domingo, 28 de agosto de 2011

Cearapão 2011



Depois de três dias seguidos de muita comida, risadas, cafés, palestras, etc. venho dividir com vocês um pouco do que pudemos conferir na Cearapão 2011.
Este ano, este Barão pode ir ao evento na Companhia da Baronesa do Crato de Açúcar, Célia Augusta; Jesus Andrade; Raissa Furtado e Pedro Júlio.
Raissa, Eu e Célia
Entre os dias 24 e 26 de agosto de 2011 aconteceu aqui em Fortaleza, no Centro de Negócios do Sebrae, a segunda edição da Cearapão – Segunda Feira da Indústria de Panificação e Gastronomia. O evento é uma iniciativa da Associação Cearense da Indústria de Panificação- ACIP que tem como objetivo contribuir para o crescimento e fortalecimento de toda a cadeia produtiva da panificação e food service no estado do Ceará.
Tendo como público-alvo: empresários da panificação e confeitarias; funcionários da Panificação (Padeiros, Confeiteiros, doceiros e outros); empresários e funcionários do Food Service: lanchonetes, bares, restaurantes, pizzarias, soverterias, auto serviço, conveniência e outros; pessoas envolvidas com a área gastronômica (gastrônomos, Culinaristas, estudantes).
O tema deste ano "Capacitação e Inovações Tecnológicas" norteou toda a programação do eventos composta por palestras, concursos, oficinas e outras atividades, onde pudemos reencontrar amigos do mundo gastronômico, provar as novidades do mercado da panificação e confeitaria, ver os maquinários em teste in loco, além de colocar o papo em dia – comentando sobre cada ocorrido.
A grande inovação para este ano fora o destaque dado aos produtos e marcas que trabalham com sorvetes e chocolates -  produtos que atualmente estão agregados aos negócios do setor de panificação e são muito consumidos em padarias. E como não poderia deixar de ser, mais um show de criatividade no concurso de pães, tortas e sanduíches que ocorreu na PADARIA SHOW (A Padaria Show é a exposição dos mais importantes equipamentos e produtos necessários para a linha de produção e atendimento de uma padaria).
Aproveito para fazer alguns agradecimentos;
Ao presidente da ACIP, José Antônio Nogueira, pela seriedade como vem tratando o mercado e os profissionais da panificação, confeitaria e gastronomia de modo geral;
Ao chef Alexandre Bispo, da Harald, pelos esclarecimentos sobre o manuseio dos diferentes tipos de chocolate;
Eu, Chef Alexandre Bispo, Raissa e Célia
Ao casal do Treviolo Café, Renato e Nara, que nos apresentaram um café que de qualidade;
Eu, Célia, Renato e Nara
Ao stand do café Santa Clara, pelo incontável capuccinos que tomamos por lá;

A Casa Garcia Gourmet pela sua abertura, em breve, nesta cidade.

Posto estes agradecimentos, como profissional da área da gastronomia e do turismo, áreas que envolvem diretamente o evento, tenho algumas reclamações a fazer quanto à organização desta edição do Cearpão, que este ano mostrou certa dificuldade na gestão do evento. Espero que próximo ano os itens a seguir sejam revistos e repensados para uma maior qualidade do evento:
Rever o sistema de inscrição on line – que este ano não funcionou nem por obra do Divino, invalidando todas as inscrições feitas pela internete, fator que ocasionou filas intermináveis para a feitura das inscrições;
Pensar numa solução para evitar a presença de cabos de energia e afins espalhado por debaixo dos tapetes - o que ocasionou quedas e tropeços de muitos visitantes;
Melhorar o serviço de informação ao visitante – para esclarecer melhor os ambientes onde ocorriam as oficinas e organizar as inscrições das mesmas;
Rever a quantidade de lixeiras – este ano tinham pouquíssimas e superlotadas srsrrs;
Procurar fazer a instalação e a manutenção dos stands fora do horário de programação do evento – pra evitar desconforto dos passantes;
Primar pelo cumprimento dos horários da programação.
Confiram as fotos do evento e depois aproveitem pra se deliciar com a receita, dica do Chef Alexandre Bispo.
Jesus, Raíssa, Eu, Mattu Macedo, Célia e Geny France

Eu, Célia e Pedro Júlio
A nobreza com Artur - gerente administrativo da Casa Garcia
Eu, Geny France, Pedro e Célia
Célia, Jesus, Eu e Raíssa






Licor de chocolate em copinhos

Ingredientes para o licor de chocolate 
3 colheres (sopa) de Chocolate em pó 50% 
1 lata de Ieite condensado 
a mesma medida da lata de açúcar 
a mesma medida da lata de água filtrada 
a mesma medida da lata de aguardente ou álcool de cereais 
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 
Ingredientes para o copinho 
300g de Chocolate Meio Amargo

Modo de preparo do licor: Leve ao fogo a água, o açúcar e Chocolate em pó 50% até levantar fervura. Deixe esfriar e bata no liquidificador junto com os demais ingredientes. Coloque em uma garrafa apropriada para licor. Agite sempre antes de servir. Modo de preparo dos copinhos:  Derreta e tempere o Chocolate Meio Amargo conforme as instruções da embalagem. Encha as cavidades da fôrma de copinhos. Aguarde aproximadamente 3 minutos. Vire para escorrer o excesso, formando assim uma casquinha. Leve à geladeira para uma rápida pré-cristalização. Retire da geladeira, encha novamente, aguarde 2 minutos e vire para escorrer o excesso. Leve à geladeira para completar a cristalização. Desenforme. Coloque o licor e sirva. Montagem:  Coloque o licor nos copinhos e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário