terça-feira, 31 de maio de 2011

O Barão e o caso do Blue Lagoon Drink

Hello folks!
Bem vindos de volta a mais um post desta Confraria. E seguindo a linha “Bons Drinks” – e não querendo lhes deixar com ressaca, hoje vou tratar de mais uma delícia de beber.
Depois de uma aula de campo realizada no começo deste mês, em um dos restaurantes mais badalados de Fortaleza – o qual não terá o nome citado para não comprometer a imagem do local – eu me incomodei muitíssimo com algumas coisas que encontrei de errado por lá (meu lado de profissional perfeccionista falando mais alto). E este post é quase um desabafo... Vou contar o ocorrido.

Como alguns já sabem, estou  fazendo outra graduação (pois é, mais uma rsrsrs) e numa das aulas de A&B (Alimentos e Bebidas, para os íntimos) deveríamos realizar aula de campo em empreendimentos de restauração desta capital Alencarina. E o fizemos.
Eu, como sempre, me apegando aos detalhes – porque acredito que eles fazem as diferenças – fiquei vasculhando tudo no local que fomos visitar. O lugar estava com seus 4 ambientes (Chopp, Grill, Sushi e Pizza) pouco movimentados naquele dia.
Daí vocês imaginem, quase 50 alunos se movimentando de lá pra cá, querendo  ver tudo, saber de tudo, tentando ouvir e anotar toda informação que era solta pela moça que se fazia de Hostess e tentava esclarecer o que era o restaurante na prática. Alunos perguntando, garçons se movimentando, eu tentando me desculpar com os clientes que percebi incomodados com nossa presença...
De repente, fomos direcionados para o lado de fora do ambiente onde se encontra a chopperia do lugar. Escutei a professora me dizendo:
-Olha lá, o drink ta ficando verde!
Com isso corri imediatamente pro balcão do bar e lá, já encontrei os alunos do terceiro semestre, que faziam a cadeira de coquetelaria, anotando tudo, maravilhados com o feito do bartender. Mas eu, cheguei pra me decepcionar...
Perguntei pro bartender qual o nome daquele drink que ele tinha entregue aos alunos pra experimentar, e ele prontamente me respondeu, orgulhoso:
 – Se chama Lagoa Azul, foi eu que inventei. Com esta resposta eu tentei controlar meu riso, me virei pros alunos da coquetelaria e os indaguei se eles ainda não tinham visto aquilo na sala de aula. E eles me responderam que não. Eu sai  dali me acabando de rir. Fui ao encontro da professora e lhe disse, quando a encontrei: - Professora, o cara o bar disse que aquele drink é o  Blue Lagoon, e que foi ele que inventou.
- Mas Reubens, o Blue Lagoon não é verde.  – a profa me respondeu.
- Eu sei disso professora. Mas os seus alunos pelo visto não sabem. Pois estão lá, anotando informação errada e achando que o cara criou o  blue lagoon. E que ele é verde. Kkkkkkkkkkkkkkk – eu disse e sai.
Agora vejam vocês se eu me agüentaria sem falar isso depois na sala de aula. No dia do relatório, alem das outras “cositas” que encontrei de falhas neste episodio de visitação, o caso do drink voltou a tona pra explicitar que quando o cliente sabe do que ele consome, ele reclama e exige retratação. E só para engavetar este episódio no passado eu tenho que deixar a receite original do Lagoa Azul drink (Blue Lagoon) e as variações mais conhecidas. Nates, porém, algumas considerações:

o lugar visitado acabou no meu conceito e se tornou ONE HIT WONDERS – graças ao seu sushi. Pra quem não entendeu: One Hit Wonder é a denominação dada para aquele banda ou cantor (a) que conseguiu emplacar apenas um sucesso (alguém aí lembrou do Los Del Rio, com seu hit Macarena?). ou seja, no caso do lugar visitado, pra mim apenas o sushi se salvou.
O Blue Lagoon Drink foi o cocktail que imortalizou os anos 80, ficou super popular no Brasil e virou sinônimo da coquetelaria  Brasileira durante "a década perdida". Mas pelo que se sabe a história do surgimento dele é a mais simples de todas:
Teria o nome baseado na sua coloração (vinda do Blue Curaçao) e em homenagem àquele filme da sessão da tarde que consagrou a belíssima Brooke Shields como a musa de uma geração, e ao ser “remakeado”, apresentou pro mundo a não menos linda Mila Jovovich Musas com olhos tão azuis quanto a bebida ou a lagoa do filme.

Supostamente o  Blue lagoon foi  criado em  1960 por Andy MacElhone.
Andy MacElhone não era outro senão o filho de Harry, fundador do Harry's New York Bar, em Paris, e o inventor do Side Car e de Senhora White, para citar apenas as suas criações mais famosas em cocktail. O Blue Lagoon Drink teria sido inventado nos anos 60, quando o Curaçau Blue começou a ser distribuído em garrafas. No começo, ele servia o drinque com limão espremido na hora em vez de utilizar sodo limonada. 
Curaçao é um licor aromatizado com a casca seca da fruta laraha citros, uma planta não-nativa similar a laranja cultivada na ilha de Curaçao. Na realidade o aparecimento da fruta denominada laraha, foi resultado de uma experiência mal sucedida por parte de exploradores espanhóis que ao tentar cultivar mudas de laranjeiras tipo Valência, depararam-se com o clima árido e o solo pobre em nutrientes de Curaçao, revelando-se inadequado ao cultivo da laranja, pois os frutos resultantes eram pequenos e muito amargos.
Após descobrir que a casca da laraha mantinha grande parte da essência e aroma originais encontrados no varietal Valência e se deixada ao sol, acabava por liberar óleos aromáticos bastante perfumados, as cascas foram então imersas em tanques com álcool e água por vários dias. O tempo de permanência dentro dos tanques, é determinante para se obter um sabor mais ou menos amargo.
Após serem removidas da mistura e outros condimentos adicionados, a bebida foi então desenvolvida e comercializada pela família Senior (uma antiga família de ascendência judaica estabelecida no Caribe espanhol) durante o século XIX.

O licor é originalmente incolor, mas em algumas versões são adicionados corantes artificiais, geralmente nas cores azul ou laranja, conferindo uma aparência exótica aos coquetéis e outras bebidas mistas.
Outros fabricantes oferecem licores também denominados “Curaçaos” com diferentes sabores adicionados, tais como: café, chocolate, rum e passas, mas apenas o Curaçao of Curaçao fabricado por Senior&Co é considerado realmente o legítimo Curaçao!

Lagoa Azul

2/4 de vodca
1/4 de Blue Curaçau
1/4 de suco de limão
Soda limonada
Gelo
Ramo de hortelã - Opcional
Copo long drink
Coqueteleira

Modo de Preparo Coloque algumas pedras de gelo na coqueteleira e acrescente todos os ingredientes, menos a soda. Encha o copo de gelo e coe o conteúdo da coqueteleira no copo. Complete até a borda com a soda. Pegue um ramo de hortelã na palma da mão, dê um tapa para soltar o aroma e mergulhe-o no copo.Sirva-o.

Mar em Chamas

Pegue um copo e coloque uma dose de Curaçau Blue. Com um isqueiro, coloque fogo na bebida e deixe por alguns segundos até que pegue na bebida. tampe rapidamente com a mão. Chacoalhe e beba rapidamente toda a bebida, tampando o copo novamente com a mão. Chacoalhe novamente (o copo deve estar sem bebida nenhuma mesmo) e tire a mão rapidamente, puxando com a boca o ar (vulgo Baforar) de dentro do copo.



Blue Velvet (veludo azul)
Drink simples, intenso e com a origem obscura como só os clássicos sabem ter. Hit em ocasiões sociais, chama atenção pela cor e não fracassa nem um pouco na avaliação do sabor.

Champagne
Curaçau Blue
Cereja
Passo a passo: Sirva a champagne bem gelado até faltar aproximadamente um dedo para encher a taça. Se sua taça não estiver gelada, ele vai espumar, então sirva menos da metade da taça e espere que o líquido diminua a temperatura da taça, depois disso complete a dose. Adicione um splash de Curaçau Blue para colorir e acrescentar um leve aroma cítrico ao drink. Mergulhe uma cereja e seja pago com sorrisos de admiração.

Um comentário:

  1. Honorável Barão de Gourmandise,
    Qual não fora minha grata surpresa ao me deparar com estas traçadas e me deleitar com tamanha criatividade, nobreza, humor, bom-gosto e inteligência nos temas tratados?!
    Não resisti ao ímpeto ... tornei-me súdito (seguidora!)
    Muito bom, muito bom mesmo sua ideia e blog!
    Parabéns!
    No seu dia dedicado a caridade e aproximação aos meros mortais, data esta que todo nobre contemporâneo tem (nem que seja por puro marketing pessoal, rsrsrs!!) podendo, saúde-nos com a honra de também nos visitar em nosso http://gestaonahospitalidade.blogspot.com!
    Um fraterno abraço de sua mais nova "plebeia"!

    P.s. Amei, Ameiiii, de verdade todo o pouco que vi aqui!

    ResponderExcluir