segunda-feira, 28 de março de 2011

Cora Pearl: um prato de carne que todos desejariam comer mas que ninguém poderia se atrever a cortar

Hoje acordei com uma  vontade enorme de comer carpaccio...Na busca de resgatar,  nos  veios da história mundial, algum momento interessante que pudesse ilustrar esta minha vontade súbita.
E como diz o ditado: “Quem procura, acha.” Acabei encontrando um fato verídico muito interessante que trata do ato de “comer” carne crua (risos). Espero que gostem!
E fui tentando resgatar, na história, algum momento interessante  que eu pudesse ilustrar esta minha vontade. E acabei achando um episódio interessantíssimo.
A famosa cortesã de luxo inglesa Emma Elizabeth Crouch, mais conhecida pelo seu “nome fantasia” de Cora Pearl, era famosa não só por sua beleza mas também pelas suas excentricidades.
Cora
Cora em 1864 ofereceu banquete para quatorze convidados, todos homens importantes os quais ela  havia, previamente, feito uma aposta dizendo que lhes serviria um prato de carne que todos desejariam comer mas que nenhum poderia nem se atrever a cortar.
Entre rios de incredulidade todos os convidados resolveram participar do desafio e  fizeram apostas consideráveis, fato que resultou uma pequena fortuna para os cofres de Cora.

 Dez minutos depois, os camareiros saíram da cozinha e dirigiram-se para a sala onde os catorze comensais esperavam impacientes com garfos e faca em mãos. Sobre a mesa colocaram uma enorme bandeja de prata sobre a qual se encontrava Cora, deitada em um leito de violetas, completamente nua, exibindo fartas e apetitosas carnes brancas e discretamente enfeitada com alguns raminhos de salsa.
Obviamente a esperteza de Cora Pearl a levou a ganhar a aposta que foi paga generosamente por todos os convidados...
Pra quem gostou do post e quiser conferir mais sobre a vida excêntrica de Cora Pearl recomendo procurar o livro abaixo nas melhores livrarias do país.


Carpaccio á moda do Barão

filetinhos bem finos de contra filé ou  carpaccio pronto
alcaparras
azeite de oliva
mostarda
queijo parmesão ralado grosso

Colocar os carpaccios distribuídos no prato e em seguida fazer o molho em uma vasilha a parte. Triturar algumas alcaparras com a ponta da faca como se fizesse uma pasta. tirar as alcaparras sem água que vem nela, com a faca tritura para ficar tipo uma pasta verde. Misturar com o azeite e a mostarda.

Para 1 vidro de alcaparras 500ml de azeite e a mostarda uma colher de sopa
mexer bem. Passar o molho em cima dos carpaccios e finalizar com queijo ralado grosso por cima de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário