quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O sanduiche que mobilizou uma nação

         Tem dias que a preguiça fala mais alto e você não tem coragem nem de cozer um ovo pra comer? Existem outros dias em que a correria é grande e você não arranja tempo nem pra si coçar? E de repente o que você pensa em fazer para matar a fome? Já adianto que, com certeza, não se trata de comer miojo – até porque eles enjoam a gente. Então a resposta mais apropriada seria: comer um sanduiche. Acertei?
O sanduiche é geralmente a forma mais rápida e prática de forrar o estômago para muitas pessoas – sobretudo nos dias atuais, com tantas lojas especializadas na fabricação deste tipo de lanche/alimento.

As preocupações da atualidade com a obesidade, presente cada vez em números maiores nas nações, fazem estudiosos e cientistas soltarem na mídia índices e informações que indiretamente acusam a globalização pelo alto consumo dos sanduiches.
Assim sendo, para levantar um questionamento que vai além do simples ato de comer um sanduiche, vou contar um fato real que tem os sanduiches como protagonistas – ou coadjuvantes, como  queiram.
Muitas vezes, quando pesquisamos a história da humanidade descobrimos que grandes mudanças ocorreram a partir de episódios simples, sem efeitos especiais e com heróis e bandidos de carne e osso, e como munição pesada.
Para exemplificar esta afirmação usarei o caso da extinta União Soviética, que sofreu mudanças drásticas com o seu declínio e presenteou o mundo com cenas difíceis de serem apagadas da memória. Uma destas cenas foi registrada meses após a queda do Muro de Berlim, quando a McDonalds - principal rede de fast-food do mundo, e um dos ícones do capitalismo, abriu sua primeira filial em Moscou – se tornando onipresente na terra.

Direto do túnel do tempo... Esta foto foi divulgada no site russo Warnet.  Ela retrata a aglomeração dos passantes para entrar na primeira loja McDonalds, inaugurada em 31 de janeiro de 1990, de fronte à Praça Pushkin. De acordo com o site, horas antes da abertura, mais de trinta mil pessoas se aglomeravam, umas até formavam fila, e se acotovelavam no frio, com vários graus abaixo de zero, à espera de se deleitar com o sanduíche que para muitos deveria ter um gosto com sabor proibido. Não ficou satisfeito com a foto? Tudo bem, olha o  vídeo (risos).





Este fato, registrado, foi apenas um dos simples acontecimentos que simbolizaram como poucos, a mudança radical “saboreada” durante a transição da União Soviética para a atual Federação Russa.
Degustar um Big Mac naquela ocasião representava o sabor que anteciparia o final da Guerra Fria. Eu te pergunto: seu sanduiche já teve um significado maior pra você?
E como eu não incentivo preguiça, segue a receita do Big Mac caseiro.

Big Mac Caseiro
(para 8 Big Mac)

1 quilo de carne moída
1 pé de alface, picado finamente
3 pepino fresco, em rodelas finas
8 pães de hambúrguer
150 gramas de queijo cheddar em fatias finas
Molho especial:
1 cebola grande picada
azeite de oliva (dividido 3/4 xícara para alioli e 1/2 xícara para o molhos especial)
2 colherinhas de vinagre, separados
Ketchup
1/2 xícara de açúcar
1 gema de ovo
2 colheres de molho doce
2 colherinhas de suco de limão
Sal
1 colher de colorau

Preparo: Para fazer o molho especial e que ele fique quase igual ao do Mc Donald's, o melhor é preparar o alioli caseiro e misturá-lo com o molho francês. Para o alioli caseiro: Em uma tigela grande bata bem a gema de ovo com 1 colherinha de vinagre, 1 colherinha de suco de limão e uma pitada de sal. Continue batendo e comece a adicionar ¾ xícara de azeite de oliva, mas gradualmente, sem deixar de bater. Quando acabar de colocar o azeite, o molho deve ser um pouco espesso. Experimente como está o sal, se for necessário adicione mais e, em seguida, adicione a colher de suco de limão. Molho francês: Em uma tigela, bata o ketchup, o açúcar, a cebola picada, 1 colher de molho doce, 1 colher de vinagre, o colorau e uma pitada de sal. Adicione, sem deixar de bater, ½ xícara de óleo de oliva, lentamente. Adicione o molho francês ao alioli caseiro. Misture bem, experimente o gosto, você pode não precisar de todo o molho francês para dar aquele toque especial à maionese. Decore com uma pitada de colorau por cima. Tempere a carne com sal, pimenta e óleo de oliva, e separe-a em 8 porções. Cozinhe na grelha por alguns minutos de cada lado, adicione o queijo cheddar no último minuto para que derreta. Montage: Comece com o pão do fundo, adicione o molho especial, alface picada, um hambúrguer com queijo e um par de pepinos. Pare aqui, ou adicione a segunda camada ... Tire o fundo de um segundo pão para usá-lo no meio. Adicione o molho especial e coloque o hambúrguer com alface e picles.

Um comentário: