terça-feira, 23 de outubro de 2012

Coma como um vampiro de Bom Temps


Se existe um personagem que não pode faltar na comemoração do dia das bruxas, depois delas, seria o vampiro. O halloween não é o mesmo sem esses seres das trevas e suas faces pálidas com dentes pontiagudos, sedentos pro sangue fresco.


Eu sempre gostei muito dos vampiros, não sei explicar como e quando comecei a gostar deles. Já li o clássico de Bram Stoker e as crônicas de Anne Rice  milhões de vezes, sem cansar. E antes que alguém me mande um comentário perguntando se eu gosto do Edward Cullen, já adianto que não sou fã da saga crepúsculo, pois prefiro os sedutores vampiros da senhora Rice ou o conde de Abraham "Bram" Stoker.
Gosto não se discute, ou talvez neste caso, ele seja relevante, já que o post de hoje fala sobre o apetite dos vampiros de Bom Temps.


Na atualidade a serie sobre vampiros intitulada de True Blood me agrada em muitas coisas. True Blood  é considerada uma série de TV dramática estadunidense criada por Alan Ball, baseada na série de livros The Southern Vampire Mysteries da americana Charlaine Harris. 
O programa é exibido pela HB Onos Estados Unidos e foi ao ar pela primeira vez no dia 7 de Setembro de 2008. True Blood fala sobre a coexistência de vampiros e humanos em "Bon Temps", uma pequena cidade fictícia localizada em Louisiana. A série é focada em Sookie Starkhouse (Anna Paquin), uma garçonete telepata que se apaixona pelo vampiro Bill Compton (Stephen Moyer). Exibida no Brasil pela HBO, domingo às 22h horário de Brasília.
O sucesso foi tão imediato que a primeira temporada recebeu elogios da crítica e ganhou vários prêmios, incluindo um Globo de Ouro, um Emmy e quatro Satellite Awards. A segunda temporada estreou em 14 de Junho de 2009 e teve indicações e prêmios significativos, além de ser bastante elogiada pela a crítica. Essa boa repercussão do seriado continua e hoje se encontra na quinta temporada, com a sexta já prevista para o ano que vem.



Este fato mostra que os vampiros sempre atraíram as pessoas. Isso evidencia a popularidade que eles exercem nos vários campos do entretenimento, quando eles passam se simples seres míticos para tornar a realidade mais animada com suas manias, hábitos e exotismo, a partir do momento em que deixam de ser sanguessugas para se transformar em estrelas. Era bem assim o Lestat de Anne Rice, um príncipe moleque, com alma de roqueiro, que adora ser visto como ele é: um vampiro temido e encantador.
Acontece que o True Blood agora foi além das expectativas. Recentemente publicou-se nos EUA um livro de receitas, True Blood: eats, drinks and bites from Bon Temps, no qual se pode encontrar as comidas e bebidas apreciadas pelos personagens no bar Merlotte e no restaurante Fangtasia – Tudo compilado pela chef Marcelle Bienvenu.


Na série é inegável a presença da gastronomia ao longo de todos os episódios, e vem justamente deste fato um dos fatores para a criação do livro. Nele as receitas são acompanhadas por fotos e trechos da série. Foi lançado no dia 05 de setembro deste ano pela editora Chronicle, mas ainda sem previsão de lançamento no Brasil.
Porém, pensando no incremento da sua festa de Halloween e na oportunidade de fazer você conhecer um pouco do conteúdo do livro, vou comentar as receitas que tive oportunidade de ler e de postar as que eu já pude experimentar em casa. .
Veja a Introdução escrita por Sookie:





Rubi Mixer por Nan Flanagan



O livro começa com uma receita com True Blood. Uma combinação de refrigerante de laranja gaseificado com grenadine e suco de limão.
4 onças v, como a Orangina, ou  San Pellegrino Aranciata
1 ½ oz Grenadine
1 colher de sopa de suco de limão fresco
Misturar  o refrigerante de laranja, a grenadine e suco de limão. Agitar a mistura antes de a utilizar.

William T Compton Cocktail



Esta receita é escrita pelo personagem de Bill Compton (Stephen Moyer), Rei da Louisiana que já namorou Sookie Stackhouse liderança feminina. "Eu tenho começado recentemente a mistura esta libação para os seres humanos que se juntam a mim para uma bebida", escreve ele. "Vê-los se divertir me dá uma nostalgia que me faz sentir quase. . . humano ".

1 oz vodka laranja
½ oz suco de limão fresco
3 onças de cerveja de gengibre
3 onças Tru sangue ou Ruby Mixer
gelo rachado
fatia de laranja para enfeitar
Despeje a vodka, suco de limão, cerveja de gengibre, e True Blood em um copo alto cheio de gelo. Decore com a laranja. Sirva imediatamente.

E se você está se perguntando o que "True Blood ou Ruby Mixer" significa, é o substituto do sangue sintético que os vampiros de True Blood beber, para que possam viver no mundo humano ... ou, em termos práticos, uma mistura de laranja, soda e grenadine suco de limão, que também vem em uma versão de pré-misturado.

Mama’s Whiskey Sour by Tara Thornton: Na 1 ª temporada, Tara proclama que ela está preparando uísque azedo para a mãe dela desde a primeira série. Agora nós também começamos  a entender a escolha de Lettie Mae Thornton  quanto a sua bebida para o café da manhã:  uma mistura de bourbon com  preparado de suco de limão (sweet and sour mix) é necessário pra fazer a bebida.

Beautifully Broken Bisque by Russell Edgington 




De todas as receitas do livro de True Blood, esta está mais próxima do sangue real. Feita em grande parte de beterraba, esta sopa de legumes capta o espírito de Talbot, o amor de Russell. Para fazer, veja a receita abaixo:
 2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 xícara de cebola amarela picada
3 ou 4 beterrabas médias, cortadas, descascadas, e cortadas em cubos (cerca de 4 copos)
½ xícara de cenoura picada
4 xícaras de caldo de legumes ou de frango
1 xícara de água
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino moída
Creme de leite para servir (opcional)
Aqueça o azeite em uma panela grande em fogo médio-alto. Adicione a cebola e cozinhe, mexendo sempre, até ficar macia, de 6 a 8 minutos. Adicione as beterrabas e cenouras e cozinhe, mexendo sempre, por 5 minutos. Adicione o caldo de carne, água, suco de limão, sal e pimenta. Leve a ferver, reduza o fogo para médio-baixo, tampe a panela e cozinhe até que as beterrabas são muito molinhas, de 20 a 30 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Usando o liquidificador, bata até ficar em puré.

Brujo Burger por Lafayette Reynolds: No livro de receitas de True Blood não estaria completo sem um hambúrguer do Lafayette – lala, para os íntimos. Trata-se aqui é uma refeição surpreendentemente artesanal, completo com cogumelos brancos, nozes picadas e um pão de hambúrguer macio. E assim foi nomeado em decorrência da presença de seu namorado morto: Jesus!

Sloppy Jason by Jason Stackhouse: Fiquei surpreso ao encontrar receitas by Jason aqui já que ele está sempre esperando pra comer a comida da sua  Gran (RIP) ou da Sookie. Esta receita foi  feita para confortar Hoyt quando Jessica começou a deslizar para longe dele, essa refeição é simples e superficial, assim como Jason.

Plaisir d’Amour Rabbit Stew by Maryann Forrester: Eu estava realmente esperando que haveria uma receita aqui para o famoso Souffle Maryann Hunter, mas eu acho rude e grotesco incluir um prato que requer um coração humano. Este guisado é um bom substituto, no entanto, e, como a introdução de Maryann à receita nos informa, é a refeição pós-orgia perfeita (risos). Entenderam?


Just Desserts Blood (Orange) Gelato by Talbot: Eu me lembro de ver este gelato na tela e fiquei pensando no gosto incrível (apesar do fato de que era, você sabe, feito de sangue), então eu fiquei  extasiado quando  o  vi incluído no livro. Felizmente, é com laranjas de sangue, uma espécie de laranja cujo interior é rubro, e decorado com hortelã, para dar um frecor.

Last Rites Pecan Pie by Tara Thornton Não havia nenhuma maneira deste livro não incluir a  torta de nozes pecan. O único problema que percebi é que  a receita foi escrita pro tara e não pela Gran de Sookie, no entanto, a introdução de Tara para a receita – onde ela agradece a Gran por ser mais uma mãe para ela do que Lettie Mae - é muito doce.  A torta parece ser tão boa quando a vovó em questão.



Way Back to Joy Banana Pudding by Sarah Newlin:  Aparentemente, pudim de banana de Sarah é mais do que apenas insinuações.

Sookie Stackhouse’s Gin and Tonic. A receita mais complicada de todas. É feito de gin e espere por isso ... tônica. Esta é uma receita real no livro True Blood.







Depois disso tudo, se você sabe ler em inglês compra seu livro pela internet e prepare algumas das receitas para o momento em que estiver vendo o seriado, assim tudo fica mais real e divertido. Ademais, o halloween está aí e você pode oferecer os pratos no menu da sua halloween party.

Nenhum comentário:

Postar um comentário