quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Pães Brasileiros: O Pão de Milho.


Eu amo milho! Poderia me estender sobre esta preferência, mas hoje o post  é dedicado ao pão de  milho.


Oração do Milho
(Cora Coralina)
"Sou a planta humilde dos quintais pequenos e das lavouras pobres.
Meu gão, perdido por acaso, nasce e cresce na terra descuidada. Ponho folhas e haste e se me ajudares Senhor, mesmo planta de acaso, solitária, dou espigas e devolvo em muitos grãos, o grão perdido inicial, salvo por milagre, que a terra fecundou.
Sou a planta primária da lavoura.
Não me pertence a hierarquia tradicional do trigo. E de mim, não se faz o pão alvo, universal.
O Justo não me consagrou Pão da Vida, nem lugar me foi dado nos altares.
Sou apénas o alimento forte e substancial dos que trabalham a terra, onde não vinga o trigo nobre.
Sou de origem obscura e de ascendência pobre. Alimento de rústicos e animais do jugo.
Fui o angú pesado e constante do escravo na exaustão do eito.
Sou a broa grosseira e modesta do pequeno sitiante. Sou a farinha econômica do proletário.
Sou a polenta do imigrante e a miga dos que começam a vida em terra estranha.
Sou apénas a fartura generosa e despreocupada dos paiois.
Sou o cocho abastecido donde rumina o gado
Sou o canto festivo dos galos na glória do dia que amanhece.
Sou o carcarejo alegre das poedeiras à volta dos seus ninhos.
Sou a pobreza vegetal, agradecida a Vós, Senhor, que me fizeste necessária e humilde
SOU O MILHO".

Quando eu era criança ouvia os mais velhos chamarem o cuscuz de milho e pão de milho. Aqui no Nordeste este termo para o cuscuz é comum, provavelmente pela constância em que se come cuscuz com muitos acompanhamentos, assim como se faz com o pão comum.
Foi depois de adulto que eu conheci o pão de milho verdadeiro, e como era de se esperar, me apaixonei. É um pão que eu preparo vez por outra, mas que sempre compro na padaria perto de casa que, por sinal, faz um pão de milho muito bem feito.
O uso da farinha de milho para confecção de pães no Brasil foi uma adaptação aos gostos locais. A técnica de panificação dos colonos europeus com a farinha de milho dos indígenas originou um pão de massa fofa, amarelinho e de perfume peculiar.



A receita moderna básica consiste numa mistura de farinha de trigo com farinha de milho amarela, fermento , sal, ovos, leite ,manteiga ou outra gordura, mel e/ou açúcar.
Com uma receita fácil e gosto agradável, o pão de milho poderia ser ainda mais popular se considerarmos que, o Brasil, tem uma área cultivada com milho de 15,12 milhões de hectares e produção de 82 milhões de toneladas, sendo hoje um país estratégico na produção desse cereal, apontado como o  terceiro maior produtor e o segundo maior exportador mundial de milho. No entanto , a preferência nacional ainda é pelo pão Frances – outro pão  brasileiro que trataremos em outra ocasião.
Mas, para incentivar o consumo desse pão delicioso, deixo abaixo algumas receitas de pão de milho para que vocês possam testar essa maravilha.

Pão de milho de liquidificador
1 ovo
1/2 xícara de chá de óleo
4 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
1 lata de milho verde  (lave e escorra a água antes de usar)
1/2 xícara de chá de leite
10 g de fermento biológico em pó (1 envelope)

Preparo: No liquidificador, bata o ovo, o leite, o óleo e o milho verde. Coloque o fermento e bata na velocidade mínima por 30 segundos. Em uma vasilha coloque a farinha de trigo, o sal, o açúcar e a margarina, e acrescente a mistura batida no liquidificador. Sove a massa até que ela fique bem homogênea, sem grudar nas mãos. Reserve por 1 hora ou até que dobre de volume. Divida a massa em duas partes, modele os pães e coloque em uma forma untada com manteiga ou margarina. Leve ao forno pré-aquecido, por 40 minutos, ou até que os pães fiquem dourados.

Pão de Milho Caseiro
Polenta de 4 xícaras de água e 1 xícara de  farinha de milho
1kg de farinha de trigo
1 colher rasa (sopa) de açúcar
1 colher cheia (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de fermento biológico
500ml de água morna

Preparo: Prepare uma polenta com quatro xícaras de água fervendo e uma xícara de farinha de milho. Deixe esfriar um pouco, misture a polenta com o restante e vá colocando água morna na medida em que for mexendo. Deixe descansar por 40 minutos a uma hora para deixar crescer. Em seguida, coloque em uma forma bem untada, deixe crescer por mais 20 minutos e, por fim, leve ao forno por 40 minutos.

Pão de milho caseiro (sem glúten)
200 Gramas de Milho Cozido processado
100 Gramas de queijo branco firme picado e amassado
¾ Xícara de Farinha de Milho
½ Xícara de Farinha de Arroz
½ Xícara de goma de tapioca (polvilho doce hidratado)
3 Colher de sopa de Azeite de oliva
2 Unidades de Ovo
2 Colher de chá de sal
2 Cubos de fermento biológico fresco (30g)
1 Pitada de Açúcar


Preparo: O primeiro passo desta receita de pão de milho sem glúten é misturar em uma tigela as farinhas e o sal. Noutra tigela esmague os cubinhos de fermento com um garfo e acrescente o açúcar, os ovos e o azeite, e misture. Acrescente à tigela do fermento o queijo e o milho, misture e adicione as farinhas. Mexa somente até ficar homogêneo. Transfira o preparado de pão sem glúten para uma forma de bolo inglês untada, nivele, cubra com um pano limpo e deixe descansar por cerca de 1 hora, ou até a massa alcançar a boda da forma. Após o passo anterior, leve o pão ao forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos, ou até crescer e dourar. Depois cubra com papel alumínio, baixe a temperatura para o mínimo e deixe cozinhar mais 30 minutos, para assar bem. Por último, de forma a eliminar o excesso de umidade, retire o papel e asse por mais 15 minutos. Finalmente retire seu pão de milho caseiro sem glúten do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar. Corte apenas quando estiver totalmente esfriado e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário