quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Croque-Monsieur: misto quente metido a besta, com sotaque francês!


Que atire a primeira pedra aquele que nunca comeu um misto quente, quando a preguiça não lhe permitiu preparar algo, ou devido a correria do dia-a-dia. Talvez, o misto quente, seja um dos sanduíches mais comidos no mundo todo – sobretudo, insisto, pelos preguiçosos!!!
Eu estava na cantina da faculdade antes de ontem, quando vi um cara pedir um misto quente e a moça da cantina respondeu que não tinha, mas que teria outros salgados mistos.  O cara não gostou da resposta e saiu dali. Fiquei pensando naquilo... Como uma cantina não teria o sanduíche mais fácil de preparar – depois do queijo quente? (risos).
Pensando nisso resolvi escrever o poste de hoje sobre um misto quente. Porém numa versão um tanto, digamos mais "fina" dele. Não por isso, teria que vir com o nome francês - para dar glamour ao sanduíche. Estou falando do Croque Monsieur.


Croque Monsieur é um prato típico de lanchonetes e bistrôs franceses: pão, queijo, presunto, molho branco, levado ao forno para gratinar...  é peça chave para aqueles que gostam de comida rápida (é ainda, o “oásis no deserto” para os preguiçosos). Sua versatilidade lhe permite figurar como prato principal - quando acompanhado por uma salada, ou como lanche - quando acompanhado de um café, suco ou refrigerante.
Sua origem traz controvérsias: apesar do nome francês, alguns acreditam que sua origem está na Inglaterra, onde se pode encontrar receitas antigas de um sanduíche chamado Welsh Rarebit - feito de queijo e levado ao forno. Basicamente o que se considera como Croque Monsieur é a versão francesa doesse sanduíche inglês, onde se acrescenta presunto.
A respeito do Welsh Rarebit, algumas histórias sugerem a origem do nome para este sanduiche feito com "coelho do País de Gales". Ele pode ser conhecido como: Rarebit ou Welsh rarebit ou ainda Welsh rabbit (o nome original data do século XVIII – como conta o Brewer's Dictionary of Phrase and Fable - o nome exato do prato é discutido, encontrando-se a designação "Welsh Rarebit" em livros de culinária recentes mas "Welsh rabbit" em livros mais antigos, embora a receita não contenha coelho. Seria uma "gozação" dos ingleses aos primos pobres gauleses, que comiam o sanduíche de queijo porque não tinham dinheiro para comprar carne de coelho. Vejamos a receita so  século XVIII para este tipo de sanduba:

Welsh Rarebit


2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de mostarda Dijon
1 colher de chá de molho inglês
½ colher de chá de pimenta do reino
60ml de porter (cerveja)
200g de queijo cheddar em fatias de pão
Preparo: Derreta a manteiga em uma panela e adicione a farinha. Cozinhar esta mistura durante cerca de dois minutos, garantindo que a farinha não queima. Adicione a mostarda, o molho inglês e a cerveja. Cozinhe por cerca de quatro minutos depois de começar a ferver adicionar o queijo ralado, pouco a pouco, para que este não se queime no fundo da panela. Enquanto o queijo está derretendo fatiar o pão e torrar de um lado na grelha. Quando o queijo estiver fundido ao molho, colocar sobre pão torrado recheando-o e acrescentar da mistura de queijo na parte superior do lado do pão cozidas. Coloque de volta na grelha até que o queijo ganhe cor de um marrom dourado.

Esta combinação de "ham and cheese" (Presunto e Queijo) está presente em quase todas as culturas gastronômicas ocidentais! que nada mais é de um misto quente metido a besta, com sotaque francês!
Mas para deixar esse post mais interessante, e criar caso com alguns historiadores, acontece que também se pode atribuir à Austrália, como sendo outro suposto lugar para o surgimento do croque-monsieur, quando se sabe que os primeiros aborígenes nômades daquele país já preparavam sanduíches com duas fatias de pão e recheio que seriam levados ao fogo. Esta preparação "torrada", então, apareceu na Indonésia e no Pacífico alguns séculos mais tarde.
A forma mais comum de se encontrar o Croque Monsieur é feita de pão quadrado (molde de pão de forma) só que feito de brioche, coberto com presunto e queijo gratinado. O croque monsieur foi proposto pela primeira vez em 1910 em um menu de café parisiense, localizado no Boulevard des Capucines.
Em 1919, o escritor Marcel Proust refere-se ao sanduíche no seu famoso livro "À l'ombre des jeunes filles en fleurs" (À Sombra das raparigas em flor), onde dizia assim:

Or, en sortant du concert, comme en revenant sur le chemin qui va vers l'hôtel, nous nous étions arrêtés, ma grand-mère et moi, pour échanger quelques mots avec Mme de Villeparisis qui nous annonçait qu'elle avait commandé pour nous à l'hôtel des "croque-monsieur" et des "œufs à la crème".


Traduzindo, mais ou menos, queria dizer isso: "Agora, fora do concerto, como retornar para o caminho que leva ao hotel, nós fomos parados, minha avó e eu para trocar algumas palavras com Madame de Villeparisis que nos disse que ela tinha encomendado para nós no hotel o "croque-monsieur" e " ovos ao creme". '
No entanto, a origem do significado é realmente desconhecida. Alguns gastrônomos e historiadores acreditam que a palavra "croque" serve para designar torradas embebidas em ovo. E que a origem do nome teria ocorrido durante um mal entendido ocorrido em cafés parisienses, onde na correia com muitos pedidos, um garçom ao entregar o prato, dise o termo  Senhor (monsieur) no fim de sua frase (Tipo assim: Le croque, monsieur. ) E foi entendido de outra forma pelo cliente, que achou que Monsieur fazia parte do nome do prato ( tipo assim: Le croque-monsieur). Perceberam a sutil diferença que batizou o prato?
Eu até poderia criar uma historia rápida para esta origem: imagine um Senhor (monsieur) típico francês, em um café parisiense. O homem metido à gourmet solicitaria uma inovação no seu croque, e pediu ao garçom que o seu viesse gratinado – o que lhe foi prontamente atendido (Mas, acho que isso seria realmente sonho. Porque a França é um dos lugares do mundo, se não o único, aonde o cliente não tem direito de reclamar. Não sei se essa impressão é só minha)
Mas o mundo não é feito só de homens, e as mulheres não poderiam ficar de fora desta prosa... e eis que surgiu o "croque madame", por sua vez, é visto coroado por um ovo frito (ou ovo à cavalo). Coisas da evolução, da globalização - e de quem mais se quiser por a culpa por isso. Desta forma surge o croque-monsieur enriquecido com bechamel molho ou Mornay, com salmão, abacaxi, banana...


Quem deseja exclusividade ainda pode comer um croque especial na Itália, no famoso Bar croque-monsieur Harry, em Veneza; ou Grã-Bretanha , para experimentar o gosto do “coelho galês ou Rarebit Welsh”, um croque monsieur galês. Não satisfeito com esses, Durante os anos 90, surgiu em todos os cafés da França o "Croque-Poilâne", um croque-monsieur feita com o famoso pão padeiro Lionel Poilân.

Maneiras diferentes de preparar um croque:

Croque en sauce: Não hesite em experimentar o seu habitual croque com molhos, como creme de leite fresco ou bechamel! 


Croque montagnard:, deixe-se ser tentado pelo gosto exótico da  carne de Grisons: mas cuidado, ela é particularmente salgado.


Croque de la mer : sai o presunto, entra uma fatia de salmão defumado com um toque de creme de leite e uma pitada de endro. Se você deseja um croque-madame de la mer, desta vez coloque ovas de peixe-lapa ou salmão.


Croque à l’italienne: Um parente próximo de "Panino" italiano, basta substituir o presunto por presunto de Parma ou mortadela, colocar um tomatinho e manjericão - tudo sobre uma fatia de pão italiano.


Croque hispanique : Assim como o anterior, é só substituir os produtos franceses pelos espanhóis e voila. Vamos ter croque feito com queso Serrano y Manchego!


Croque sucré: Com frutas da estação e um pouco de manteiga. Morango, kiwi, banana: deixe sua imaginação fazer o resto.



Croque Monsieur (2 porções)

4 Fatias de brioche ou pão de forma
4 colheres de sopa de  Molho Béchamel 
4 colheres de sopa de Queijo ementhal ralado (ou gouda ou gruyere)
4 fatias grossas de presunto royale
Vinagrete de mostarda (receita abaixo) para acompanhar uma salada de folhas

Preparo: Em refratários individuais, coloque uma fatia do pão, 1 colher de sopa do molho bechamel e 1 colher de sopa do queijo. Cubra com 2 fatias de presunto, 1 fatia de pão, 1 colher de sopa de molho bechamel e finalize com 1 colher de sopa de queijo.

vinagrete de mostarda
1 1/2 colheres de sopa de vinagre de vinho;
03 colheres de sopa de óleo ou azeite;
1/4 colher de chá de sal;
1/4 colher de chá de pimenta-do-reino;
1/4 colher de chá de mostarda.
Bata muito bem todos os ingredientes com um batedor ou garfo, até que o molho fique bem cremoso. Se quiser, use um fuê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário