sábado, 4 de agosto de 2012

O "Inacreditável" Pudim de Leite em Pó


Toda vez que alguém fala em leite em pó eu, automaticamente, imagino aquela deliciosa papinha feita com bastante leite em pó e um pouquinho de agua. Tem algo mais delicioso do que comer isso? Se me deixarem, eu comeria latas e mais latas de leite em pó assim.
Particularmente não gosto muito do leite feito com o pó. Recentemente, encontrei  uma boa serventia para o leite em pó, fazer pudim. Descobri uma receita na internet do INACREDITAVEL PUDIM DE LEITE EM PÓ, que me deixou  curioso.

Olha aí o meu pudim, que lindo!
Logo de cara já imaginei que não fosse sair uma coisa lá muito  boa. Mas só depois de pronto e geladinho é que se percebe a mágica da cozinha, e o leite em pó pode sim se transformar num pudim igualzinho ao preparado com leite condensado – talvez por isso o nome do espertinho que nomeou o pudim com o codinome de INACREDITÁVEL.
Testei o pudim em casa, ficou ótimo, coloquei a noticia no facebook e ela se alastrou como rastilho de pólvora. Muita gente também o  preparou no mesmo dia que eu, e deu certo também. O fato é que a receita foi um sucesso e o resultado , idem.
A receita é tão simples, que qualquer leigo nas técnicas culinárias podem se arriscar a fazer, sem medo, e no fim ter a surpresa que eu tive.

Meu pudim ainda quente já dançava na forma

Não sei porque demorei tanto tempo pra descobri esta receitinha magica que pode salvar a fome por doce de muita gente.  Se antigamente o povo que desenvolveu a técnica de preparar o leite em pó soubesse dela, também garanto que teriam gostado do resultado final.
Sabe-se que emborara Marco Polo tenha escrito sobre as tropas tártaras mongóis que ao tempo de Kublai Khan carregaram leite desnatado desidratado ao sol, como um “tipo de pasta”, o primeiro uso produto comercial de leite desidratado foi inventado pelo químico russo M. Dirchoff em 1832.
Mais tarde T. S. Grimwade procedeu a patente do leite desidratado, embora Willian Newton tenha patenteado um processo de desidratação à vácuo já em 1837. Atualmente, o leite em pó é feito geralmente pela pulverização a seco do leite desnatado, leite integral ou soro do leite. O leite pasteurizado é primeiramente concentrado em um evaporador até cerca de 50% de sólidos do leite. O leite concentrado resultante é pulverizado em uma câmara aquecida, onde a água evapora quase que instantaneamente, deixando finas partículas de sólidos do leite em pó.
Pode-se obter de 100 litros de leite integral aproximadamente 13kg de leite em pó integral ou 9kg de leite desnatado em pó. O leite em pó de vários tipos é utilizado em ampla diversidade de produtos como produtos de confeitaria e panificação, petiscos e sopas, chocolates e suas confecções (exemplo: chocolate ao leite), sorvete, fórmulas infantis, produtos nutricionais p/ inválidos, atletas, uso hospitalar, etc., recombinado com leite ou outras bebidas.
Uma das propostas ao desidratar o leite é preservá-lo. O leite em pó tem vida de prateleira bem mais prolongada e não necessita de refrigeração, devido ao seu baixo teor em umidade. Outra proposta é a redução do volume para economia no transporte.

Fato curioso

O início da comercialização de leite em pó pela NESTLÉ no país data de 1923, quando se chamava Molíco (com i acentuado) e era leite puro de vaca, ou seja, um leite não modificado, do qual foi simplesmente extraída a água. Molíco, fabricado na Argentina e envasado nas fábricas de Araras e Barra Mansa, seria conhecido como o leite em pó da NESTLÉ, até seu sucessor, o Ninho Integral, herdar tão nobre título.


Alguns registros indicam que a produção de Ninho Integral teve inicio em 1928 na fábrica de Araras, outros falam do lançamento da nova marca em 1944. Com 4% mais de gordura que o Molíco, o Ninho Integral teve excelente aceitação pelo mercado e sua demanda crescia a cada ano. Por esta razão, entre outras, foram construídas sucessivamente as fábricas de Araraquara (SP) em 1946, Porto Ferreira (SP) em 1952 e, em 1958 a unidade de Três Corações (MG).
Passados mais alguns anos, foi desenvolvido o processo de obtenção do leite em pó instantâneo e, em 1965,a NESTLÉ lançava o seu Ninho Instantâneo. As fábricas de Araçatuba (SP) inaugurada em 1963 e de Ibiá (MG) em 1964 estavam adequadas tecnologicamente para a fabricação desse novo leite e puderam, também, responder ao crescente aumento de consumo.


A introdução dos instantâneos determinou grande transformação na estrutura do mercado dos leites em pó. O leite tradicional manteve sua imagem extremamente ligada à alimentação dos lactentes. Já os leites instantâneos assumiram a imagem de produtos menos adequados à alimentação infantil, assemelhando-se ao leite fresco e, consequentemente, mais indicados para adultos.

Inacreditável Pudim de leite em Pó

Ingredientes
12 colheres (de sopa) de leite em pó
12 colheres (de sopa) de açúcar
2 ovos inteiros
1 1/2 copo (de requeijão) de água

Preparo: No liquidificador bata MUITO BEM os ovos, a água o leite em pó e 8 das 12 colheres de açúcar. Despeje em uma forma de pudim caramelizada com as outras quatro colheres de açúcar e cozinhe em banho-maria por 30 minutos... Deixe esfriar, desenforme, sirva gelado. 

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário