domingo, 30 de abril de 2023

A Quiche da Coroação de Charles III - e o que ela nos revela sobre a gastronomia Britânica.

 

Faz algum tempo que eu acompanho os Menus da Família Real Britânica em momentos especiais - e eles renderam ótimas postagens para o blog ( como essa https://confrariadobaraodegourmandise.blogspot.com/...). E agora, com a coroação de Charles, no próximo dia 06 de maio, se aproximando nada mais justo do que observar as escolhas do monarca para celebrar essa nova era.

O rei Charles III e a rainha consorte Camila anunciaram uma quiche como prato oficial da coroação. Idealizado por um chef do Palácio de Buckingham, a ideia é que as pessoas cozinhem em casa, como parte do Grande Almoço da Coroação, um banquete nacional e até internacional.

A receita apresenta uma massa quebradiça tradicional com banha adicionada, envolvendo um recheio de creme de leite, ovo de espinafre, favas (vicia faba) e queijo cheddar, temperado com estragão. Como o frango da coroação da rainha Elizabeth em 1953, ele revela muito sobre a inevitabilidade do multiculturalismo na cozinha. A mensagem de qualquer coroação britânica é indiscutivelmente se deve celebrar o caráter britânico. A questão, então, é o que um prato tipicamente francês estaria fazendo no centro da mesa britânico nesse momento especial?

Talvez, como o pudim de Natal do império de George V em 1927, ele próprio criado por um chef francês, a quiche pretenda nos dizer algo sobre quem são os britânicos. Mas as mensagens podem se perder com o tempo. O pudim de Natal pretendia mostrar a grandeza de pertencer ao império britânico, mas agora é mais provável que lembre as pessoas da violência em seu cerne.

A coroação do rei Carlos III trata-se da primeira coroação de um monarca britânico desde 1953, e ocorre em um momento de acerto de contas para a monarquia, a família real e a Commonwealth.


Momentos marcantes, como a coroação de um novo monarca, são revelados nas refeições servidas para comemorar a grande ocasião. O rei Charles III optou por uma cerimônia mais curta e simples do que sua mãe fez em 1953. Charles não é o primeiro rei a tentar impor moderação nas cerimônias reais. 

A influência da culinária francesa

De 1189 até 1830, quando William IV decidiu que era uma extravagância desnecessária, os novos monarcas da Inglaterra eram homenageados com um banquete de coroação. George IV, a quem William IV sucedeu, era bem conhecido por seu amor pelas ricas comidas francesas. Portanto, não é surpresa que ele tenha se tornado o banquete para encerrar todos os banquetes.

O Banquete de Coroação do Rei George IV, no Wesrminster Hall, 1821,

Em 19 de julho de 1821, 1.634 comensais se reuniram em torno de 47 mesas colocadas no Westminster Hall para um banquete no meio da tarde. Um livro escrito à mão nos dá um vislumbre de todas as centenas de pratos servidos, no valor de £ 250.000 (equivalente a £ 27 milhões em dinheiro de hoje).

Na mesa principal sentavam-se o novo rei e seis homens da família real. O primeiro course era composto por 20 pratos, incluindo les filets de poulards, sautés aux champignons (frango salteado com cogumelos), les cotelles d'agneau, panées, grillées, molho poivrade (costeletas de cordeiro empanadas e grelhadas em molho de pimenta) e le paté chaud de caille à l'espagnole (uma torta de codorna, servida quente).

Seguiram-se dois courses, com ainda mais pratos: 22 e 31, respectivamente. A refeição incluiu linguado cozido em champanhe, sopa de tartaruga, um jarro fiado em açúcar e recheado com merengues e um templo também de açúcar feitos pelos confeiteiros. E rematou com sorvetess, bolachas e fruta fresca – melões, toranjas, ameixas e nectarinas.

Qualquer animosidade cultural que persista entre britânicos e franceses é mantida com muito mais ambivalência na cozinha do que em qualquer outro lugar. A alta gastronomia na Grã-Bretanha há muito é influenciada pelas novas tendências do outro lado do canal. Quando George IV contratou o chef mais famoso de sua época, Antonin Carême, para cozinhar em suas casas em Londres e Brighton em 1816, Carême observou que grande parte da dieta da Grã-Bretanha era, na verdade, francesa.

Ao optar por um prato francês, Charles segue os passos de seus antepassados. O pudim de Natal inglês de George V foi criado por um chef francês. E o cardápio de Elizabeth II para seu almoço de coroação, muito parecido com o do banquete de coroação de George IV, foi escrito quase inteiramente em francês, embora contasse uma história britânica.

Menu for Queen Elizabeth II’s Coronation State Banquet, 3 June 1953

O amor do curry da Grã-Bretanha foi o sabor principal no prato de frango da coroação inventado por Rosemary Hume e Constance Spry no Le Cordon Bleu London para Elizabeth em 1953.

O almoço de Elizabeth em 1953, como o banquete de George IV, começou com uma sopa de tartaruga, que Carême declarou ser a sopa nacional da Grã-Bretanha. Ele estava certo. A sopa ocupou um lugar de destaque nas mesas de banquete ao longo dos séculos XVIII e XIX. Mas só existia por causa da exploração das colônias ultramarinas pela Grã-Bretanha. Assim, conta a violenta história colonial da nação, seja ou não essa a mensagem pretendida por aqueles que compuseram o cardápio de Elizabeth.

A sopa foi seguida de um prato de peixe que recebeu o nome de delices de soles Príncipe Charles, em homenagem ao herdeiro, sinalizando assim a continuidade e estabilidade da monarquia. Seguiu-se o cordeiro cozido à la Windsor , juntamente com vagens, aspargos e morangos posteriores, todos presumivelmente cultivados localmente.

A comida cultivada localmente também foi uma grande paixão de um monarca anterior: George III. Embora mais frequentemente retratado na cultura popular como o “rei louco George” (ele sofria de doença mental), em sua vida ele era conhecido como “Fazendeiro George”. Ele escreveu artigos sobre agricultura usando o pseudônimo de Ralph Robinson.

Ao contrário da predileção de seu filho George IV pela rica culinária francesa, George III preferia sabores tipicamente britânicos - tortas de frutas e pratos simples de ovo e espinafre. Mas mesmo aqui, a história da comida britânica tinha inflexões europeias.

Os livros em que se mantinha um registro diário dos jantares do rei entremeavam palavras em francês e inglês para descrever pratos de carne assada, guisados ​​e pudins. Como o rei britânico também era o Elector of Hannover, e sua esposa, a rainha Charlotte, uma princesa alemã, também há indícios de comida alemã nos livros reais. Quando se trata de escolhas alimentares, sabores e técnicas culinárias, a Grã-Bretanha era, e continua sendo, parte da Europa.

Charles III compartilha a paixão de George pela agricultura. Ele é conhecido por seu ambientalismo e seu compromisso com a agricultura orgânica.

As escolhas de Charles podem ter a intenção de reconhecer o multiculturalismo da Grã-Bretanha hoje. Mas também são um lembrete do difícil legado do império. As histórias que contamos sobre nós mesmos através de nossa comida tecem as coisas que queremos dizer e as coisas que não podemos deixar de revelar.

 A quiche da coroação de Charles III

 A coroação do rei Charles acontecerá em 6 de maio e a família real está se preparando para um fim de semana de comemorações.

Claro, isso inclui alguns eventos importantes (com muitos momentos icônicos da moda real), como um almoço especial com um prato exclusivo. Na verdade, o rei Charles e a rainha consorte Camilla escolheram pessoalmente a refeição real em um anúncio recente, e já está se tornando viral! A receita oficial já está disponível na página oficial da realeza britânica (veja pelo link https://www.royal.uk/the-coronation-quiche ).

O Grande Almoço da Coroação visa reunir vizinhos e comunidades para celebrar a Coroação e compartilhar amizade, comida e diversão. Sua Majestade, a Rainha Consorte, é patrona da iniciativa desde 2013 e participou de grandes almoços em todo o Reino Unido e no mundo, inclusive em Gana e Barbados.

No ano passado, o The Queen Consort organizou um grande almoço especial no campo de críquete Oval para celebrar o Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II.

O anúncio da quiche da coroação também foi feito no Instagram onde se gabaram de que o prato primaveril é "facilmente adaptado a diferentes gostos e preferências". Assim como em outras receitas de quiche, você pode servi-lo quente ou frio e com seus acompanhamentos de piquenique ou doces para a hora do chá favoritos.

Mas por que quiche? De acordo com o ex-chef da família real, Darren McGrady, "O rei adora qualquer coisa com ovos e queijo". E, se você tem a vontade de participar dos eventos reais em maio, mas não estará por lá, experimente fazer a receita de quiche da coroação e me conte o que você pensa do resultado me mandando comentários.

Quiche da Coroação de Charles III

Ingredientes

Massa

125g de farinha de trigo

1 pitada de sal

25g de manteiga fria, em cubos

25g de banha

2 colheres de leite

(250g de massa podre comprada pronta)

 Recheio

125ml de leite

175ml creme de leite fresco

2 ovos médios

1 colher de sopa de estragão fresco picado,

Sal e pimenta

100g de queijo cheddar ralado,

180g de espinafre cozido, levemente picado

60g de favas cozidas ou use edamame, que são feijões de soja verde)

Preparo: Para fazer a massa… Peneire a farinha e o sal para uma tigela; adicione as gorduras e amasse a mistura com as pontas dos dedos até obter uma textura arenosa e migalha de pão. Adicione o leite um pouco de cada vez e junte os ingredientes em uma massa homogêna. Cubra e deixe descansar na geladeira por 30- 45 minutos Enfarinhe levemente a superfície de trabalho e abra a massa em um círculo um pouco maior que a forma e com aproximadamente 5mm de espessura. Forre a forma com a massa, tomando cuidado para não deixar furos ou a mistura pode vazar. Cubra e deixe descansar por mais 30 minutos na geladeira. Pré-aqueça o forno a 190°C. Forre a assadeira com papel manteiga, (se tiver algum pezinho pra colocar na massa para que ela não suba, essa é a hora de usar) e leve ao forno por 15 minutos, depois, retire do forno e reduza a chama do forno para a temperatura de 160°C. Recheio: Bata o leite, o creme de leite, os ovos, as ervas e os temperos. Espalhe 1/2 do queijo ralado na base de massa que saiu do forno, coloque o espinafre picado, as favas e as ervas e cubra com a mistura líquida .Se necessário, mexa delicadamente a mistura para garantir que o recheio seja distribuído uniformemente, mas tenha cuidado para não danificar a massa. Polvilhe o queijo restante. Coloque no forno e asse por 20-25 minutos até ficar firme e levemente dourado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário