terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Clericot - Que tal, pro seu Natal?!

Os primeiros cheiros do Natal já se espalham pelo mundo – não me canso de dizer está frase quando chega dezembro. A mistura das especiarias nos doces, o aroma dos panetones, as ervas dos assados (acho que já tem peru e chester se escondendo por aí), eu já os sinto nas narinas. È impressionante... deliciosamente impressionante.



Hoje estava terminando um artigo cientifico que trata do luxo na gastronomia quando em dei por conta que poderia utilizar o assunto pra escrever um post.
Já reparam que é durante as comemorações que o luxo, geralmente, aparece na cozinha? E surge quando os anfitriões querem impressionar os convidados, as matriarcas querem agradar a família, um apaixonado querer surpreender seu amor, dentre tantos outros motivos, as pessoas querendo deslumbrar os outros se utilizam de ingredientes nobres para conquistar aceitação através do paladar – vulgarmente, pegar a pessoa pelo estomago, e se a comida e a bebida for boa isso  funciona direitinho.
Nesta época natalina se observa as família empenhadas em apresentar os melhores e mais bonitos pratos feitos muitas vezes com receitas de família que são guardadas a sete chaves, e que são acompanhadas com bebidas das melhores safras.
Com nosso clima tropical, de sol escaldante – aqui em Fortaleza parece uma fornalha, geralmente as pessoas poderiam pensar que os vinhos sairiam de cena devido a temperatura. Mas enganam-se quem assim pensa. Afinal a coquetelaria existe e nos ajuda a tornar o que já é bom e transformar numa bebida excelente.
Nas comemorações em muitas partes do  Brasil é possível encontrar por exemplo, as sangrias – bebida originalmente hispânica a base de vinho tinto e frutas. Pensando nisso hoje falaremos sobre o CLERICOT.



Quando ouvimos falar em clericot imaginamos logo que ele venha da França – devido a pronuncia da palavra, meio afrancesada – e com isso, pode-se pensar que a bebida pode ter sido inventada no verão da região de Borgonha quando um vinicultor irritado com o calor resolve misturar um vinho  branco com as frutas q ele colheu no seu pomar, misturou  tudo, colocou  gelo e se deliciou.
Porém a verdade é outra – muito menos romântica, por sinal. Ao que se sabe a bebida surgiu em meados do século XIX, na Índia, quando o país estava sob o domínio  da Grã-Bretanha, sendo inventado por funcionários da administração inglesa na região do Punjab, que quase mortos pelo calor, resolveram providenciar uma bebida refrescante à base de vinho claret (denominação dada pelos ingleses aos tintos de Bordeaux) com a adição de bacaxi – ou qualquer outra fruta suculenta.



Na época a bebida foi batizada de claret up. Desde então passou a ser servidos em muitos bares pelo  mundo,  tornou-se mais claro, pois passou a ser preparado com vinho branco ou espumante e transformou-se em clericot.
Na Sul América, o clericot já é intimo de  argentinos uruguaios, que  a bastante tempo  é servido nas churrascarias de Buenos Aires e em Punta del Este. No Brasil, os gaúchos são os apreciadores mais antigos – deve ter sido uma influencia advinda das proximidades com argentina e Uruguai.
Assim sendo, por ser uma bebida simpática, refrescante, o clericot combina perfeitamente com o cliam tropical e pode ser servido nos seus eventos gastronômicos de fim de ano. Que tal experimentar na sua festa de Natal?

Clericot

Ingredientes:
1 maçã
1 abacaxi
12 morangos
1 kiwi
1 laranja
1 dose de contreau (50 ml)
1 dose de conhaque (50 ml)
2 colheres de sopa de açúcar
70 ml de soda
1 garrafa de 750 ml de vinho branco ou  clarete
Gelo a gosto

Modo de preparo: Pique as frutas, sem casca e as coloque em uma jarra junto com o gelo. Adicione em seguida o conhaque, o contreau, a soda, o vinho e complete com o açúcar.

Clericot para o Natal

Ingredientes:
1 garrafa de champagne rosé
50 ml de cherry brand
2 garrafinhas de club soda
2 pêssegos picados
2 maçãs picadas
¼ de abacaxi em cubinhos
½ manga picada
8 morangos picados
1 cacho de uva Itália (cortar ao meio e retirar o caroço) opcional

Modo de preparo: Macere todas as frutas (menos o morango) com o cherry brand por 30 minutos. Acrescente os morangos, club soda, o gelo e misture bem. Acrescente o espumante rosé e mexa ligeiramente com bailarina ou colher de cabo comprido.


Receita de Clericot Exótica
Ingredientes:
1 garrafa de Salton Flowers
100 g de abacaxi picado
1 pomelo (grapefruit) sem casca e sem sementes picado
100 ml de xarope de lichia
10 lichias em calda
1 carambola em fatias
2 doses de licor de limão
Gelo

Modo de preparo: Colocar as frutas em uma jarra. Adicionar o xarope de lichia, o licor de limão e o vinho, mexendo bem. Deixar na geladeira por 30 a 45 minutos antes de servir para macerar bem. Adicionar gelo e servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário