quarta-feira, 3 de agosto de 2011

II Mesa Ao Vivo Fortaleza

        Definitivamente o  ceará é terra de gastronomia!
Basta pegar um avião e desembarcar em qualquer estado brasileiro para você vai encontrar um cearense administrando forno e fogão nos restaurantes mais badalados. Porém falta ainda visibilidade para estes profissionais no próprio Estado – ou pelo menos faltava.
Ontem tive oportunidade de ir, pela segunda vez, a um evento gastronômico encantador, o Mesa Ao Vivo – que tem, dentre outras funções, enaltecer a qualidade e criatividade da mesa e dos profissionais cearenses.

Com o sucesso da primeira edição do evento, no ano passado, o Ceará se posicionou como “fonte de matéria-prima e mão de obra qualificada” para a gastronomia, e realizou ontem o coquetel de abertura da segunda edição do Mesa Ao Vivo Fortaleza, que acontece de 2 a 4 de agosto no Senac-CE. Como mote de inspiração para esta realização tem-se: “Mar, Serra e Sertão: as Raízes da Cozinha Cearense”.
O evento, além de valorizar a gastronomia cearense recebe importantes chefs do mundo gastronômico, como Alex Atala; o francês Pascal Valero, do restaurante Kaá; e o casal Jefferson e Janaína Rueda, do bar Dona Onça.  Nesse time ainda estão Eudes Assis, do Seu Sebastião, de Maresias, no litoral paulista, e Flávia Quaresma, chef do Rio de Janeiro. Entre os representantes da cozinha cearense estão o alemão Bernard Twardy, do Beach Park; Élcio Nagano, do Soho; Mattu Macedo, do Centro de Formação Gastronômica Mattu Macedo; Marie Anne Bauer, do Âncora; e Lúcio Figueiredo, do Vonjilô.
Para auxiliar os chefes do SENAC, os alunos do cursod e gastronomia.
E como não poderia deixar de ser, atendendo ao convite de Baronesa do Cratinho de Açúcar (Célia Augusta), este Barão que vos escreve esteve presente no evento se deliciando não apenas com boa ambientação, boa comida e bebida, mas também com boas companhias, como a da estimada Profa. Dra. Keila Mota e Vladia Gomes. Para mais informações sobre o evento acesse  http://aovivo.prazeresdamesa.com.br/fortaleza/ .
Baronesa do Crato de Açúcar, barão de Gourmandise e Keila Mota

E como boa "formiga" que sou, cabe aqui fazer uma resalva para mostrar o "xodó" do evento: um bolo maravilhoso, construido no formato de almofada para renda de bilrro. Fez-se fila para fotografar a delícia açucarada, repleta de detalhes impressionantes pela simplicidade e perfeição.
Bolo Almofada de Bilrro


E falando em coquetel, depois de algumas taças de espumante e vinho, depois de degustars doces e salgados, não seria justo eu apenas postar comentário sobre o evento e não citar nenhuma informação adicional. Então, trato aqui  de termo ‘coquetel clássico’ – pelo simples fato de eu o ter ouvido enquanto  circulava pelo evento.
Na definição formal, o termo coquetel clássico é utilizado para definir um drink que surgiu depois da publicação de Jerry Thomas, em1887, Bar Tender’s Guide, e antes da “Prohibition” nos Estados Unidos em 1934. O que é diferente dos coquetéis tradicionais que surgiram antes de 1887 ou dos modernos depois da “Prohibition” e antes de 1990. Ficou confuso isso, não?
Então vou colocar nos meu conceito: para este barão, clássico é um coquetel que se tornou conhecido no mundo inteiro por ser excelente - “um clássico” que não pode faltar nos bons eventos. Que possui linguagem universal sendo então reconhecido pelo nome em qualquer bar e restaurante do planeta. Normalmente os clássicos entraram para a IBA (International bartenders Association), o órgão que reconhece o coquetel como oficial. Os mesmo estão devidamente estratificados na foto abaixo (clique nela para ampliar e anotar as medidas perfeitas para cada drink).

Com as inovações da coquetelaria atual, com seus drinks moleculares e  misturas pra lá de inusitadas, eu ainda credito na credibilidade e personalidade de um drink clássico – Afinal, o drink clássico não se tornou clássico à toa. Então não tem  por que ignorá-lo?
Eu, ultimamente estou na febre pelo Angel’s Kiss. Experimente você também e depois me escreva contando se ele não é mesmo uma maravilha!!!

Angel’s Kiss Drink


Copo: shooter
Montagem: colocar em camadas segundo a
ordem abaixo. 
¼ de creme de chocolate branco
¼ de sloe gin
¼ de brandy
¼ de creme de leite


Um comentário:

  1. Mon chérie Baron, félicitacions à vous!
    Nossa amizade e parceria são os temperos das nossas vidas. Para tal, se fazem nessários encontros como estes para aprimorarmos nossas criações literárias e nossos conhecimentos enogastronômicos. Agora, o melhor de tudo, é que em vários desses, podemos contar com a presença de pessoas como pessoas como Fernando Barroso, e as Prfªs Dra Keila Mota e Vladia Gomes,savant sur la cuisine du Ceará et du monde! bisous!

    ResponderExcluir