sexta-feira, 13 de abril de 2012

Saudades da vaca preta...


E o que são estas noites quentes de abril? Não  há dúvidas que o  mundo está virando uma estufa! E Fortaleza deve ser uma das mais quentes.
Este calor infernal me fez desejar uma bebidinha que já foi hit das lanchonetes, sorveterias e afins, nos anos 60, 79 - e acabou sendo esquecida nos anos 80: a Vaca Preta (quem se lembra?).


Guloseima gelada, líquida e de coloração marrom a  vaca preta é preparada à base de sorvete e de refrigerante sabor cola. Geralmente servida como drink refrescante, podendo inclusive ser utilizada como sobremesa.
O nome da bebida é uma referência aos seus ingredientes: vaca refere-se a leite (um dos componentes do sorvete), preta refere-se à coloração escura de todo refrigerante sabor cola.
A vaca preta era a bebida predileta da personagem de quadrinhos Luluzinha. Com o sucesso, no Brasil da década de 60, das histórias da turma do Bolinha (também conhecida como "turma da Luluzinha"), a bebida rapidamente se tornou tão conhecida quanto a personagem.



Atualmente, não é mais comum  encontrar vaca preta no cardápio das lanchonetes e sorveterias, ao contrário do que ocorria no Brasil das décadas de 60,70 e 80.
De acordo com CHAMBERLAIN (1983), nos Estados Unidos a bebida mais similar seria o ice cream soda (ou simplesmente float). No Brasil, um anglófono diria que esta bebida se trata de um ice-cream-and-cola float.



Nos Estados Unidos a bebida (refrigerante de cola mais sorvete) é conhecida como "chocolate cow" ou "brown cow", sendo a Vaca Preta ("black cow") o resultado da mistura de root beer e sorvete de baunilha.
Confesso que, particularmente, o nome original não me interessaria muito. O resultado da mistura é que me “faz um bem!” – como diria o slogan da Coca no seu inicio em solos brasileiros.

Só para não esquecer:
A Coca-cola, chegou ao Brasil em 1941, durante a Segunda Guerra. Primeiro em Pernambuco, onde havia uma base americana. Apenas para servir às forças armadas. Porque o proprietário da empresa, Ernest Woodruff, em um arroubo patriótico, decidiu que todo soldado americano deveria poder comprar o refrigerante, em qualquer lugar, pelos mesmos 5 cents que pagavam nas esquinas de suas casas. Pouco importava o custo. E logo a garrafinha se converteu em símbolo do orgulho americano. Para o bem e para o mal.



No Recife, a produção começou na Fabrica de Água Mineral Santa Clara, mas logo se espalhou por todo o Estado e chegou a Natal - produzidos em mini-unidades, e a partir de kits importados. A primeira fábrica "de verdade" foi instalada no Rio de Janeiro - na Rua Conde de Leopoldina, em São Cristóvão. O concentrado e o gás, que vinham dos Estados Unidos, eram misturados em um enorme tanque de 300 litros, usando colheres de pau feitas com peroba do campo - madeira que não deixa gosto nem cheiro. Só no primeiro dia foram vendidas 1.843 caixas.


Coke's Float
O primeiro slogan, por aqui, apenas reproduzia o americano "A pausa que refresca" (1942). Depois veio aquele que é considerado, até hoje, o melhor de todos: "Isto faz um bem"(1952) - criação do consagrado romancista J.G. de Araujo Jorge. Em seguida outros, sempre ligando o produto à sua época. Como "Tudo vai melhor com Coca-Cola" (1964) - destinado a toda uma geração que ouvia Elvis Presley e Little Richard em festinhas regadas a Cuba Libre. Ou "Isso é que é" (1970) - exaltando a natureza. Ou "Coca-Cola é isso aí" (1982) - com o piano de Tom Jobim tocando "Águas de março". Até o atual "Cada gota vale a pena". "Se a alma não é pequena", poderíamos dizer como Pessoa.

Fonte: CHAMBERLAIN, Bobby J. HARMON, Ronald M. "A Dictionary of Informal Brazilian Portuguese". Georgetown University Press, 1983, 728 pp. Parcialmente disponível na internet (clique aqui)

Receita original de vaca preta

2 bolas de sorvete de creme
250 ml de Coca-Cola
Cobertura de chocolate ou caramelo para decorar
     
Preparo: No copo do liquidificador, coloque as bolas de Sorvete e coca, e bata somente até obter uma mistura homogênea. Espalhe a cobertura em um copo alto e encha com a mistura de Sorvete. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário