quarta-feira, 2 de março de 2016

Tarte poire amandine ou Torta Bourdaloue (Torta de pêra e amêndoa)


Tem dias em que só uma receita clássica agrada. Mas é engraçado que, quando se fala em cozinha clássica, muita gente já a identifica com preparações difíceis e complicadas de fazer. Por isso o post de hoje é justamente para mostrar a facilidade e o sabor resultante de uma preparação clássica. Hoje este poste é sobre Tarte poire amandine ou Torta Bourdaloue (Torta de pêra e amêndoa).




Este doce é mais uma das preparações que foi nomeada a partir da rua onde a confeitaria que a criou está licalizada. A tarte Bourdaloue surgiu em plena Belle Époque, no final do século XIX, em uma pastelaria da Rua Bourdaloue, no 9º distrito de Paris, que foi instalada ali por volta de 1850, sendo uma criação do confeiteiro Lesserteur. Àquela era comum que os clientes ignorassem o nome do artesão, mas não o da rua onde o doce da moda era fabricado.
O nome da rua que nomeia a torta deve-se a um jesuíta francês do século XVII, e contemporâneo de Louis XIV, chamado Louis Bourdaloue, que se destacou como grande orador. Era evidente que ele sabia se dirigir às massas, mais do que o  Rei Sol. Louis Bourdaloue chegou até a posteridade com uma estátua à vista no Museu do Louvre, no pátio de Napoleão, especificamente.







No entanto, ainda existe um objeto que leva este nome, mas que não tem nada a ver com a preparação. Trata-se da bourdalou,  que nada mais é do que um urinol feminino! O termo deste objeto nasceu na França, assim como uma piada em comparação para os grandes sermões dos jesuítas, que levavam as senhoras a fazer uso desse objeto do lado de fora do templo, e quando isso já não era permitido elas iam atrás de uma coluna aliviar-se. Elas costumavam levar a bourdalou para o teatro, e também para outros lugares públicos, quando ainda não havia banheiros públicos e também não disponham de sua "dame de chambre" que haviam deixado em casa.


O pintor François Boucher, gostava muito do estilo Rococo por ser, para ele, um estilo "Galante", que o levou a pintar uma cena de uma mulher usando a  bourdalou para se aliviar.
Mas a Bourdaloue  do senhor  Lesserteur era feita com creme de amêndoas,  que nãos e confunda aqui com creme Frangipane – este último trata-se   de um crem,e resultante da mistura de dois terços de creme de amêndoas com um terço de creme de confeiteiro. Quando não leva creme de confeiteiro a preparação deve ser chamada apenas de creme de amêndoas. A Bourldalou de Lesserteur era aromatizada com rum, e por cima recebia uma camada de brilho com geleia de damasco.
Que tal esperimentar essa delícia?

Torta Bourdaloue ou Poire Amandine

Ingredientes da Massa (Pate sucre)
100g Farinha
40g Açúcar
1 colher de café de Fermento químico
50g Manteiga
1 ovo
15g Farinha de amêndoa
Ingredientes da calda para pera
6 Peras
500 ml água
100g açúcar
250 ml vinho branco
1 fava de baunilha
2 canelas em pau
3 cravos
7 cardamomos
Ingredientes do creme de amêndoas
100g Manteiga sem sal
100g Açúcar
100g Farinha de amêndoa
2 ovos
5ml Rum


Preparo: Massa - Bater o açúcar com a manteiga até formar um creme. Adicionar a farinha com a farinha de amêndoa aos poucos e incorporar os ovos. Deixe a massa homogênea e reserve por 1 hora. Como fazer a calda: Colocar todos os ingredientes em uma panela, menos as peras. Descascar as peras e colocar na panela até cozinharem, mas sem ficarem moles. Como fazer o creme: Bater a manteiga em temperatura ambiente até ficar com textura de pomada. Adicionar o açúcar e bater mais. Adicionar os ovos. Colocar o rum por último, misturar até o creme ficar homogêneo. Montagem: Pré-aqueça o forno a 170 graus. Polvilhe a bancada de farinha e abra a massa até obter uma espessura de quatro milímetros. Forre o fundo e as laterais de uma forma untada, fure a massa com um garfo e asse no forno por 20 minutos. Deixe esfriar completamente. Quando a massa da torta estiver no forno, corte as peras em dois na vertical, tire com a ajuda de uma colher os caroços e corte a pera em laminas bem finas na horizontal. Depois que a massa da torta estiver meio cozida, recheie e, por último, coloque as lâminas por cima. Leve ao forno e asse por mais 15 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário