sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Cloud Bread (Pão-Nuvem)


Eu amo pães. Poderia tecer várias laudas sobre este tema. Mas hoje está difícil encontrar pães gostosos facilmente. Talvez as padronizações exagerada das padarias seja um dos motivos para isso. Por sorte, tenho visto pessoas interessadas em produzir pães artesanais – o que já melhora o tratamento da massa e resulta em pães mais saborosos, com fermentação natural e sem aditivos químicos. Mas este post não é para criticar ou tratar sobre esta perspectiva.
O fato é que essa nova era na qual nos encontramos às necessidades de cuidar da saúde têm modificado os hábitos alimentares das pessoas. Tenho visto um aumento grande de pessoas com intolerância a glúten e lactose e querendo reduzir carboidratos – o que vai limitando a alimentação das pessoas e deixando-as mais mal humoradas (risos).
Pensando nisso, hoje vim falar um pouco (ou apresentar, para aqueles que ainda não conhecem), uma solução gostosinha é low-carb para substituir o pão nosso do dia a dia: falo do Cloud Bread, ou Pão nuvem em tradução literal.


Tentei buscar a historia do surgimento desta produção culinária, mas não achei registros a respeito de sua origem. Porém, uma coisa é certa: ao que tudo indica, surgiu nos Estados Unidos, pois os artigos mais antigos encontrados sobre o tema têm origem lá.
O pão nuvem é feito de ovos, creme de queijo, cremor de tártaro, e adoçante ou sal. Esses ingredientes são bem batidos, numa mistura que se assemelha a um merengue, que é assado e depois de arrefecido para tornar-se macio.
Além de ter gosto  delicado e baixa caloria, outro fator que torna o pão nuvem mais atraente é a sua versatilidade – pode ser doce ou salgado, e permite a imaginação criar receitas deliciosas. Como se pode ver nas imagens abaixo.






Da perspectiva de micronutrientes, o pão nuvem contém inúmeros nutrientes que não são encontrados no pão tradicional, incluindo a vitamina A, vitamina D, fósforo, colina, e selênio, nutrientes que melhoram as funções dos olhos, ossos, o metabolismo, a função cognitiva, e imunidade. Porém é pobre em fibras.




Como o pão tradicional de trigo, o pão nuvem pode ser congelado. Abaixo deixo duas receitas de pão nuvem: uma tradicional e outra, feita a partir de iogurte grego. Divirtam-se com a criatividade no uso desses pãezinhos e, se alguém descobrir mais sobre eles, me contem.

Cloud Bread
3 claras
2 gemas
3 colheres (sopa) de cream cheese light
¼ colher (chá) de cremor tártaro - pode substituir por 1/2 colher (chá) de suco de limão
1 envelope de adoçante (1 grama) ou sal a gosto

Preparo: Preaqueça o forno a 150°C. Em um bowl, misture as gemas, o queijo e o adoçante (ou o sal se for fazer o pão salgado). Bata até ficar homogêneo. Na batedeira, bata as claras com o cremor tártaro até formar picos. Incorpore aos poucos a mistura de gemas às claras. Com uma colher, distribua as porções em uma forma untada (colocar  papel manteiga na forma também ajuda). Asse por cerca de meia hora ou até que fiquem dourados e macios. Retire e deixe esfriar antes de consumir.

Cloud Bread de Iogurte Grego
2 ovos
2 colheres de sopa de iogurte grego
1/4 colher de chá de fermento em pó
pitada de sal

Preparo: Preaqueça o forno a 150°C. Em um bowl, misture as gemas, o iogurte e o sal. Bata até ficar homogêneo. Na batedeira, bata as claras com o fermento até formar picos. Incorpore aos poucos a mistura de gemas às claras. Com uma colher, distribua as porções em uma forma untada. Asse por cerca de meia hora ou até que fiquem ligeiramente dourados e macios. Retire e deixe esfriar antes de consumir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário