quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Vzvar: bebida tradicional do Natal russo


Para quem gosta de bebidas diferentes a Kzvar é uma típica bebida russa, não alcoólica, bastante comum no Natal naquele país. Pelo sabor e qualidades nutricionais é incomparável e se tornou bastante popular, principalmente por ajudar a esquentar no intenso inverno russo, quando  é bebida quente – mas a bebida também pode ser apreciada fria.
Na Rússia, a primeira menção escrita à Vzvar refere-se ao ano de 989, quando o Príncipe Vladimir de Kiev chamou seus súditos ao cristianismo. Nos anais daquela ocasião estava escrito - "distribuía alimentos, mel e Vzvar para o povo”.


A palavra Vzvar é certamente de origem russa e significa "bebida amarga." No entanto, por uma questão de objetividade, observa-se que até oito mil anos atrás a Vzvar era algo semelhante à cerveja - bebida feita a partir de cevada, algo entre Vzvar moderno e cerveja - preparada pelos antigos egípcios. A Vzvar de frutas já era conhecida na antiga Babilônia, mas conseguiu se espalhar pela Mesopotâmia.
Figuras históricas famosas como Heródoto, Plínio, o Velho, e Hipócrates, deixaram descrições de bebidas muitos parecidas com Vzvar. Além disso, Hipócrates apontava propriedades curativas desse tipo de bebida.


Os primeiros tipos de Vzvar eram feitas de diferentes tipos de grãos: centeio, cevada, aveia, milheto. Receitas naquela época eram de cerca de mil: havia Vzvar com hortelã e uvas passas; Vzvar de centeio esmagado com malte de cevada; Vzvar do norte feitas a partir de farinha de centeio, farinha de musgo islandês e folhas de groselha preta; Vzvar branca, vermelha; Vzvar feitas de bolachas, gengibre, morangos, cerejas, peras, ameixas... Ou seja, existiam Vzvar diferentes cuja fórmula variava de acordo com as produções locais, clima, época do ano e de acordo com os gostos da família e anfitriões.


A partir da literatura é conhecida a habilidade de cozinhar deliciosas e, picantes Vzvar eslavas, de forma artesanal, e daí é difícil inumerar a quantidades de tipos de Vzvar existentes – principalmente porque cada morador pode ter sua propia receita em casa.
No século XIX, o povo russo não podia fazer nada sem Vzvar, que era usada antes, durante e depois do trabalho, antes e após as refeições. Vzvar era a bebida de cada dia.  Como foi amplamente espalhado a kvasovarenie na Rússia, como mostra o trabalho do médico LI Simonov, publicado em 1898, em que o autor escreveu: "... A produção de Vzvar é comum aqui: ela é cozida por camponeses, burguesa, comerciantes e fazendeiros, nos mosteiros e os quartéis, hospitais; existindo nas cidades instalações para o preparo e venda da Vzvar e os mestres Vzvar. Os médicos acreditam que o nosso Vzvar é bebida de higiene e benéfica não só para as pessoas saudáveis, mas também para os pacientes. Nos últimos anos, os médicos estão começando a prestar atenção à Vzvar russa e recomendá-la à Europa Ocidental. "


Vantagens da Vzvar estão relacionadas com a presença de substâncias aromáticas encontradas na bebida. E além delas, os efeitos benéficos da Vzvar no processo de digestão em seres humanos são explicados pela presença de bactérias de ácido láctico encontrado na bebida. Portanto a Vzvar provoca o mesmo efeito que os produtos lácteos: contém açúcares de fácil digestão, vitaminas e outras substâncias. Vzvar melhora o apetite, tem um alto poder calorífico. As bactérias da fermentação do ácido láctico enriquecem a bebida com vitaminas B, B2, PP, B e ácido láctico. Estas qualidades definem a aromática Vzvar que restaura a força e melhora o desempenho para grandes cargas de trabalho. O sabor da Vzvar é uma impressão indelével para estrangeiros que visitam a Rússia.



A Vzvar russa é sempre associada a várias crenças e superstições. Além de estar descrita em rituais mágicos – o que indica um compromisso especial para com a bebida. A Vzvar é preparada especialmente para celebrações especiais como casamentos e nascimentos de crianças. Como ferramentas mágicas e terapêuticas foram utilizadas Vzvar com sal após a preparação da bebida.



Independentemente da origem e do significado, se você gosta de ter algo “diferente” para servir aos convidados, que tal experimentar  o preparo desta  bebida?

Vzvar

4-5 maçãs ou / e peras secas
4-5 ameixas secas
2 colheres de sopa de cerejas secas
2 colheres de sopa de uvas  passas
5 xícaras de água
1/4 xícara de açúcar ou mel (a gosto)
Preparo: Lave os frutos secos em água morna. Coloque as frutas secas em uma panela, adicione a água e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos. Adicione o açúcar e as passas, ferva por e 30 minutos, com panela tampada . Sirva quente ou  frio. Quando for servir escorrer as frutas. Para armazenar  deixar  com as frutas e fechar como  se fosse uma compota.

Obs.: há quem adicione especiarias nessa mistura durante o cozimento, então sugiro você utilizar as que mais gosta. Canela, cravo e gengibre caem muito bem. E quem sabe ir além e preparar uma gelatina com ela. Veja receita abaixo:

Gelatina de Vzvar
4 xícaras de vzvar frio
2 envelopes de gelatina incolor
Preparo: polvilhe a gelatina sobre 1 xícara da vzvar fria em uma panela, deixe descansar por 1 minuto. Leve ao fogo mexendo até a gelatina se dissolver completamente, junte as 3 xícaras restantes de vzvar e misture bem. Despeje em  taças e leve à geladeira até firmar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário