mons. Le Baron!
    Salut!
    Olhe esse seu post sobre a Fruta-Pão me levou aos tempos em que menina, na Rua São José, tive o meu primeiro contato com o sabor delicioso desta fruta.Você sabia que no entorno do antigo prédio do Arcebispado de Fortaleza, hoje Paço Municipal, tem fruta-pão?Pois foi por lá que eu tive o prazer de degustar essa maravilha!!! A história passa pela minha antiga rua mon cher Baron!! A bientôt!!

    ResponderExcluir
  2. Esse post também me remeteu a minha infância , não só pela fruta pão , mas pela fruta pão de caroço , que é uma verdadeira delícia , e eu acreditei que ninguém sabia dessa fruta ........... que bom ! fiquei muito feliz por saber desse conhecimento vasto , sobre as duas !

    ResponderExcluir