sábado, 22 de setembro de 2012

Sobremesas retrô: Watergate Salad & Cake


É tempo de campanha eleitoral no Brasil e nos Estados Unidos...  E eu odeio política. Coincidentemente o primeiro poste desta Confraria foi publicado numa época assim.
Hoje, enquanto eu vasculhava a internet, atrás de notícias interessantes, fiquei pensando sobre o que a política poderia me oferecer para escrever um post bacana. E não é que deu certo! Diante das noticias sobre o julgamento do mensalão; das imagens de políticos esquisitos e prometendo mundos e fundos nas propagandas eleitorais brasileiras; e vendo o acirramento da corrida dos presidenciáveis nos EUA, a inspiração me veio, fantasiada de corrupção.
Engraçado que eu tive, inicialmente, um pensamento estranho. Pensei: “  - Nos países desenvolvidos até a corrupção serve para criar culturas gastronômicas”. Algumas pessoas podem até me recriminar por este pensamento, mas o fato é que; enquanto no Brasil, a corrupção acaba em pizza (que não é típica do país); nos Estados Unidos, por exemplo, o caso  mais famosos de corrupção  acabou  gerando duas produções gastronômicas que são ícones até hoje: a Watergate Salad e o Watergate Cake.

Watergate Salad
Watergate Cake
O caso Watergate foi o escândalo político ocorrido na década de 1970 nos Estados Unidos da América que, ao vir à tona, acabou por culminar com a renúncia do presidente americano Richard Nixon eleito pelo partido republicano. "Watergate" de certo modo tornou-se um caso paradigmático de corrupção.

COMO ACONTECEU?

Complexo Watergate
 Em 18 de Junho de 1972, o jornal The Washington Post noticiava na primeira página o assalto do dia anterior à sede do Comitê Nacional Democrata, no Complexo Watergate, na capital dos Estados Unidos. Durante a campanha eleitoral, cinco pessoas foram detidas quando tentavam fotografar documentos e instalar aparelhos de escuta no escritório do Partido Democrata.
Bob Woodward e Carl Bernstein, dois repórteres do Washington Post, começaram a investigar o então já chamado caso Watergate. Durante muitos meses, os dois repórteres estabeleceram as ligações entre a Casa Branca e o assalto ao edifício de Watergate. Eles foram informados por uma pessoa conhecida apenas por Garganta profunda (Deep Throat) que revelou que o presidente sabia das operações ilegais.
Richard Nixon foi eleito presidente em 1968, sucedendo a Lyndon Johnson, tornando-se o terceiro presidente dos Estados Unidos a ter de lidar com a Guerra do Vietnã. Nixon voltou a candidatar-se em 1972, tendo como opositor o senador democrata George McGovern, e obteve uma vitória esmagadora, ganhando em 48 dos 50 estados. McGovern venceu apenas em Massachusetts e em Washington.
Foi durante essa campanha de 1972 que se verificou o incidente na sede do Comitê Nacional Democrático. Durante a investigação oficial que se seguiu, foram apreendidas fitas gravadas que demonstravam que o presidente tinha conhecimento das operações ilegais contra a oposição. 
Em 9 de Agosto de 1974, quando várias provas já ligavam os atos de espionagem ao Partido Republicano, Nixon renunciou à presidência. Foi substituído pelo vice Gerald Ford, que assinou uma anistia, retirando-lhe as devidas responsabilidades legais perante qualquer infração que tivesse cometido.

A saída de Nixon da Casa Branca
Por muitos anos a identidade de "Garganta Profunda" foi desconhecida, até que a 31 de Maio de 2005 o ex-vice-presidente do FBI, W. Mark Felt, revelou que era o Garganta. Bob Woodward e Carl Bernstein confirmaram o fato.

A carta de renúncia de Nixon
AS RECEITAS DE WATERGATE: SALAD AND CAKE

Pistaches sempre foram apreciados desde o início dos tempos. Eles são em geral considerados artigos de luxo. No século 20, os avanços tecnológicos tornaram esse tipo de nozes mais acessíveis aos cozinheiros domésticos. Evidência culinária confirma estas os pistaches eram mais frequentemente usado para cremes gelados e em parfaits. Embora se saiba que eles também eram algumas vezes usados em patês, saladas (coberturas, moldados em combinação com outros ingredientes como gelatina), assados e doces.
Apesar das saladas e bolos feitos com sabor de pistache remontam ao início do século 20, as provas da culinária liga as receitas que nós conhecemos hoje como salada de Watergate e Bolo de Watergate à Companhia Kraft, que já explodia no mercado em meados dos anos 1970. Mas por que da existência de ligação com a Kraft? Simples, ambas as receitas usam mistura de pudim instantâneo de pistache, que foi introduzido pela Kraft Foods em 1975.
Por que dar o nome Watergate para estas receitas?
A resposta parece óbvia para todos que conhecem um pouco sobre os acontecimentos políticos americanos durante esse período de tempo. Mas curiosamente, ela ainda tem que ser confirmada. Pois a Kraft não dá crédito para o nome.
Sabe-se que, em 1973, dois livros com receitas de "Watergate" foram publicados: The Watergate Cookbook, N.Y. Alplaus [Emporium Publications: Charlestown MA] and The Watergate Cookbook (Or, Who's in the Soup?), The Commitee to Write the Cookbook [New Lone Star Press:Cambridge MA].  Estes foram aparentemente inspirados pelo artigo Tom Donnelly "Serve Hot, The County the Silver” (Sirva quente, o município da Prata), publicado no início do ano, no Washington Post. Nenhum desses livros, nem o artigo Donnelley, contêm receitas para Salada Watergate ou Bolo de Watergate.

"Nós desenvolvemos a receita para Pistachio Pineapple Delight", diz Pat Risso de Assuntos Corporativos da Kraft. "Foi em 1975, mesmo ano em que a mistura de pudim de pistache saiu." A empresa, no entanto, não sugeriu a sobremesa nem a salada, muito menos o seu nome. Até que consumidores começaram a pedir uma receita para Salada Watergate. "De acordo com a Kraft cozinhas, quando a receita para Delight Abacaxi Pistache foi enviada, um editor de alimentos de Chicago ele a batizou como Salada Watergate para promover o interesse na receita quando ele a imprimiu em sua coluna," e a resposta para isso foi rápida.  THE PROOF IS IN THE PUDDING; CRASHING WATERGATE (A prova está no pudim:  quebrando Watergate), Louis Mahoney; The Richmond Times Dispatch, August 4, 1999 (p. F-1)

Salada de Watergate teria sido batizada por um editor de alimentos Chicago para um artigo, mas nem o artigo nem o editor foi rastreado. Enquanto o nome completo do bolo  Watergate seria  Watergate Cake with Cover-Up Icing (bolo Watergate com cobertura de encobrimento). (TRIVIA, ROGERS CADENHEAD, Knight Ridder Newspapers, The Record (Bergen County, NJ) March 15, 2000)
"Novos sabores em 1976 eram Americana Arroz doce e pudim instantâneo de Pistachio. Receitas populares eram o bolo com cobertura desse pudim, em 1981, e a Watergate Salada (pistache e abacaxi)." A história de Jell-O, Kraft Food Company ".--- a partir do site Web da Kraft de idade (não incluído em páginas correntes)

SALADA WATERGATE


Esta salada Watergate original é mais uma daquelas receitas clássicas, que remonta aos anos 70, e pode ser vista por aí com algumas variações. Ainda é um prato muito comum em chás de bebê, festas de compromisso, e até casamentos no sul dos EUA, tendo abacaxi, marshmallows e pistache como base.
Pistaches são nativos da Ásia Central e membro da família de caju. O pistache tem sido cultivado há cerca de 3.000 anos e tem uma longa história de popularidade no mundo Mediterrâneo, mas foi na década de 1930 com. o advento de máquinas de venda automática, que os pistache importados da Itália tornou-se uma espécie de febre nos Estados Unidos, servindo como um lanche. (The Cambridge World History of Food, Kenneth F. Kiple and Kriemhild Conee Ornelas, Volume 2, (p.1835)
Em 1901 a Dole Company se torna Companhia havaiana do abacaxi. Seu dono James Dole torna-se conhecido como" O Rei Abacaxi ", porque ele foi capaz de crescer e colher muitas safras quando tantos outros haviam falhado com esta produção. Sua empresa coloca no mercado abacaxi enlatado em cada supermercado do país e faz o nome "Hawaiian" quase como sinônimo de "abacaxi".
Fazer saladas que combinavam todos os tipos de ingredientes (especialmente mini-marshmallows) estavam na moda nos anos 1920. A mais antiga receita que encontrei, especificamente com o título "Salada Watergate" é esta de [1975]

Salada de Watergate
1 (20 onças) pode esmagados abacaxi (não drenado)
1 caixa de mistura de pudim instantâneo de pistache
1 1/2 xícaras de marshmallows pequenos
1 caixa (9 onças) topping chicoteado mistura
1 xícara de nozes ou menos ou pecans
Misture abacaxi não drenado com pudim por vazamento pudim em abacaxi. Mexa. Adicione o restante dos ingredientes. Mexa com as mãos. Esfriar antes de servir. C.K. -"Anne's Reader Exchange," Washington Post, November 13, 1975 (p. C17)

WATERGATE CAKE

"Uma nova crise em Watergate está varrendo a área de Washington, mas desta vez apenas donas de casa e homens de negócios de poucos parecem se importar ... A crise decorre da crescente popularidade de uma receita para uma mistura chamada" bolo Watergate ", que exige grandes quantidades de mistura de pudim em pó de pistache, tanto na camada de bolo e em sua crosta de glacê verde=claro. Aparentemente, apenas uma empresa, Pudim Royal, uma divisão da Standard Brands, Inc., distribui pudim de pistache na área de Washington. Supermercados não foram capazes para obter a mistura o suficiente para lidar com as demandas, que começou em torno do tempo de Ação de Graças e aumentou no Natal. As misturas tem sido retiradas das prateleiras das lojas n o mesmo dia em que são colocadas ... Se o surto de vendas não é diretamente atribuível à popularidade Bolo de Watergate ... O que nós não sabemos é porque este produto acaba de repente. Foi simplesmente fenomenal ... "Barry Scher, um porta-voz da gigante Kraft Foods , colocou a culpa não só da receita, mas também sobre a coincidência com a falta  pistache." Isso foi cerca de cinco meses, o porta-voz disse: "e como acabou, esta receita começou a circular a nossa volta e fomos bombardeados Nós odeiamos admitir isso, mas nós não conseguimos manter a mistura na prateleira com o  início da mania pelo bolo Watergate -... e o esforço resultante para fechar o fornecimento de demanda - testou velhas amizades e desafiou os instintos de engenhosidade e competitividade da economia doméstica de muitas áreas de Washington ... Ninguém, entretanto, parece ser capaz de identificar a origem deste Watergate, a receita parece que apareceu em uma série de jornais, incluindo o Washington Post. Ninguém pode explicar como o bolo tem esse nome ou porque pistache como o aroma principal Uma explicação atual se inclina sobre a presença de nozes trituradas no bolo -.. "bugs" no jargão de crianças como o porta-voz do gigante, Harold giesinger, proprietário da Pastelaria Watergate, não tinha pensamentos sobre onde a receita originada -., exceto que ela não estava na sua padaria "Nós não inventamos nada para que nós anexássemos com esse nome", disse ele. Tampouco, acrescenta, se sua loja contam com os pistache como um ingrediente fundamental em qualquer de seus produtos." Uma fonte privada pode ter colocá-lo juntos ", disse ele sobre a receita. Onde quer que o bolo Watergate tenha surgido, a empresa do pudim teria mais e mais problemas com ele. Há inclusive a suspeita de que algumas pessoas têm comprado mistura de pudim de pistache muito mais do que as que vão usar, basta ter a mistura para estar aliviado... isso está à vista. Outro fabricante, a General Foods, com a explosão de Watergate assistida pelo mercado de pistache, decidiu saltar dentro do mercado de pudins. Sua versão é esperada para chegar às prateleiras dos supermercados em março... " (A Watergate Cake Mania," Alexander Sullivan, Washington Post, February 26, 1976 (p. B2) [Recipe included, see below 1976]

“Segundo a minha irmã que vive em Waynesboro, Virginia, o nome do bolo tornou-se proeminente em parte do país, porque - Nixon gostava de pistache, portanto (e de um raciocínio bastante rebuscado) o nome do bolo de Watergate, sinônimo de pistache. Eu não tinha nem ouvido falar de Pudim Pistachio ou o bolo de Watergate até o outono passado, parou de visitá-los, e ela teve o bolo preparado para nós para comer. no entanto, sua receita é muito diferente do que o impresso no Washington Post quinta-feira em sua coluna. Atenciosamente, Virginia K. Wiszneauckas, Wheaton, Maryland "--- "Esse bolo" (That Cake)" Washington Post, March 11, 1976 (p. VA2) “

A primeira receita que encontrei para bolo de pistache também emprega uma mistura de bolo pronto, conhecida como "mock pistache "!


[1962]Pistache e amêndoa
Em um mistura para bolo, coloque algumas gotas de corante alimentar verde, 1/4 de colher de Extrato de amêndoas, 3/4 xicara de amêndoas picadas. (Good Housekeeping Cook Book, Dorothy B. Marsh [Good Housekeeping:New York] 1962 (p. 457)

Agora compare a receita acima com estas:

[1975] "Bolo de Watergate
1 caixa de mistura de bolo branco
1 caixa de pudim instantâneo de pistache
1 xícara de óleo vegetal
1 xícara de club soda
3 ovos
1/2 xícara de nozes picadas
Misturar todos os ingredientes poços (4-4 minutos). Asse em assadeira untada  de 12 por 9 polegadas por 45 minutos a 350 graus.
Cobertura para bolo
1 caixa de pudim instantâneo de pistache
1/4 xícara de leite frio
1 caixa (9 onças) topping (mistura para glacê)
nozes e cerejas
Bata o leite em mistura de pudim instantâneo. Prepare cobertura mix de acordo com instruções na caixa. Dobre na mistura do pudim. Espalhe no  bolo e cubra com nozes e cerejas. C.S.R. Arlington." ---"Anne's Reader Exchange," Washington Post, November 13, 1975 (p. C17)

[1976] "Aqui é uma receita de bolo fantástico que eu gosto de preparar para ocasiões especiais", escreve Nels Wenman. "Ele foi enviado a mim por um primo, no Arizona."
Bolo de Watergate com Cover-Up Icing
1 (18 1/2-ounce) pacote de mistura de bolo branco
1 (3 1/2-ounce) pacote de mistura de pudim instantâneo de pistache
3 ovos,
3/4 xícara óleo invicto
1 copo de bebida gaseificada lima-limão
Cover-Up Icing
3/4 xícara de coco ralado
1 xícara de nozes picadas
Combine a mistura de bolo, mistura de pudim, ovos, óleo e lima-limão em uma tigela. Bater até ficar bem misturado. Despeje em uma forma untada e enfarinhada 13x9 polegadas e leve ao forno a 350 graus e 45 minutos. Cool. Espalhe com Cover-Up gelo e polvilhe com o coco e nozes.
Cover-Up Icing
2 (1 1/2-ounce) envelopes nondairy chicoteado mistura topo
1 1/2 xícaras de leite
1 (3 1/2-ounce) pacote de mistura de pudim instantâneo de pistache
Bata a mistura  topping com o leite, misture e pudim juntos até ficar homogêneo e espesso. "Minha Melhor Receita", (My Best Recipe) Los Angeles Times, June 17, 1976 (p. H6)

Todo esse contexto nos leva a crer que: a corrupção existe, mas o que podemos  fazer a partir dela cabe somente a nós. Espero que no Brasil, as punições para os corruptos sejam cada vez mais duras e eficazes, e que sirvam de lição para os próximos.
E de repente, (seria pedir muito?) mas seria interessante se algum chef brazuca pudesse criar alguma receita para ficar na história. Já imaginaram em comer o bolo do mensalão? Bom, te uma forma ou de outra, teve gente que já o comeu (risos).

Watergate Salad
1 lata de abacaxi picado, com seu suco de abacaxi drenado - reserva o suco
2 pacotes pequenos de mistura de pudim instantâneo de pistache
1 copos de iogurte natural gelado
2 xícaras de marshmallows em miniatura
1 xícara de pistaches ou nozes picadas ou nozes

Preparo: Escorra o abacaxi, mas reservando o suco! Misture metade do suco de abacaxi com a mistura de pudim até ficar bem misturado. Juntar o iogurte e cuidadosamente misture o abacaxi, os marshmallows e as nozes. Adicione o suco de adicional apenas se necessário – tem que ficar uma mistura não muito mole. Cubra com filme plástico e leve  a geladeira pelo menos uma hora ou, de preferência faça durante a noite para comer no outro dia. Sirva em taças individuais com glacê. DICA: no Brasil é difícil achar o pudim de pistache, então use pudim instantâneo sabor baunilha e adicione essencial de pistache e um pouquinho de corante verde.

Watergate Cake
1 pacote de mistura para bolo branco
3 ovos
1 xícara de óleo vegetal
1 xícara de soda limonada
2 pacotes mistura para pudim instantâneo de pistache
1 mistura para glacê pronto preparado de acordo com a embalagem
1 xícara de leite frio
Pistaches para decorar

Preparo: Combine a mistura de bolo, ovos, óleo, a soda e um pacote do pudim de pistache, misture bem até incorporar tudo. Despeje a massa em uma forma de  13 x9 cm,  untada e enfarinhada. Asse em forno a 350 graus F (175 º C) por 30 a 40 minutos, ou até que um palito inserido no bolo ele saia limpo. Esfriar completamente. Enquanto o bolo está no forno, misture o pacote restante de pudim de pistache, com o leite e a mistura para glacê. Rechear  e cobrir o bolo com essa mistura, decorar com pistaches. Servir gelado

Nenhum comentário:

Postar um comentário