quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Candle salad – Uma salada vintage natalina

Acabei de montar a decoração de Natal daqui de casa. Mas Ainda não tive tempo de sair para garimpar algum enfeite novo – coisa que faço todo ano. Estou com a sensação de que estou atrasado, sobretudo quando me dei conta que a decoração de Natal, nos shoppings e lojas daqui de Fortaleza-Ce, chegou ainda em outubro. Tudo precipitado, com o povo de olho no comércio.
Gosto muito da época natalina, já expliquei os motivos em posts de natais passados. E quanto mais eu pesquiso, mais eu acho algo interessante, divertido. Pensando na proximidade das comemorações natalinas e sabendo que existem pessoas já preocupadas com o que servir nas suas ceias, hoje eu venho trazer a história de uma salada inusitada, geralmente usada nas festas norte-americanas de décadas passadas, que vai divertir os convidados. Com vocês, a Candle Salad, ou Salada de velas.



A Salada de Velas (The Candle Salad) é uma salada vintage com frutas, bastante popular nos EUA durante a década de 1920 até 1960. É basicamente composta de alface, abacaxi, banana, cereja e maionese ou, de acordo com algumas variações, creme de queijo cottage ou creme chantilly podem também ser utilizados. O preparo é simples: inicialmente deve-se organizar algumas folhas de alface em um prato decorativo ou guardanapo para formar a base da salada. Em seguida, dispõe-se sobre elas anéis de abacaxi em calda cujo furo central permitirá a entrada de meia banana descascada (que será o corpo da vela), enfeitada com um creme (que escorrerá como os pingos de cera da vela) e uma cereja ao marasquino para atuar como a chama brilhante.
A salada de velas ficou conhecida como uma maneira fácil de fazer com que as crianças comessem frutas. Tornou-se popular rapidamente também pelo fato de permitir a introdução das crianças na cozinha, para fazerem preparações simples.
Uma receita para salada de velas foi publicada em 1950 na edição do “Primeiro Livro de Rceitas para Crianças” (A Child's First Cook Book), de Alma S. Lach – de fato um dos primeiros livros de receitas escritos para crianças na América. 


O livro eve tanta importância que a revista LIFE, de 12 de fevereiro 1951, na página 136, apresentou uma matéria ilustrativa com crianças na cozinha – inclusive fazendo candle salad – citada no livro de Alma Lach, como referência para essa abordagem gastronômica infantil. Como se pode ver na foto abaixo.


A receita da salada de velas com foco nas crianças ainda foi publicada na edição de 1957 do Betty Crocker's Cook Book for Boys and Girls (livro de receitas para meninos e meninas da Betty Crooker’s) com a seguinte a descrição: "É melhor do que uma vela real, pois você pode comê-la."
Porém, a referência mais antiga para a candle salad não faz referência às crianças e está numa impressão datada de 1916, encontrada em um menu socialite, sem nenhuma descrição ou receita incluída. O menu era composto por:

Fruit Cocktail, Chicken a la King, Mashed Potatoes, Buttered Peas, Rolls, Olives, Candle Salad, Cheese Straws, Fancy Cakes, Nut Ice Creams, Candies and Nuts, Coffee.
"Cocktail de frutas, frango a la King, purê de batatas, ervilhas na manteiga, Rolls, Azeitonas, Salada de Vela, palitos de queijo, bolos decorados, sorvetes de nozes, doces e castanhas, café. " Fonte: Oelwein Daily Register [IA] April 5, 1916 (p. 4).

Até o final da década, a Salada de velas foi promovida como uma antiga tradição natalina. Provavelmente milhões de receitas são inventadas todos os anos nesse período. A maioria delas são utilizadas apenas por quem as desenvolve ou, no máximo, por alguns amigos ou vizinhos de quem a desenvolveu; Obviamente, há aqueles que conseguem publicar livros de receita, e com a influência desses livros podem imortalizar preparações por muitos anos.
A velha salada de velas de Natal tem já foi tão popular no Natal por tantas gerações que nesta época do ano tem tanto direito de ficar famosa como o Papai Noel e suas renas famosas. Ao longo dos anos muitas receitas apareceram, inclusive com variações:


[1921]
Uma salada de velas é bastante decorativa, é feita colocando metade de uma banana pequena no centro do anel de ananás. A luz sobre a vela é representada por um pedaço de vermelho cereja. Fonte:The How in Houses," Los Angeles Times, December 18, 1921 (p. VIII16)

[1923]
Salada de Velas - A salada inteligente para servir na festa de aniversário de uma criança.)
Seis peças de alface
Seis fatias de abacaxi
Três bananas
Seis cerejas vermelhas
Seis tiras de pimentão verde
Uma meia xícara de maionese
Arrume as folhas de alface em pratos de salada. Coloque uma fatia de abacaxi em cada porção. Insira metade de uma banana na vertical para representar a vela. Colocar uma cereja vermelha no topo e coloque um pouco de maionese no lado para representar a cera caindo da vela. Disponha as tiras de pimentão verde nas laterais do abacaxi para formar alças para a vara da vela. Fonte: Bettina's Best Salads and What to Serve With Them, Louise Bennet Weaver and Helen Cowles LeCron [A.L. Burt Company:New York] 1923 (p. 49)

[1926]
Night Cap Candlestick
Alface, abacaxi, banana, cerejas, pimentão vermelho, creme batido em uma cama de alface picada, coloque uma fatia de abacaxi. Adicione o abacaxi com furo no centro e inserir metade de uma banana. No topo da banana colocar uma cereja ao maraschino inteira para representar chamas. Faça uma alça para suporte de vela para fora com tiras de pimentão enfiado numa fenda feita perto do centro de abacaxi e enrole a outra extremidade da pimenta embaixo. A Banana deve ter sido colocada em suco de limão ou laranja para evitar escurecer, e somente inserida no abacaxi antes de servir. O molho: chantilly ou creme de maionese pode ser colocado sobre a banana para representar o gotejamento da cera. Fonte: The Edgewater Beach Hotel Salad Book, Arnold Shircliffe [Hotel Monthly Press: Evanston IL] 1926 (. P 140)

[1928]
"Uma folha de alface crocante é colocada em cima de um prato de salada, uma grossa fatia de laranja sem semente tops; um corte banana descascada em dois na horizontal, é colocado sobre o centro da fatia de laranja, uma cereja maraschino ou algum outro vermelho saboroso encabeça a banana -.. e lá você tem os principais ingredientes a fatia de laranja é o candelabro, a banana da vela, ea cereja chama um monte de geléia vermelha na base da vela e um molho grosso adequado (sabor creme chantilly é delicioso) derramado sobre a banana no último minuto para representar o fluxo de cera – e o que nunca morre vela salada Natal está novamente pronto para a ceia de Natal ". Fonte: A Christmas Candle Salad," Philadelphia Tribune, December 20, 1928 (p. 5).

Uma versão desta salada apareceu na revista O amigo, uma publicação dos Mórmons para crianças, em 2008, a receita incluía uma cama de brotos de alfafa regada com iogurte de morango regados por cima da banana para parecer com pingos de cera da vela. Muitos blogueiros mórmons republicaram a receita.



Carolyn Andrew Lynch publicou um pequeno livro chamado The Salad História Candle em 2003, com várias imagens Reproduzido de livros de receitas e artigos. Ele está disponível em Yumpu.com. Ver o livro completo AQUI.






Na pesquisa, não consegui encontrar qualquer pessoa / lugar / empresa específica creditando a "invenção". Mas a publicação de Carolyn deixa nas suas linhas que, ao que tudo indica, a salada teria aparecido com o aumento do consumo de bananas e abacaxis nos EUA. 
Recentemente, em 10 de outubro de 2014, a Ellen Degeneres acabou fazendo piada com esta salada e o resultado disso acabou virando um meme internet.






Assim, se você está querendo divertir as crianças na cozinha ou fazer uma brincadeira com os amigos, aproveite que é uma receita fácil e divirta-se.


Candle Salad

Seis folhas de alface
Seis fatias de abacaxi (in natura ou em  calda)
Três bananas grandes sem casca cortadas ao meio
Seis cerejas
Maionese temperada ou algum queijo cremoso temperado – se quiser ela salgada; ou creme chantilly, caso queira uma salada doce

Preparo: Arrume as folhas de alface em pratos de salada. Coloque uma fatia de abacaxi em cada porção. Insira metade de uma banana na vertical para representar a vela. Colocar uma cereja vermelha no topo com um pouco de maionese no lado para representar a cera caindo da vela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário