domingo, 9 de outubro de 2011

Bolo + chocolate = Delícia

Continuando minhas pesquisas através da história dos bolos, hoje é um dia de alegria imensa porque é dia de falar do bolo que é, sem dúvida, o melhor: o  bolo de chocolate. No entanto, apesar de ser um dos bolos mais conhecidos e feitos, de diferentes formas, ao redor do mundo, ainda é desconhecido um autor para colocar como o primeiro feitor desta maravilha. Então vamos  aos fatos mais importantes sobre as origem deste bolo que conquistou o paladar de chocólatras como eu.


Antes, porém, vamos a um breve histórico sobre o surgimento dos bolos para podermos entender melhor o uso do chocolate nessa mistura.
Os bolos são mais antigos do que se pensa. No Egito Antigo correspondia a uns tipos de pães adoçados com xaropes de frutas ou mel, ou ainda, que levavam frutas na massa (geralmente tâmaras e passas).
Mais tarde, no renascimento, o bolo foi aperfeiçoado pelos romanos, que dominavam a técnica da fermentação. Eles a batizaram de bolo por causa do formato redondo, vindo de bola (forma dos pães/bolos da antiguidade). Também foram os romanos que introduziram os bolos em eventos comemorativos. Alguns historiadores apontam que, em casamentos, as famílias ricas de Roma preparavam massas com ingredientes especiais e as ofereciam aos deuses. Os bolos não eram comidos, mas amassados e arremessados na direção da noiva, como fazemos hoje com os punhados de arroz.
A tradição de bolos decorados teria começado nos casamentos da realeza européia do século XVI. O primeiro bolo de andares foi a sensação da cerimônia que uniu a italiana Catarina de Médici e o rei da França Henrique II. Os bolos demoraram a sair dos banquetes da nobreza por conta do alto preço e difícil acesso aos ingredientes básicos, além do trabalho para prepará-lo. O torrão de açúcar, por exemplo, tinha que ser cortado, sovado e peneirado.

Chefe Maia pedindo pro escrevo não tocar no sue pote de chocolate
O chocolate foi uma das riquezas exploradas pelos espanhóis no Novo Mundo. Antes da colonização, os Maias cultivavam cacau e extraíam um líquido amargo de suas sementes. Mas antes de ser banalizado o chocolate, inicialmente, era uma preciosa substância utilizada para cerimônias religiosa Maia e depois foi usado como  revigorante Temperavam a bebida chamada de xocoaltl com baunilha e pimenta e a tomavam para combater o cansaço.

Lendas indígenas sobre a origem do cacau
O livro de Gênesis Maia, o Popol Vuh , atribui a descoberta do chocolate aos deuses. Na lenda, a cabeça do herói Hun-Hunahpú, decapitado pelos senhores de Xibalba, o inferno maia, estava pendurado em uma árvore morta que milagrosamente deu frutos em forma frutos do cacau. O senhor então cospe na mão de uma jovem de Xibalba garantindo assim a sua fecundação. É por isso que o povo maia usa chocolate como preliminar para o casamento. Cacau também ajuda a purificar a crianças. Do mesmo modo, o falecido é acompanhado com sementes de cacau na sua viagem para o além.Uma lenda asteca diz que Quetzalcoatl roubou uma árvore de cacau da terra dos filhos do sol, para presentear seus amigos, os homens, com aquela delícia dos deuses. Essa lenda deve ter influenciado Carolus Linnaeus, botânico sueco, que classificou a planta, denominando-a Theobroma cacao do grego Theo (Deus) e broma (alimento). A História: Cacau e ChocolateABICAB - Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados (acessado em 17 de abril de 2011)

Com a chegada de Colombo, os espanhóis começaram a plantar cacau nas terras americanas e exportar chocolate para a Europa a preços altíssimos. Assim como o bolo, o chocolate só era consumido pela alta sociedade. Somente com a Revolução Industrial o chocolate foi popularizado. Foram criadas máquinas de espremer manteiga de cacau que conseguiram tornar o chocolate mais consistente e durável.
Em pó, tablete, ao leite, branco, amargo, com amendoim, avelã, com ou sem recheio. Hoje o chocolate pode ser encontrado em diversas formas. A ciência comprovou que, além de rico em nutrientes, o chocolate dá prazer. Sua natureza doce e gordurosa estimula a produção de serotonina, substância que melhora o humor.
. Sabe-se que no século XVII, enquanto o chocolate era exclusivamente bebido, os confeiteiros ingleses estudavam uma forma diferente de consumi-lo. Em 1674, tiveram a brilhante idéia de adicionar cacau às misturas de bolos e servir a nova fórmula em empórios. Começou aí uma combinação que ao longo do tempo ganhou várias receitas.
Quando o chocolate foi introduzido na Europa, outras possibilidades foram exploradas. Confeitos, coberturas, pudins e assados  sabor chocolate. Já na primeira metade do século 19 o bolo de chocolate típico era um bolo amarelo ou especiarado feito para acompanhar uma bebida de chocolate. No segundo trimestre do século 19 o bolo de chocolate típico era ou um bolo branco ou amarelo com cobertura de chocolate. E até o meio do século 19, começamos a ver o chocolate como ingrediente em produtos de panificação (biscoitos, bolos). A adição de chocolate à massa aumentou o preço deste ingrediente, que era tido como luxo.
O progresso foi lento até se conhecer os bolos de chocolate como os conhecemos hoje, proliferam.  Pela América a mais antiga receita do bolo de chocolate que encontrei (até agora) com é de 1847. 


[1847] chocolate puffs – by -Ladies Receipt Book, Eliza Leslie [Philadelphia]

Bolo de chocolate

- 2 ovos
- 1 xícara de chocolate em pó
- 1 xícara de açúcar
- 2/3 de xícara de óleo
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 xícara de água fervente

Modo de preparo: Unte e enfarinhe uma forma redonda de 23cm de aro.Pré-aqueça o forno em 180ºC. Na batedeira coloque os ovos com o chocolate e bata bem.Adicione o açúcar, o óleo e bata até misturar. Depois acrescente a farinha e bata em velocidade média, a massa ficará pesada.Desligue, coloque o fermento e misture para incorporar.Por último, adicione a água fervente e misture devagar até que fique homogêneo. Leve para  assar por 30 minutos.
OBS.: Faça duas receitas deste bolo, depois cortei cada bolo ao meio, regue cada uma com um pouco de coca-cola para umedecer. Para recheio e cobertura use duas receitas de brigadeiro com uma lata de creme de leite sem soro para que o resultado fosse uma textura mais leve e cremosa. Cubra com granulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário