segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sobre cisnes e sapos de chocolate

De repente a gente se apega a muitas coisas nesta vida... De repente as coisas também se apegam a nós... E o que fazer quando, de repente, você e as coisas são a mesma coisa?
Para responder a esta perguntinha confusa resolvi escrever estas linhas de hoje. Resolvi escrever um pouco sobre coisas inexplicáveis (para uns); que podem ser loucura (para outros), mas que para mim, é apenas mais uma parte do meu Eu. Falo de uma coisa com a qual lido desde minha infância: MAGIA - que para mim significa; deixar o corpo igual a palavra.


Pra muita gente isso parece ser coisa difícil, coisa do diabo, coisa que não se deve mexer com ela. Mas isso faz parte de mim – não posso fugir a ela. Desde pequeno tive que conviver com muita coisa inexplicável vendo-as acontecer dentro da minha casa, bem ali, diante dos meus olhos. Vi como realmente existe coisas d’outro mundo e sei o quanto a realidade pode ser afetada com isso.
Durante muito tempo, começando ainda na meninice, me dediquei a  literatura na esperança de entender aqueles fenômenos e acabei compreendendo muito mais...
Ontem, enquanto vagava pela internet em busca de algo interessante, pelos veios da história mundial, para que pudesse escrever meu próximo post nesta confraria, mesmo depois de ter assistido a um filme bárbaro (depois escreverei sobre ele aqui) entrei por impulso numa brincadeirinha de criança. fui visitar o aplicativo http://apps.facebook.com/patronus-hp/ e lá, fui procurar meu patrono (você não entendeu nada? Não sabe o que é um patrono? Eu explico.)

Expecto Patronum é um feitiço da série Harry Potter.
Etimologia: do Latim, Expecto Patronum, (partícula "ex" + "spectrum" e "Patronum",  Fonte: FARIA, Ernesto. Dicionário de Latim).
Pronuncia do feitiço: Éks-pé-qui-to -Pa-trO-NouM.  
Esse feitiço cria um patrono, um guardião composto de energia positiva que, quando conjurado corretamente, encarna a forma de um animal prateado, de aspecto único para cada bruxo que o conjura. É feito de energia positiva, e para conjurá-lo é preciso se concentrar em uma lembrança muito feliz. Quando não assume a forma corpórea, o Patrono é descrito como uma "pálido fiapo de fumaça". Mas quando o feitiço é realizado com sucesso, o Patrono assume a forma de um animal prateado. A forma do patrono está ligada com o indivíduo, com os seus gostos e seus sentimentos. É comum a forma do Patrono ter a ver com quem a pessoa mais ama. O patrono assume a forma de algo muito próximo ao bruxo, e está sempre perto para lhe proteger.

Cisne: Meu Especto Patronum
No meu caso, meu patrono é um cisne. Os cisnes são conhecidos pela sua graça, elegância e monogamia.  E vc deve estar se perguntando: - e o que tem isso haver com magia? E eu lhe respondo: - Tudo!!!
Os cisnes sempre estiveram presente na minha vida, sobretudo, quando se trata de arte. Estudei mitologia pro mais de dez anos e me fascinavam as metamorfoses encontradas naquelas historias fabulosas. Uma delas,  a historia de Leda e o Cisne sempre me agradou.
No dia do casamento de Tíndaro, Rei de Esparta, Leda, sua noiva, foi banhar-se num lago construído especialmente para ela, atrás do palácio real. Zeus, como sempre, sobrevoava aquela região, e ao olhar para baixo, viu Leda, exuberante e totalmente nua num lago cheio de cisnes. Apaixonando-se imediatamente, Zeus resolve transformar-se num cisne branco para se aproximar e deitar com Leda. Atraindo Leda em sua direção eles se amam, ainda com Zeus em forma de cisne. Naquela mesma noite ela deita com Tíndaro. Dessa dupla união nascem de Leda dois ovos. Num deles estavam Castor e Helena, a parte mortal, filhos de Tíndaro. No outro ovo estavam Pólux e Clitemnestra, filhos de Zeus e imortais. Castor era mortal, filho de homens, e Pólux imortal, filho de deuses, mas apesar disto viveram unidos em profunda amizade.
Leda e o Cisne - por Leonardo da Vinci
E este tema foi muito presente na arte renascentista italiana, paradoxalmente era mais aceitável a representar uam mulher em ato sexual com um cisne do que com um homem. E grandes artistas daquela época criaram preferiram criar obras com este tema do que ousar com um casal humano. Muitas das melhores obras com este tema foram destruídas, inclusive as pinturas de da Vince (1508) e Michelangelo (1529), conhecidas apenas pro meio de copias – estas duas pinturas desapareceram quando afziam parte da coleção da família real francesa, provavelmente destruidas por sucessores moralistas, ou pro suas viúvas.

Leda e o Cisne - por  Michelangelo
Depois de o cisne vir para até mim, pela mitologia, depois pela pintura, ele ainda me viria na forma de ballet (o lago dos cisnes). E mais tarde, eu ainda teria um encanto por um cavaleiro da esperança de Athena, que usava a armadura sagrada do cisne e golpeava o mal com seu  pó-de-diamante.
Algum tempo atrás, nestas brincadeiras dos livros encantados, fiz uso do chapéu seletor e fui enviado como aluno da casa Ravenclaw. nos escritos de J.K. Rowling, a escritora de Harry Potter, o patrono cisne esteve presente na casa Ravenclaw (que significa literalmente "Garra de Corvo", mas que na tradução brasileira equeivale a Corvinal) – Fundada por Rawena Ravenclaw, que nos cromos ou cartões de sapos de chocolate tem 82 como número ( 82 é o ano do meu nascimento).


De acordo com o site de J.K.Rowling, Ravenclaw ravenclaw era “a bruxa mais brilhante de seu tempo”, que, de acordo com a lenda, morreu de desgosto (causa desconhecida, mas provavelmente o sumiço de sua filha com seu diadema). Ela era uma grande amiga de Hufflepuff.
Aparência: Baseada na aparência da imagem divulgada pelo site de J. K. Rowling, era uma bruxa muito bonita, de pele clara, longos cabelos pretos e olhos castanhos.
Casa: A casa de Ravenclaw é a casa corvinal, que segundo o chapéu seletor é “A casa dos que têm a mente sempre alerta, Onde os homens de grande espírito e saber, Sempre encontrarão companheiros seus iguais (…)”. Segundo o chapéu seletor, Ravenclaw veio das ravinas, o que pode significar algum lugar na escócia como Glencoe ou o Grande Vale, onde fica o lago ness.
Família: Uma filha chamada helena Ravenclaw, agora conhecida como a Dama cinzenta, a fatasma da Corvinal.
Habilidades: o seu Cartão de sapos de chocolate diz que ela é muito lembrada por sua extraordinária inteligência e criatividade.
Artefatos:  Diadema de Ravenclaw, que tem cravada os dizeres: “O Espírito sem limites é o maior tesouro do homem”. O Diadema aumentaria a inteligência daquele que o usasse. Foi roubado por sua filha, Helena, que fugiu para a Albânia e escondeu-o no oco de uma árvore. Mais tarde contou a história a Tom Riddle, que conseguira manipulá-la. Riddle transformou o Diadema em Hocrux, e escondeu-o na Sala precisa. O Diadema foi destruído pelo Fogomaldito;
Símbolo: Águia.
Cores: Azul e bronze.


Com estas informações já se é possível tirara mais conclusões sobre o porquê eu realmente pertenceria a Ravenclaw (corvinal), e ainda acrescentaria mais (este meu ego gigantesco me permite hehehe):


Os membros da Corvinal são inteligentes, perspicazes e gentis, ainda que misteriosos. Possuem uma grande sede de conhecimento e pensam rápido na hora de dizer algo gracioso. Também pode ser percebido algum tipo de sensibilidade peculiar em cada um dos membros dessa casa. A Corvinal também tem fama de ter as meninas e os garotos mais bonitos de toda a Escola, mas talvez isso seja só coincidência ou mito.





Depois desta divagação toda, mesmo sabendo qu e daqui a pouco vai ter muita gente me chamando de lunático, eu entendi o recado do meu patrono. E só por isso vou deixar duas receitinhas de sapos de chocolate pra deposi fazerem cromos meus com eles (risos. Ah, depoisi ensino a magia para fazer os sapos de chocolate pularem, como no livros do Harry potter)
 Sapos de chocolate
É um dos doces preferidos entre os jovens bruxos. Feito de chocolate, possui a forma de um sapo e é enfeitiçado para dar um pulo, o que o permite fugir de seu comprador as vezes. Vem com o tradicional Cartão de Bruxos Famosos, no qual se incluem Alvo Dumbledor e Harry Potter.
Sapos de chocolate 1

250g de chocolate ao leite
250g de chocolate meio amargo
Formas plásticas de sapinhos
Preparo: raspe os chocolates e os derretas juntos, da maneira q achar mais prática. Depois de temperar o chocolate (técnica de esfriá-lo) encha as forminhas de sapo e leve á geladeira para cristalizar. Depois de endurecidos só servir.

Obs.: Uma boa dica é rechear os sapinhos com trufa de chocolate.

Sapos de Chocolate 2

1/4 de uma lata de Leite Condensado 
1 colher de sobremesa de qualquer tipo de chocolate em pó 
Uma pitada de bolacha (salgada ou de maizena) ralada 
Pequenos pedaços de chocolate 
2 colheres de Sorvete de Creme 
Cobertura de Caramelo 
Preparo: Esquente no Microondas por 3 min. o Leite Condensado com o Chocolate em Pó e a Cobertura de Caramelo. Exatamente no momento que sair, jogue a bolacha, o sorvete de creme e os pedaços de chocolate. Misture bem. Coloque no Microondas por mais 3 min.  Misture bem e faça a forma de sapo. OBS.: Na receita acima o rendimento é de um ou dois sapos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário