domingo, 24 de julho de 2022

As origens eróticas do Cannoli

 


Provavelmente a sobremesa mais famosa da Itália, os cannoli são orgulhosamente exibidos em quase todos os cafés e pasticceria sicilianos, homenageados até no site oficial da ilha (veja AQUI) e imortalizados pelos sicilianos em ‘O Poderoso Chefão’, com a famosa frase "Deixe a arma, pegue os cannoli" , confira o momento no vídeo abaixo: 


Mas se você já viu um cannolo e pensou: "sim, parece um...", você não está sozinho. O amado doce siciliano realmente se assemelha a um falo - e por boas razões.

Reza a lenda que na cidade siciliana de Caltanissetta durante o domínio árabe (por volta de 1000 d.C.), um harém de mulheres criou o deleite - uma concha de massa tubular frita feita de farinha, açúcar e manteiga e recheada com queijo ricota doce e cremoso - para exaltar a masculinidade de seu Emir (trata-se de um título aristocrático árabe equivalente a príncipe). Embora essa história não possa ser comprovada, já que não há registros escritos, a noção dessa pastelaria erótica remonta a séculos. Por lá era chamado de “Verga di Mosè” ("Vara" de Moisés) ou de “Scettro del Re“ (Cetro do rei). vale ressaltar, ainda, que 'Caltanissetta' deriva do árabe 'qal-at-nisa', que se traduz como a "cidade das mulheres"". o que  justifica a presença de harém com muitas mulheres.



Outra versão conta que, após a expulsão dos sarracenos pelos normandos, algumas concubinas do sultão escaparam do harém e se refugiaram em um convento onde se converteram ao cristianismo e estabeleceram um forte vínculo com as freiras. Se assim fosse, o cannolo seria fruto do feliz encontro entre a tradição clássica e a tradição árabe.

Embora existam vestígios de um “cannoli” primordial que remonta à época romana, a receita que existe hoje é de origem árabe. O testemunho mais antigo que temos é fornecido pelo orador romano Marco Túlio Cícero, que por volta de 70 a.C, quando era questor na Sicília (Magistrado da antiga Roma que tinha a seu cargo as finanças, também poderia ser o Juiz criminal entre os romanos), provou uma sobremesa muito semelhante aos cannoli que ele definiu como “tubus farinarius, dulcissimo, edulio ex lacte factus” (“cilindro preparado com farinha, recheado com um recheio de leite muito doce”).

Na Grécia Antiga, durante as festividades da Thesmophoria em homenagem às deusas Perséfone e Deméter, as pessoas consumiam mel e bolos de gergelim no formato de seios para celebrar a fertilidade e a maternidade. Essa prática, que se acredita ter se originado em rituais anteriores realizados no Antigo Egito para adorar a deusa Ísis, mais tarde se espalhou para o resto do Mediterrâneo e para a Sicília pré-romana.

Assim, os órgãos sexuais não eram considerados tabu nos mundos grego e romano antigos, eram antes reverenciados como símbolos de abundância. As formas sexuais das sobremesas sicilianas derivam desse mundo antigo. Naquela época, era importante ter muitos filhos, pois eles cultivariam a terra e sustentariam a família.

No século XI, os conquistadores normandos converteram a Sicília ao catolicismo e as tradições antigas se misturaram às tradições católicas: as observações do solstício de inverno se misturaram ao Natal, e os ritos de fertilidade se fundiram à Páscoa. As antigas sobremesas duraram e foram conservadas pelas freiras, que faziam as confecções dentro dos seus conventos para festas e feriados religiosos.

Por exemplo, a cassata (já escrevi sobre ela no blog, confira AQUI ), que se pensava ter nascido durante o domínio árabe para celebrar a renovação da primavera, tornou-se uma especialidade da Páscoa.

                                                      Cassata

E, como cannoli, uma série de outras sobremesas italianas antigas com formas eróticas foram transmitidas através dos tempos. O Minne Di Sant'Agata ou Minni di Virgini (uma meia esfera cheia de ricota coberta com glacê branco e cereja cristalizada, também já tratei sobre essa sobremesa AQUI) foi feita para parecer um peito em homenagem a Santa Agatha, uma mártir da era romana cujos seios foram cortados por recusar os avanços de um homem, enquanto o Fedde del Cancellieri (creme e geleia de damasco entre dois biscoitos de amêndoa num formato de concha) foi criado em tom de brincadeira para se assemelhar às nádegas de um chanceler.

                                            Minne Di Sant'Agata 
                                             Fedde del Cancellieri

As freiras não faziam sobremesas em formato erótico, como algumas pessoas pensam, porque eram sexualmente reprimidas e queriam se divertir, mas porque herdaram uma tradição antiga.

Desde o tempo da Grécia Antiga, a confecção e, portanto, o consumo de símbolos comestíveis estava associado ao ritual de sacrifício e pensava-se que aproximava as pessoas dos deuses. Como essa noção foi transportada para o catolicismo, as freiras foram autorizadas a desenvolver a confeitaria apesar das regras monásticas medievais que proibiam a gula, para o Carnaval, uma celebração pré-quaresma enraizada em um antigo festival em homenagem a Baco, o deus romano do vinho e do êxtase (Dionísio em grego) - as regras eram rigorosas. Mas, as regras às vezes precisam ser derrubadas para serem reafirmadas - e o carnaval permitia exatamente isso.

Era a única época do ano em que o pudor católico deixava espaço para o excesso e a auto expressão desinibida – e era a hora de comer cannoli. Os homens dariam o doce tubular às mulheres para sugerir seus desejos sexuais, cantando: "Ogni cannolu è scettru d 'ogni Re ... lu cannolu è la virga di Mosè" (Todo cannolo é o cetro de todo rei ... o cannolo é o pênis de Moisés).

Infelizmente, a maioria dos conventos que usavam as receitas tradicionais de cannoli (como a Abbazia Nova em Palermo) fechou, e apenas um punhado de freiras mais velhas ainda sabe como fazê-los. Um mito sustenta essa idea sobre a abadia de apalermo, afirmando que as “mulheres dentro do castelo” tiveram a ideia de rechear a massa frita com ricota, para receber seu amado de volta de Palermo. Aparentemente o cannoli era considerado uma sobremesa ideal que podia ser preparada rapidamente, perfeito para receber alguém em sua chegada»,

Embora os cannoli sejam agora onipresentes em toda a Itália, e pelo mundo, os melhores e mais "autênticos" podem ser encontrados apenas em alguns cafés sicilianos, como Caffè Sicilia em Noto, Euro Bar em Dattilo e alguns lugares na comuna de Piana degli Albanesi. 

Embora em todas as partes da ilha, o cannoli seja delicioso e sua receita seja sempre a mesma, coberta com açúcar em pó ou canela e sempre recheada instantaneamente para manter a sua "crocância", a diferença substancial está no seu recheio : de fato, além do recheio clássico com creme de ricota, existem versões de chocolate, creme de pistache e Nutella, 

Para seguir a tradição, o recheio utiliza-se da ricota de leite de ovelha, muito densa e encorpada, com um sabor mais forte especialmente no território de Palermo e Catania, ao contrário do Zona de Ragusa, onde se prefere a ricota de leite de vaca, mais fina e espumosa, com sabor mais delicado. Outra característica interessante desta sobremesa especial, podemos encontrá-la em sua decoração final, por exemplo, em Catania são usados ​​grãos de pistache ou avelã, enquanto em Palermo são usadas a cereja cristalizada (em dialeto siciliano "cirasa") ou os filetes de casca. laranja.

Se você desejar preparar o seus em casa, abaixo segue uma receita considerada tradicional e apresenta pelo site oficial da ilha italiana que o deixou famoso. Aproveite.

 

Cannoli siciliani

Ingredientes (para 4 – 6 cannoli)

para as conchas de massa:

 150 g de farinha de trigo

50 g de açúcar

25 g de banha (ou lardo, ou manteiga)

10g de cacau em pó

1 ovo

1 colher de sopa de vinho tipo marsala (ou vinho branco)

Azeite, banha ou óleo para fritar

para o recheio:

500 g de ricota de leite de ovelha

150 g de açúcar

extrato de baunilha

gostas de chocolate escuro

casca de laranja cristalizada picada

pistache picado

Preparo: Massa – Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture, acrescentando um pouco de vinho, tendo em conta que, no final, a massa deve ter a mesma consistência da massa de pastel. Cubra a massa com um pano de prato e deixe descansar por cerca de 30 minutos, depois abra com um rolo para criar folhas finas. Corte formas ovais (ou circulares), se necessário use um molde de papel de manteiga como modelo ou um cortador de metal. Enrole as massas em torno de tubos de estanho especiais (os juncos já foram usados ​​para este fim, daí o nome; se não tiver isso, pedaços de madeira bem cobertos com papel alumínio resolvem), sobrepondo as bordas da massa em alguns milímetros e pincelando com clara de ovo levemente batida para segurar no lugar e evitar que os cannoli se abram durante o cozimento. Frite-os em banha quente ou azeite. Deixe secar e esfriar. Remova cuidadosamente os tubos de estanho. Uma versão envolve a adição de cacau à massa, mas isso só serve para tornar as cascas mais escuras e tem pouco efeito sobre o sabor. Preparo o recheio –Passe a ricota por uma peneira fina (não é recomendado o uso de batedeiras, pois deixarão a ricota muito fina), adicione o extrato de baunilha, os flocos de chocolate e o açúcar. Misture muito bem e recheie as massas já frias. Quando todos os cannoli estiverem cheios, decore com a casca de laranja cristalizada e pistache moído, depois polvilhe com açúcar de confeiteiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário