domingo, 24 de janeiro de 2016

Pães Brasileiros: O Pão Petrópolis, do Rio de Janeiro


Esse é um pão bastante famoso. Trata-se de um clássico servido na famosa Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, onde é servida a Torrada Petrópolis, feita de fatias generosas desse pão com uma boa farta camada de manteiga e leva-se à chapa para dourar– uma tentação! A maciez e o gosto meio adocicado do pão Petrópolis fazem a diferença. 



Embora seja um pão bastante conhecido dos cariocas e fluminenses, e pelos turistas que visitam a cidade serrana de Petrópolis, onde o pão tem status de refinamento, sua origem é desconhecida. Talvez essa falta de registro deva-se ao fato de que esse pão teve sua receita guardada a sete chaves por muito tempo, pois as pessoas que o fabricavam e ganhavam dinheiro com a venda desses pães não se preocuparam em difundir o possível criador, ou criadora, dessa maravilha da panificação brasileira.

Não obstante, não trata-se de uma receita complicada, muito menos daquelas cheias de segredos e truques para a preparação. Ao contrário, é muito simples de ser feito e com ingredientes que qualquer um pode ter em casa. Por isso, não perca tempo, e tenha um delicioso pão fresquinho para alegrar seus momentos de gula.

Pão Petrópolis 
50g de açúcar (1/4 xícara)
400g de farinha de trigo (2 ¾ xícara)
30g de fermento biológico fresco (uma colher de sopa do fermento seco para pão)
uma pitada de sal
1 colher (sopa) cheia de manteiga sem sal em temperatura ambiente
180ml de leite (3/4 xícara)
1 ovo extra
1 gema misturada com 1 colher (chá) de café pronto para pincelar

Preparo: Numa vasilha grande, coloque a manteiga, o leite, o ovo levemente batido. Junte o açúcar, o fermento fresco esmigalhado ou seco e vá adicionando a farinha aos poucos. Misture bem com uma colher até incorporar a farinha e despeje na mesa. Sove até ficar macia e homogênea, polvilhando um pouco de farinha de trigo se necessário para desgrudar a massa das mãos. Deixe a massa descansando por 20 minutos. Modele o pão e coloque numa forma de pão (25x10x6cm de altura) untada e forrada nas laterais com papel manteiga com uns 15cm de altura para fora. Pincele a superfície com a gema e deixe crescer até dobrar de volume. Leve ao forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 30 -35 minutos. 

Um comentário:

  1. Pão e canção, a combinação perfeita. Parabéns ao Regente e as Coralistas.Lindo!

    ResponderExcluir