sexta-feira, 4 de março de 2011

O Cheiro Bom e o Bolo de Cheiro

Fazia tempo – muito tempo mesmo – em que eu não me sentia assim, meio sei lá... Com jeito de BOBO... Sem ter adjetivo que fosse capaz ou suficiente para explicar um sentimento tão simples, porém complicado de se conceituar...
De certo que a simplicidade é algo complexo.
É Tão gostoso este cheiro de coisa boa no ar que chega a doer. E se eu levasse esta coisa boa pro lado gastronômico, seria algo mega, ultra, Power, delicioso,  que com certeza, engordaria minha alma para a felicidade deste Barão que vos escreve. Tanto que hoje só postarei um pouquinho de prosa, quase poética, feita no compasso cardíaco, enquanto os olhos estão  no forno – pro  bolo não queimar.
Quero mais e mais desta vida... Porque sentir o cheiro bom é que nem cuidar do jardim: precisa-se escolher boas sementes, regar, limpar a terra e conversar com as plantinhas . Senão, o lugar enche de erva daninha. E aí, nenhuma borboletinha virá me visitar.
Sentir o cheiro bom é como perceber o poder da natureza, ver a  terra dar frutos, ver o cio da terra causando o cio nos homens. Talvez seja por este motivo que nas antigas tradições a fertilidade da terra  esteja ligada a fertilidade dos homens; que através de celebrações ritualísticas faziam os corpos ficarem nus em meio aos campos recém-semeados, para que o cio humano provocasse a inveja da terra, e ela também se excitasse para o recebimento das sementes. O cio dos homens provocando o cio da terra. Mas o inverso também é verdadeiro: o cio da terra pode provocar o cio dos homens...
Li isso em algum lugar:
"Cio é desejo intenso, não dá descanso, invade tudo e provoca sonhos, semente que não se esquece do seu destino, vida querendo fertilizar e ser fertilizada, para crescer. Pois a horta é assim também. Não é coisa só para boca. Se apossa do corpo inteiro, entra pelo nariz, pelos olhos, pelos ouvidos, pela pele, toma conta da imaginação, invoca memórias..."
Mas sentir o cheiro bom é mais que isso. Talvez, seja como dizem as sagradas citações nos textos divinos:  que depois de criar todas as coisas,o Deus Todo Poderoso no seu ato de amor, parou, deixou cair os braços e foi invadido pelo puro deleite de ver a beleza de tudo o que existia na sua criação. Porque “Não só de pão viverá o homem”.
Vivo do que sinto. E estou plantando um pomar de delicias, pra me dar sempre cheiro bom o ano inteiro. Já ganhei as sementes. E agora, estou arando a terra, para fazer o plantio, fertilizar e depois colher.

Para ser rápida esta colheita, eu já quis até comprar umas mudinhas já crescidas. Pensei bem e mudei de idéia, porque o bom é poder viver cada etapa do crescimento, poder conhecer mais do meu poder de cultivador. E enquanto meus olhos ficam imaginando uma infinidade de cores cintilantes que virão do pomar das delicias, coisas vão acontecendo dentro de mim. Porque isso significa que elas existem dentro de mim. Se eu fosse cego para as cores, não me aperceberia de nenhuma diferença.
Pra não descuidar, plantei também uns pés de arruda e Ora-pro-nóbis – pra garantir proteção divina e fazer com que os olhos gordos não me impeçam de ser um bom agricultor e para que me d~eem uma colheita abundante.
Arruda

Ora-pro-nobis

Também já pedi aos deuses da chuva pra que ela, ao cair, venha delicada, sem enxurradas. E assim não me fazer perder nenhuma sementinhas das que já plantei.       
Neste mundo repleto de aromas misturados poder identificar um cheiro especifico, um cheiro bom é sempre uma realização extraordinária.
Os milionários compram suas caras essências e as colocam nos frascos mais rebuscados que o seu dinheiro pode comprar; os políticos  conquistam alguns cheiros através do seu poder; as celebridades seduzem os cheiros com sua fama. Eu, sem milhões, sem poder e sem fama, escolhi plantar. Plantei dedicadamente na esperança de vir bons frutos. E continuo plantando, enquanto balbucio frases diretas e simples. E agora só me resta esperar...

Já posso sentir o riso do cheiro bom explodindo durante a germinação. Vai rindo... Que eu vou comer bolo pra espera não me maltratar. O cheiro do bolo me consola...

BOLO DE CHEIRO

4 OVOS INTEIROS
1 XÍCARA DE ÓLEO
1/2 XÍCARA DE LEITE
1 COLHER DE SOPA DE BAUNILHA
2 XÍCARAS DE AÇUCAR MASCAVO
2 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO
1 COLHER DE SOPA DE FERMENTO EM PÓ
1 COLHER DE SOPA DE CANELA EM PÓ
1 COLHER DE CRAVOS-DA-ÍNDIA, QUE PODERA SER EM PÓ
2 MAÇAS VERMELHAS PICADAS
2 MAÇAS VERDES PICADAS
100 GRAMAS DE UVAS-PASSAS

Modo de Preparo
BATA NO LIQUIDIFICADOR TODOS OS INGREDIENTES NO LIQUIDIFICADOR. UNTE A FORMA COM MANTEIGA E POLVILHE-A COM FARINHA DE TRIGO, CANELA EM PÓ, E AÇUCAR. ASSE EM FORNO MÉDIO POR APROXIMADAMENTE 30 MINUTOS.

2 comentários: