segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Pão da Gratidão apresentado na Cearáfest-pão 2012


Estes dias fui surpreendido em um evento que compareci, aqui em Fortaleza... estava eu na Cearáfest-pão 2012 (uma junção da Cearápão e da Festpan), evento que sempre atrai alguma novidade para as terras alencarinas, mas desta vez  teve um gostinho mais que especial.



Logo no primeiro dia do evento o público  foi apresentado ao Pão da Gratidão, em suas duas versões (doce e salgado) que será a aposta da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria -  ABIP, como  símbolo para o Dia Nacional de Ação de Graças. 
Pão da Gratidão versão doce - com passas e vinho


Pão da Gratidão versão salgada - com cebola, salsa e alho desidratados.

Acontece que durante a preparação dos pães, no estande M.DiasBranco, algo me pediu para entregar um cartão a moça que estava ao  meu lado e para a minha surpresa, era Graciete Pedrosa,  Gerente Executiva do Comitê Brasileiro de Regaste do Dia Nacional de Ação de Graças (DNAG)... alguns minutos de conversa e eu já estava no estande do Comitê, onde tive para minha grata surpresa  a constatação que esta confraria se encontrava num dossiê do Comitê que trazia os apoiadores do Resgate do DNAG. É sempre bom saber que o nosso tempo dedicado a esta Confraria é reconhecido, de alguma forma.


Eu e Graciete Pedrosa


Nosso confrade Pedro Júlio com Graciete 
A equipe do Grupo M.Dias Branco
Os especialistas da panificação preparando suas delícias 
Aproveito para agradecer a Graciete Pedrosa pela boa conversa, pelas explicações e para reforçar que podem contar com esta confraria para apoiar o resgate pelo dia nacional de Ação de Graças.
A Cearafest-pão 2012 trouxe mais uma vez expositores a nível nacional de produtos ligados a panificação, confeitaria e de uso na gastronomia em geral (maquinas equipamentos e ingredientes que fazem a diferença na hora de atrair o consumidor. Sem contar nas homenagens ao centenário do rei do baião e nas oficinas e palestras, sempre lotadas e disputadas pelos visitantes da feira como as do Chef Alexandre Bispo e Geny France com sua aula Show).  


Harald e Central do Trigo homenageiam os 100 anos de Luis Gonzaga, produzido com o Puro Chocolate Harald Melken e Cobertura Harald Top, Ceará Fest Pão Fortaleza – de 29 a 31/08 om nosso Chefs Chocalatier – Alexandre Bispo e Técnico Chocolatier André Bispo

isso deu água na boca!!!


Nada melhor do que um pão quentinho!
A sanfona de chocolate do chef Alexandre Bispo
No verso da sanfona, uma imagem bem nordestina - tudo feito com chocolate!!!
Bispo trabalhando
Nossa querida Geny France
Mas senti falta de alguns estandes que estiveram presentes no evento do ano passado, como os das padarias de Fortaleza - que na edição anterior levaram alguns exemplares de suas novidades gastronômicas para oferecer como degustação aos visitantes. Um lançamento interessante deste ano foi o sorvete sabor pé de moleque da Kibon, que eu amei!!!


A equipe da Kibon
Não posso deixar de agradecer aos profissionais da confeitaria e panificação pela dedicação na transmissão do conhecimento
Mas devo confessar que foi justamente o pão da gratidão a “menina dos olhos” desta edição do evento. Obviamente que experimentei as duas versões do pão e lhes digo: vale muito a pena preparar estas receitas, o resultado  fica uma delícia – sem contar na simbologia que ele vem trazendo e na nossa parcela de contribuição ao resgate a cultura que estaremos fazendo.
No entanto a história do pão da gratidão começou  alguns meses atrás quando o Grupo M. Dias Branco criou, em parceria com Associação Brasileira da Indústria da Panificação (ABIP) e o Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças (DNAG), a campanha Pão da Gratidão. A ação tem como objetivo ressaltar a importância do pão como símbolo do Dia Nacional de Ação de Graças, comemorado em 22 de novembro.
As duas receitas do Pão da Gratidão foram desenvolvidas por especialistas do Programa de Apoio a Panificação (PAP), do Grande Moinho Tambaú (GMT) e da Divisão de Gorduras e Margarinas Especiais (GME), foram preparadas com a farinha Medalha de Ouro, que faz parte do portfólio do Grupo M. Dias Branco.  A seleção das receitas foi realizada durante a Feira Internacional de Panificação e Confeitaria (FIPAN), no dia 17 de julho, em São Paulo, por meio de uma exposição e degustação dos pães. Para a escolha da receita, foram avaliados critérios como, receita inovadora, apelo de saudabilidade, mão de obra qualificada e dedicada, praticidade e o custo da receita.  


Definitivamente o resultado dos pães foi maravilhoso. Sem contar que são receitas fáceis de preparar, que apresentam um potencial enorme para cair no gosto popular – confesso que o pão da gratidão salgado, feito com especiarias, aqui  friso a cebola – que deu todo um toque especial ao pão, me encantou ao ponto de já querer ter o pão na padaria para consumo imediato. 
Mas as coisas não acontecem assim, de uma hora pra outra, e o Comitê pelo Regaste do DNAG está trabalhando com a ABIP para que  até 2014 o pão da gratidão já esteja presente em todas as padarias brasileiras, como símbolo oficial pelo Dia de Ação de Graças.
Para isso  vejamos o que propõe o Comitê:

 MISSÃO

Consolidar o DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS| DNAG como um instrumento de mobilização social, com o fim de oportunizar ajuntamentos, confraternizações e ações de assistência social, resultantes do sentimento de Gratidão a DEUS.

VISÃO

Até 2014, ver todo o Brasil comemorando o DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS | DNAG.

OBJETIVOS

1. Propiciar a celebração do DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS | DNAG, em âmbito nacional, a 4ª quinta-feira do mês de novembro de cada ano, data oficial no Brasil, conforme a Lei Federal nº 781/49, regulamentada pela Lei nº 5.110/66;

2. Estimular a cultura de gratidão a DEUS na nação brasileira;

3. Incentivar a celebração do DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS | DNAG por meio de Confraternizações, Ajuntamentos e da Assistência Social;

4. Incentivar a celebração do DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS | DNAG nas famílias, estabelecimentos de ensino, órgãos públicos, empresas públicas, de economia mista e privadas, comunidades religiosas, desportivas, militares, nas ONG's e nos demais grupos sociais;

5. Perpetuar a ampla visão do Embaixador Brasileiro, Joaquim Nabuco, que, em 1909, ao final da primeira missa Pan-americana no DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS, celebrada na Catedral de São Patrício, emocionado declarou: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus";

6. Estimular a ampla divulgação do DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS | DNAG nos meios de comunicação e redes de relacionamento disponíveis;

7. Estimular o princípio da inclusão e do compromisso social, vinculando o ato da GRATIDÃO ao ato da DOAÇÃO, visando a diminuição da VIOLÊNCIA e a promoção da PAZ.




Que tal um bolo-caminhão?


Realmente louvável a atitude de todos os que se uniram para desenvolver este projeto. Eu, como não poderia ficar de fora, vou fazer minha parte por aqui, divulgando as receitas dos pães da gratidão na esperança de estar incutido na sua cabeça, caro leitor, a curiosidade de experimentar os pães e de prepará-los para o dia de Ação de Graças, que este ano cairá no dia 22 de novembro. Para mais informações sobre os eventos realizados pelo Comitê de Regaste DNAG acesse o site (Clique aqui).
A Cearáfest-pão teve seu encerramento com uma bela festa no Coliseu by  La Maison Buffet, estivemos  lá, eu e o confrade Pedro Júlio - porém não ficamos até tarde em virtude de outro eventos ao qual  tínhamos de comparecer. pena não termos encontrado Graciete pedrosa por lá até a hora que saímos, mas já aproveito para agradecer mais uma vez pelos convites, pelas conversas e pela ação que ela vem desenvolvendo.


Moi, no encerramento do evento.
Pedro Júlio



Pão da gratidão salgado (com especiarias)

Massa esponja
850g de farinha de trigo medalha de ouro
15g de fermento seco
480ml de água gelada

Massa reforço
150g de farinha de trigo Finna Mix Integral
16g de sal
25g de especiarias desidratadas (cebola, salsa e alho)
50ml de azeite de oliva

Preparo massa esponja: Misturar a farinha de trigo e o fermento na masseira na velocidade 1 até misturar bem, acrescentar a água gelada e misturar até homogeneizar por dois minutos. Misture por mais um minuto e deixe descansar por no mínimo 30 minutos. (isso tudo você pode fazer  na mão, mas vai levar mais um tempinho até tudo  ficar homogêneo). Massa reforço: junte o reforço com a esponja e faça uma massa lisa e homogênea. Em seguida divida a massa em pedaços de 350g gramas, boleie e deixe descansar pro dois minutos. Em seguida modele no formato de “filão” e deixe fermentar por mais 1 hora e 30 minutos. Depois disso, polvilhe com farinha de trigo e leve ao forno para assar por 30 minutos (temperatura media 190 graus)

Pão da gratidão doce (com uvas passas e vinho)

1300g de farinha de trigo
20g de fermento seco
135ml de agua gelada
100g de iogurte natural
300g de uvas passas
500ml de vinho tinto suave

 Preparo massa esponja: Misturar a farinha de trigo e o fermento na masseira na velocidade 1 até misturar bem, acrescentar a água gelada e o iogurtemisturar até homogeneizar por dois minutos. Misture por mais um minuto e deixe descansar por no mínimo 30 minutos. (isso tudo você pode fazer  na mão, mas vai levar mais um tempinho até tudo  ficar homogêneo). Massa reforço: misture a esponja com todos os ingredientes do reforço, exceto as passas, e bata na masseira até formar o ponto de véu, em seguida coloque as passas, e bata cuidadosamente, para não quebrar as uvas. Divida a massa em pedaços de 300g e modele no formado de  bola, deixe-as fermentar por 3 horas. Após isso levar ao forno quente para assar por 35 minutos (temperatura media 170graus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário