segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Hojé é dia de comemorar: 22 de agosto, dia do folclore.

         Eu já vi saci, hoje, usando gorro novo; Vi a Iara com a voz aquecendo e o Boto usando terninho bonito... Tudo isso porque hoje é dia do folclore e vai ter  festa na mata! 22 de agosto é a data oficial para a festa destes seres aqui no Brasil desde 1965, quando foi criada por um decreto federal. Mas essa história toda começa bem mais lá atrás...

Foi no dia 22 de agosto de 1846, que o arqueólogo inglês William John Thoms escreveu um artigo em que propôs que, para se falar das diferentes narrativas, costumes, cantos e afins dos povos, fosse utilizada a expressão Folk-Lore. As duas palavras, de origem saxônica, querem dizer, respectivamente, povo e sabedoria. Foi só questão de tempo para ela virar o folclore, ou o saber do povo.
William John Thoms
O dia 22 de agosto como dia do folclore brasileiro  foi instituído em 1965 através do decreto federal nº 56.747/65, assinado pelo então presidente Humberto Castelo Branco.
Reza o documento em seu artigo primeiro que: “ Será celebrado a 22 de agosto, em todo o território nacional o Dia do Folclore” (BRASIL, Decreto nº 56.747, 1965). O referido documento foi inspirado na Carta do Folclore Brasileiro de 1951, elaborada e aprovada durante o I Congresso Brasileiro de Folclore no referido ano, fruto dos costumes de índios, negros e brancos, o folclore nacional é composto de inúmeros elementos que variam entre si, de acordo com cada região do país. (Carta do folclore brasileiro na íntegra http://www.fundaj.gov.br/geral/folclore/carta.pdf ).
O folclore brasileiro, portanto, é a cultura de nosso povo e não há nada mais nacional do que ele. Afinal, ele é precisamente o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul. Formada pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos, a cultura popular brasileira é riquíssima.
Na área musical, por exemplo, são inúmeros e muito variados os ritmos e melodias desenvolvidos em nosso país. É o caso do frevo, do baião, do samba, do pagode, da música sertaneja... Há ainda as danças típicas das festas populares, como o bumba-meu-boi, o forró, a congada, a quadrilha e - é claro - o próprio carnaval, um verdadeiro símbolo de nosso país.
Um dos aspectos mais interessantes do folclore brasileiro, porém, são os seres sobrenaturais que povoam as lendas e as superstições da gente mais simples. O mais popular é o Saci, um negrinho de uma perna só, que usa um barreta vermelho, fuma cachimbo e adora travessuras, como apagar lampiões e fogueiras ou dar nó nas crinas dos cavalos.
Mas há vários outros seres fantásticos em nosso folclore: o Curupira, um anão de cabelos vermelhos, que tem os pés ao contrário; a Mula-sem-cabeça, que solta fogo pelas narinas; a Boiúna, cobra gigantesca cujos olhos brilham como tochas; e o Lobisomem, o sétimo filho homem de um casal, que vira lobo nas sextas-feiras de luas cheias, entre outros.
Caso queira conhecer mais histórias dessas fantásticas criaturas, você pode procurar as obras do folclorista Luís da Câmara Cascudo ou de Monteiro Lobato, como "O Saci ".


Bolo de Batata-Doce de Festa
Ingredientes:
1 kg de batata doce
2 colheres (sopa) de manteiga
3 ovos
100 g de coco ralado
3 colheres (sopa) açúcar refinado
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) fermento em pó
Cobertura:
1 pacote de bolacha Maria triturada
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1/2 xícara de suco de laranja 

Preparo: Cozinhe e esprema as batatas. Reserve. Bata na batedeira o açúcar refinado e a manteiga. Junte os ovos um a um. Acrescente o coco, o leite condensado e o fermento bata novamente. Junte por último a batata e mexa bem. Coloque a massa em forma untada e polvilhada Asse em forno médio por 45 minutos. Cobertura: Misture todos os ingredientes e coloque sobre o bolo ainda quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário