domingo, 24 de março de 2024

Agua de Cuaresma – um refresco com século de antiguidade consumido ainda hoje

 

Nestas datas da Quaresma e da Semana Santa, os preparativos clássicos dos conventos ganham importância pelo seu significado religioso e tradicional, como é o caso da água do bispo. É um preparado que ainda é válido nos estados de Zacatecas, Jalisco e Michoacán, com os seus primeiros preparos sendo antigos.

Pouco se sabe sobre as origens desta bebida mexicana, por exemplo, não se sabe exatamente de onde surgiu efetivamente, embora se saiba que o costume de beber água doce durante a Quaresma vem da região de Bajío.( (em português terras baixas), uma região do planalto mexicano, no centro do país, que inclui as planícies a sul da Sierra de Guanajuato no estado de Guanajuato, bem como partes dos estados de Querétaro (o Vale de Querétaro), Michoacán (em particular a zona em redor de Zamora de Hidalgo), Aguascalientes, zona oeste de Jalisco, e San Luis Potosí.

                                                     Região de Bajío

O que faz sentido na medida em que se compreende que a região do Bajío durante a época colonial era conhecida como o celeiro do México e, também por ser um bastião católico.

Essa bebida ainda é conhecida como como Sangue de Cristo, Água de Bispo ou Lágrimas da Virgem, e uma de suas supostas origens aponta que a bebida tem suposta origem nos seminários dos monges: acredita-se que os religiosos criaram a bebida refrescante a partir dos vegetais e frutas que eles próprios cultivavam.

Por outro lado, a Água de Cuaresma começou a ser preparada e consumida regularmente no século XVI, quando durante a Semana Santa os moradores de Zacatecas (México) visitavam as casas onde havia um altar dedicado a Nossa Senhora das Dores, invocação da Virgem Maria também conhecida como La Dolorosa.

                                             La dolorosa Virgem - A imagem apresenta o coração da Virgem com sete espadas encravadas representando as Sete Dores, eventos na vida de Maria que são uma devoção popular e são frequentemente retratados na arte. Tradicionalmente, as Sete Dores são: A Profecia de Simeão em Lucas 2; A Fuga para o Egito em Mateus 2; A Perda do Menino Jesus no Templo de Jerusalém, também em Lucas 2; Maria encontrando Jesus na Via Dolorosa, a Quarta Estação da Cruz que não se encontra na Bíblia; A crucificação de Jesus no Monte Calvário em Mateus 27, Marcos 15, Lucas 23 e especialmente João 19; A Descida de Jesus da Cruz em Mateus 27, Marcos 15, Lucas 23 e João 19; O Enterro de Jesus por José de Arimatéia também em Mateus 27, Marcos 15, Lucas 23 e João 19;

Nesta tradição, que ainda hoje se mantém no México, são colocadas nas casas uma imagem daquela Virgem, um crucifixo e uma mesa decorada com toalhas da moda, velas, figuras de barro, potes com trigo e milho, bandeiras coloridas e refrescos e águas saborizadas feitas com diversas frutas e vegetais, como Agua de Cuaresma.

Desse contexto surge a segunda história: naquele momento, enquanto os visitantes observavam o altar, perguntavam para a dona da casa: A virgem chorou? E, se a resposta fosse afirmativa, poderiam entrar na casa e rezar juntos e, ao terminar, a anfitriã oferecia como cortesia a Água do Cuaresma.

Essa bebida tenha muitos nomes, para uma bebida refrescante, devido à sua composição de matérias-primas – beterraba, alface, laranja, maçã, banana e amendoim – há quem a prepare também em formato de salada.

A cor predominante da bebida é um vermelho intenso gerado pela beterraba que é responsável por todo o simbolismo da cor: significando tanto o sangue de Cristo como as lágrimas de sangue da Virgem Dolorosa. Para isso, o ingrediente indispensável é a água de beterraba!


Entre seus ingredientes estão beterraba, maçã, banana, laranja, amendoim, alface e açúcar. Mas para que tudo isso se uma e tenha sabor, água de beterraba deve ser feita. Para isso, você pode cozinhar a beterraba (cozinhe umas 3 beterrabas médias, descascadas e cortadas em quartos numa panela com 2 litros de água pra ela ficar cozida, mas que sobre um litro da água do cozimento). Depois de cozida, deixe esfriar reserve uma das 3 beterrabas e corte-a em cubos. O restante deve ser liquefeito junto com o litro de água do cozimento – se não deixou muita água, complete com água filtrada e bata tudo no liquidificador para virar a água de beterraba, coe e reserve. Por outro lado, deve-se picar a maçã, a banana, a laranja e a alface, aproximadamente uma xícara de cada ingrediente para cada litro de água.

Embora pareça uma mistura exótica ela funciona muito bem e vai te surpreender. De repente você pode prepara-la nessa Semana santa para experimentar – ou teste antes e, surpreenda os convidados depois. 

Agua de Cuaresma

1 litro de água de beterraba (preparada como manda o texto acima)

1 xícara de beterraba cozida em cubos

1 xícara de maçã em cubos

1 xícara de banana fatiada

1 xícara de laranja descascada em gomos ou em fatias finas

½ xícara de amendoim natural sem casca

1 xícaras de alface fatiada

Açúcar a gosto

(opcional) manga e morango picados

Preparo: Em uma tigela funda, coloque os seguintes ingredientes picados: beterraba, maçã, banana, laranja, alface e amendoim. Adicione o litro de água de beterraba. Adoce a gosto. Leve à geladeira por uma hora ou adicione gelo. Para servir, recomenda-se utilizar um copo de vidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário