terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A compota do prazer e uma dieta diferente

Olá amigos (as) confrades, como se foram de Natal? Espero que bem...
Hoje eu estava pensando no que escrever aqui – e confesso que não me vinha outra coisa à mente que não fosse “dietas”.



Depois das farras gastronômicas natalinas, de tanto eu ouvir por aí o povo dizendo que tem que fazer dieta para compensar os excessos de gula no Natal, eu queria escrever sobre este assunto, mas de uma forma diferente. Eu queria mostrar uma dieta mais  fácil, que fosse interessante para ser feita e que não tivesse reclamações. Mas vi que isso era querer demais (risos)... daí o  jeito foi ser do contra mesmo, postar um doce, pra acabar de evz com a festa desse povo que só pensa em magreza.
Pra isso fiz melhor: fui pesquisar alguma destas simpatias pro Ano Novo e acabei descobrindo uma receita deliciosa chamada Compota do Prazer (retirada de um site bacana, que traz um montão de dicas legais para a entrada do ano novo (http://www.gilsonchveidoen.com.br/mantra2012. html#Algumas).


De acordo com o site acima citado esta receita da Compota do Prazer é muito antiga e, provavelmente, já é feita há mais de 6000 anos. Evidentemente, seus ingredientes foram adaptados a época em que vivemos de forma que a receita atual refletisse com bastante precisão os conteúdos de experiências que o seu saborear promove nas 9 Salas do Inconsciente Humano. Foram usados como referência relatos, a este respeito, descritos em pergaminhos muito antigos, descobertos no século XX por pesquisas arqueológicas realizadas no Oriente Médio.
Quem acredita nos poderes místicos da compota deve experimentar umas colheradas dela logo nas primeiras horas do ano novo – e que não acredita, bom, estes podem se esbaldar porque ela é uma delícia.
E só pra não ficar com a consciência pesada, por não falar de dietas (risos) segue abaixo um texto sobre uma dieta que eu recomendaria pra todo mundo.


UMA DIETA DIFERENTE - Autora: Cristina Fogaça, Gerontologa

O fim do ano está aí e sempre prometemos começar uma dieta no ano que vem. Que tal essa dieta? A DIETA DOS RELACIONAMENTOS
Você deve pensar: essa emagrece? Certamente mais que emagrecer, as pessoas estejam precisando fazer dieta dos relacionamentos. O que é isso? Como se faz? Vou tentar explicar, pois uma coisa é certa, você perde peso do que você carrega na vida. E não há emagrecimento melhor. Do que adianta você emagrecer, ficar bonito diante do espelho, mas no seu interior se sentir pesado?
Sabemos que quando o corpo acumula peso além do normal, é conseqüência do acúmulo de coisas variadas (açúcares, gorduras, etc) que precisam ser eliminadas, pois fazem mal a saúde. Então, logo pensamos em fazer dietas para emagrecer. Sofremos o que for preciso para perder alguns quilinhos.
As pessoas falam de tantas dietas: da lua, da sopa, jejum, do líquido, da USP e assim por diante. Mas também podemos pensar na dieta dos relacionamentos.

A dieta dos relacionamentos está relacionada às impurezas (sentimentos negativos, ódio, vingança, mágoa, inveja, egoísmos, etc), aos conflitos internos e das relações, do respeito às diversidades, da escalas de valores, o ego como produtor de impurezas em nossa vida. Certamente você deve ter alguém que um dia lhe deixou uma mágoa e que você gostaria de conversar e até hoje está engasgado e sempre ela vem no seu pensamento, incomoda, e você não teve a iniciativa de procurá-la. Não sabe o porquê do acontecimento, ou talvez saiba, mas por orgulho, não queira ir atrás.
Pare para pensar. Nada será resolvido, nada será passado a limpo, mesmo que seja para terminar uma amizade, uma relação, mas um peso ficará entre vocês. Então procure essa pessoa, converse e perca alguns quilos, mesmo que termine por aí.
Acho que todas as páginas de nossa vida devem ser viradas. Se alguma ficar dobrada, essa certamente ficará pesada e fazendo mal para nós mesmo. Não se preocupe com o que o outro irá pensar. Pense que você quer tirar essa impureza de dentro de você. Liberte os sentimentos negativos de dentro de você, saiba perdoar, não guarde ódio, não tenha inveja, não passe por cima das pessoas, não seja egoísta, não pense em somente si próprio, não seja negativo, mal humorado. Esses pesos, além de tudo, trazem doenças para seu organismo.
Como fazer? Esse é um treino que devemos ter paciência, pois levamos anos adquirindo esses pesos e não podemos querer perdê-los rapidamente. Devemos lembrar todo dia, em cada atitude. Assim como colocamos um objetivo de quantos quilos queremos perder, devemos colocar esses objetivos e lembrá-los sempre. Cairemos de vez em quando, mas voltaremos a eles e seguiremos. É treino e paciência. É ter consciência de que não somos os donos do mundo, apenas pensamos ser.
Mas mexer com essas coisas, talvez não seja fácil. Porém, quando conseguimos, a sensação que temos é que perdemos muito mais quilos do que nas dietas para perder peso. Isso só é possível através da abnegação. Abnegação não significa ódio a si mesmo, auto desprezo ou rejeição do ego. É a recusa em deixar que os interesses ou as vantagens pessoais governem o curso da vida de uma pessoa. E nada como o começo do ano, quando prometemos coisas novas em nossas vidas, até mesmo o famoso regime, mas nunca pensamos na dieta dos relacionamentos.
Pense nisso para 2012 em sua vida, ou melhor, para o resto da sua vida. A dieta dos relacionamentos restabelece a energia do amor. Assim como precisamos eliminar as impurezas que afetam o corpo, precisamos também eliminar as impurezas que afetam as nossas relações, Não deixe que os interesses ou vantagens pessoais governem o curso da sua vida. Aprendi com uma pessoa o seguinte: "ninguém pode ver os laços que nos unem, mas todos podem ver as intrigas que nos separam”. O ego é o maior produtor de impurezas da nossa vida. Para se satisfazer ele precisa se alimentar da gordura da realização dos nossos interesses e do açúcar da aparência de quem não somos.
Eu já estou fazendo a minha e sinto-me muito melhor. Que tal, iniciar esta dieta para uma melhor qualidade de vida? Então, comece agora.


Dito isso, já começo desejando dias saborosos para todos vocês em 2012. E para tanto, segue a receitinha da compota do prazer para que você a prepare com a intenção de já começar o ano novo com toda a energia positiva que o prazer de comer pode lhe proporcionar. Que ao se deleitar com esta compota vocês possam dar mais um impulso na direção dos objetivos para a felicidade almejada, dando assim inicio a belos dias de vida cheia de prazeres.


Ingredientes:
300 gramas de ameixas pretas e sem caroço
100 gramas de maçã desidratada
100 gramas de pêra desidratada
100 gramas de passas brancas
100 gramas de cerejas ao marrasquino, inteiras com toda a calda
100 gramas de nozes picadas
100 gramas de castanhas do Pará picadas
100 gramas de amêndoas sem pele picadas
um pouquinho de canela em pau
um pouquinho de cravo
1 rodela de limão
1 cálice de vinho tinto

Modo de Fazer: Faça uma calda colocando numa panela 2 xícaras de chá de açúcar para caramelizar. Então, 1 litro e meio de água fervendo. Misture bem o açúcar caramelizado com a água fervendo e coloque primeiro a maçã e a pêra desidratadas. Depois que estiverem quase cozidas, coloque o restante dos ingredientes começando pela ameixa. No final coloque o vinho. Deixe a Compota apurar por mais ou menos 40 minutos.
Algumas Observações: Se você resolver aumentar a quantidade dos ingredientes aumente, também, proporcionalmente a quantidade de calda. Se depois da Compota ficar pronta você achar que ela ficou com pouca calda, faça em uma outra panela mais uma medida de calda e quando ela estiver bem dissolvida a acrescente a Compota já pronta. E assim estará pronta a sua Compota do Prazer, que posta na geladeira poderá durar de 1 a 2 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário