terça-feira, 14 de outubro de 2014

HORIATIKI SALATA – a salada grega tradicional


Olá Confrades, espero que estejam bem. Estou sumido, sim. O mestrado tem me tomado tempo... mas essa semana terei uma folga para colocar a vida no eixo.
A correria do dia-a-dia é um dos motivos que leva a maioria das pessoas não ter muito tempo para se dedicar a cozinha... Minha vida, ultimamente, cabe bem nesta afirmação. Foi pensando nela que hoje resolvi falar de uma comidinha prática, simples e deliciosa: Horiatiki salata – não, não é comida japonesa (risos).



Horiatiki salata, do grego: χωριάτικη σαλάτα [xorjatiki salata], significa literalmente "salada à maneira camponesa" e denota o caráter rústico da salada com os seus ingredientes picados disformemente, cheio de cores brilhantes sob uma rica camada de azeite de oliva grego, extra virgem, temperados com sal e orégano.
Horiatiki salata está para os gregos como a salda básica de alface, tomate, pimentão e cebola está para nós, americanos. Assim, duvide do lugar se um dia vir no cardápio salada grega e lhe trouxerem salada com alface, ou qualquer outro tipo de folhas, verdes ou não, pois a tradicional salada grega não deve ter folhas.
Horiatiki apareceu quando o turismo aumentou na Grégia, pelos idos dos anos de 1960 e 1970, e os pratos gregos foram ganhando popularidade. A criação foi feita pelos restaurantes 'Wannabe' da época, que queria cobrar mais por uma simples salada de tomates, pepinos e cebolas que tinha fixado os preços do governo. Portanto, com a adição de uma placa de queijo feta, eles acidentalmente criaram essa maravilhosa salada – para inflar o preço da comida.


No entanto, essa salada grega com sua composição cor bonita e sabores ousados fez sua história como uma salada de verão em todos os lares gregos e, finalmente, em todo o mundo. A combinação única de legumes de verão ganhou nossos corações e as nossas papilas gustativas.
Saladas gregas são também encontradas em outros países europeus, como a Alemanha (onde é chamada frequentemente Bauernsalat), França (salade à la Grecque), Hungria (Görög Saláta), Itália (insalata greca), Polónia (sałatka Grecka), Espanha (Griega ensalada) e Croácia, Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia e Montenegro (grčka Salata),Turquia ("Çoban salatası").


Mesmo com pouco tempo é possível qualquer pessoas, nos dias de hoje, ter a sua mesa os sabores refrescantes do Mediterrâneo, saboreando desta salada grega colorida! a receita de salada grega tradicional (Horiatiki) é o exemplo brilhante de como cozinha grega leva ingredientes simples e os transforma sem nenhum esforço transforma em um prato de lamber os dedos!

Horiatiki salata.

3 tomates, cortados em fatias
1 cebola roxa média, cortada em rodelas finamente
1 pepino, descascado e cortado em grossas meias-luas
1 pimentão verde cortado
16 azeitonas pretas
Queijo feta 200g
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
¼ de xícara de azeite extra-virgem
1 colher de chá de orégano seco
sal marinho

Preparo: junte todos os ingredientes, menos o queijo, e misture numa tigela com o sal, o vinagre e o azeite. Junte o queijo e tempere com orégano. Derrame um fio de azeite sobre o queijo – ou se preferir esfarele-o. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário