domingo, 14 de outubro de 2012

A Virgem Vermelha: Hildegart Rodríguez Carballeira


O tempo tem passado rápido!  - ou, pelo menos é esta a impressão que o comércio quer que nós tenhamos. Sim, porque antes mesmo de passar o dia das crianças, eu já via enfeites de natal sendo colocados à venda por aqui. Daqui algum tempo vai ser “Natal” todos os dias!
Este comentário tem um “Q” de indignação. Porque as pessoas não deixam mais o tempo fluir como ele deve, estão todas apresada, ansiosas, querendo que tudo ocorra logo. E quando as coisas ocorrem, os fatos passam num piscar de olhos; e já estão de olho em algo lá na frente... qual a graça disso? Eu acho legal se preparar pra datas comemorativas, mas não precisa ser tanto.
Não duvido nadinha que hoje a tarde, quando as portas dos shoppings abrirem, as placas, vitrines e demais parafernálias do marketing que estavam voltadas para o dia das crianças tenham sido trocadas por um monte de morcegos, bruxas e afins, já avisando que o halloween vem ai.

Depois do natal, o halloween é a comemoração que mais me agrada aos olhos. Isso se deve pela cultura que sustenta a festividade – por se tratar de uma comemoração advinda da religião antiga celta.



Nesse contexto resolvi começar a preparação para o dia das bruxas, testando algumas poções – digo receitas [risos] -, que possam incrementar a noite de 31 de outubro.
Eu bem sei que nas comemorações de halloween é típico se encontrar ponches ruins e mal feitos, sendo oferecidos por aí. Então pelo menos para ofertar uma bebidinha que preste, este post hoje trará, além da receita do drink chamado de SANGUE DE VIRGEM, trarei mais drinks interessantes e uma história de terror real, pra fazer a conversa da sua festa de halloween ganhar altos pontos no ibope do terror.
Infelizmente a história que vou contar não aconteceu no mês de outubro, mas do que importa a data do ocorrido quando  se trata de uma história macabra e real?

A época: 9 de JUNHO de 1932
O arquétipo: É o mito de Frankenstein que se converte em realidade.
O fato: Um brutal caso real que comoveu a toda a sociedade da época - A história de uma mãe que concebeu à mulher perfeita e seu trágico final.

Hildegart Rodríguez Carballeira foi uma menina prodígio, concebida por sua mãe como modelo de mulher do futuro. Aos três anos já escrevia, e aos oito falava seis idiomas. Licenciou-se em filosofia e letras, bem como em direito, e quando morreu estava estudando medicina.


Hildegart

Concebida como experiência científica, a menina não teve infância. Dedicou-se ao estudo constante, com dois temas prioritários: a filosofia racionalista e tudo que fosse relacionado com o sexo. Sua mãe pensava que essa era a única forma de não cair na armadilha que esteriliza o talento de muitas mulheres.
Separar a vida de Hildegart da de sua mãe, Aurora Rodriguez Carballeira, é praticamente impossível. É um caso no qual a realidade supera a ficção. Como se tratasse de uma personagem de alguma novela de Garcia Marquez,
Aurora urdiu um plano com toda uma riqueza de detalhes: daria à luz a uma menina que levaria a Espanha a uma nova ordem social. E como não tinha banco de sêmen na época, selecionou a dedo aquele que viria a ser o pai de Hildegart.



Uma menina, tal como ela queria, nasceu em 9 de dezembro de 1914 com o nome de "Hildegart", que segundo explicava sua mãe, significa "jardim da sabedoria".
Hildegart foi uma das pessoas mais ativas de seu tempo no movimento pela reforma sexual na Espanha, e esteve conectada com a vanguarda europeia nesse tema, tendo correspondência com Havelock Ellis, de quem era tradutora. Ademais, era uma solicitada palestrante. Manteve uma extensa correspondência com personalidades europeias da época, entre elas com H. G. Wells admirador de sua inteligência, a quem acompanhou extensamente quando visitou Madri e cuja pretensão de levá-la a Londres como secretária deu lugar às paranoicas conspirações de sua mãe.
Foi co-fundadora, com o Dr. Gregório Marañón e outros, da "União para a Reforma Sexual Espanhola". Este movimento considerava a vida sexual como positiva, defendia a emancipação da mulher, seu acesso à educação e a igualdade de direitos em geral, entre homens e mulheres. Nesta época, a Espanha, assim como a Alemanha, era um país com ideias muito avançadas em relação à igualdade entre os sexos e à sexualidade.



Paradoxalmente, os conhecimentos de Hildegart sobre a sexualidade eram teóricos. Sua mãe desprezava "o prazer carnal" e nunca permitiu que a filha tivesse intimidade alguma, nem amigos, nem oportunidade de passar algum tempo sozinha com um homem. Havelock Ellis chamava-a "a virgem vermelha", fazendo referência a suas tendências esquerdistas e as suas nulas experiências sexuais.
Mas o plano de Aurora não saiu como tinha previsto. Hildegart chegou à maioridade, e cada vez demandava mais autonomia e seguramente não lhe faltava vontade de experimentar a intimidade sexual sobre a qual tanto tinha escrito. Certa manhã, na cabeceira de sua cama, sua mãe disparou quatro tiros mortais à queima-roupa. Com 18 anos de idade morreu assassinada pela própria mãe em 9 de junho de 1933.


Velório de Hildegart
Assim, resulta surpreendente saber que as mulheres europeias dos anos 30 eram interessadas em sexologia, de que promoviam o amor livre e que a luta pela igualdade da mulher não é tão nova como parece.

Drink Sangue de Virgem

Bata rapidamente no mixer partes iguais de:
Xarope de groselha
Vodka
Gelo
Leite condensado




Se preferir decore uma taça com cobertura de morango para em seguida colocar a bebida. Sirva bem gelado!




Bloody Rum Punch

1 garrafa de 750 ml de rum Cristal Don Q
½ garrafa de vinho tinto
180 ml de suco de limão fresco
180 ml de licor triple sec.
180 ml de xarope de groselha simples
2 limões, cortados em rodas finas
2 laranjas vermelhas, cortadas em rodas finas



Preparo: Adicione todos os ingredientes em uma tigela de ponche grande e coloque na geladeira por pelo menos duas horas antes de servir. Sirva sobre o gelo em um copo soco.

Fonte: http://www.amoralacarte.com.br/?p=2305

Sombra Negra - Para uma dose:
1 gomo de limão
Açúcar granulado prateado (pode ser substituído por açúcar cristal branco, que dá o mesmo efeito)
1 dose de vodca preta Blavod ou vodca comum com 2 gotas de corante preto (comestível)

Preparo: Umedeça a borda da taça de Martini com o limão, cubra com o açúcar e leve à geladeira até a hora de servir. Coloque gelo até a metade de uma coqueteleira e misture com a vodca. Agite. Coe na taça refrigerada e sirva.

Beijo da Morte

Espumante ou Champanhe
Cereja Maraschino

Preparo: Encha uma taça de champanhe com o espumante gelado. Complete com a cereja.

Sweeney Todd - Para uma dose:
90 ml de suco de manga concentrado
5 gotas de corante vermelho (comestível)
1 dose de tequila
1 oz. suco fresco de lima
15 ml de Cointreau
30 ml de suco de cranberry
3 gotas de corante preto (comestível) (mais 3 ou 4 gotas)

Preparo: Derrame o suco de manga em um copo “long-drink; misture o corante vermelho. Coloque gelo até a metade de uma coqueteleira, junte a tequila, o suco de lima, o Cointreau, o suco de cranberry e 3 gotas do corante preto; agite. Coe a mistura de tequila para o copo, derramando bem devagar nas costas de uma colher para criar uma camada acima do suco de manga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário