terça-feira, 9 de outubro de 2012

O Reuben sanduiche


Ultimamente eu tenho falado de sanduíches... acho-os interessantes, faço-os com umas combinações exóticas... gosto de inovar.
Na tentativa de postar algo sobre os sanduíches que colaborasse com o enriquecimento dos seus conhecimentos sobre o tema, caro (a) Leitor (a), fui investigar e acabei tendo uma surpresa: existe um sanduíche que, se não fosse pela falta de um “S”, teria o meu nome: Reuben Sanduíche – uma pena, porque o “S” no fim do meu nome dá todo um charme [risos] – de fato, gosto realmente do meu  nome (REUBENS - Lê-se róibens).



Engraçado que só este ano já tive uma surpresa parecida:  no último livro de Anne Rice, o personagem principal da trama, leva o meu nome, só que sem o  “S” (Reuben) - e o S faz toda a diferença rsrs. Dias antes do lançamento do livro  nos EUA, entrei em contato com a autora para comentar o caso, e recebi  e-mails seu com um comentário  gracioso ( como pode ser visto aqui).  Acho sempre  legal a interação e o poder que a internet tem dentre todos os outros meio de comunicação – mas esse é outro papo.
Quem leu a série de livro “A Mediadora”, da escritora estadunidense Meggin Patricia Cabot (mais conhecida pela abreviação Meg Cabot, ou pelo seu pseudônimo Jenny Carroll), lembra que Suze, a protagonista, tinha um padrasto chamado Andy, que era um excelente cozinheiro. Na trama, uma das refeições que o Andy preparou durante o livro é o sanduíche Reuben. Este sanduíche é tipicamente nova-iorquino, e Suze até comenta “Para um não nova-iorquino, até que o Andy fazia um Reuben razoável.”



Voltando aos sanduíches, mais precisamente ao Reubens Sanduíche, ele é uma mágica combinação de carne enlatada, chucrute, molho russo cremoso e queijo suíço – tudo isso envolvido por pão de centeio!
Quanto ao molho russo. devo confessar que este molho é algo que muito me agrada, sobretudo pra comer com salgadinhos. Embora hoje em dia se possa encontrar este molho nos supermercados, nada mais gostoso do que fazer o seu em casa – fica mais gostoso. Pode ser que isso se explique no amor – mas amor mesmo, não o SAZON.
Quanto a origem, existem algumas histórias que envolvem a criação do sanduíche Reuben:
   
1914 - Patricia B. Taylor, filha de Arnold Rúben (1883-1970), o fundador do Reuben's Restaurant and Delicatessen, lembra que o pai dela fez o primeiro sanduíche Reuben em 1914. Ela descreveu o incidente para Crag Claiborne de o New York Times em seu livro chamado  Craig Claibornes - The New York Times Food Encyclopedia:


O ano era 1914. Tarde da noite, uma senhora levando o ator Charlie Chaplin entrou no restaurante ( Reuben's Restaurant and Delicatessen) e disse: 'Rubem, faça-me um sanduíche, faça  uma combinação, eu estou com tanta fome que poderia comer um tijolo. "Ele pegou um pedaço de pão de centeio, corte duas fatias no viés e empilhou uma peça com fatias de presunto da Virgínia, peru assado e queijo suíço importado, que culminou com salada de repolho e um monte de molho russo especial de Rúben e a segunda fatia de pão. Ele serviu para a moça, que disse: 'Nossa, Rúben, este é o melhor sanduíche que eu já comi, você deveria chamá-lo de Seelos Annette Especial ". Ao que ele respondeu: " eu vou chamá-lo de Rúben Especial".

 


Em 1938, Arnold Rúben deu uma entrevista para as histórias de vida americano: Manuscritos do Projeto dos escritores federais, 1936-1940, Reuben e seu restaurante, dezembro 18,1938.Trechos da entrevista são os seguintes:

Eu vou falar sobre como eu tive a ideia de sanduíche. Eu tinha uma delicatessen na Broadway e um dia uma senhora entra, uma das damas de teatro, e ela estava meio pra baixo, eu acho, e ela me pergunta se tem alguma coisa para comer. Seu nome era Anna Selos. Bem, eu estava me sentindo bem, e resolvi fazer algo para ela. Bem, o que eu faço? Tomei um santo pão que eu usei para manter e agarrar a faca e, você sabe, pra fazer palhaçada, eu o cortei de viés. Então eu tom alguma carne assada, eu não me lembro de exatamente o que.  Então eu tomei um pouco de carne e queijo, e coloquei um pouco de tempero e outras coisas e eu fiz o sanduiche pra ela, era bem alto aquele sanduiche. Bem, a senhora só comeu, isso é tudo. Ela deve ria estar com muita fome. E quando terminou, ela disse, "Sr. Rúben, esses é o melhor sanduíche que eu já provei na minha vida. "Bem, a ideia vem a mim em um flash. Eu vou chamá-lo de sanduíche Anna Selos. Então, uma noite, ela traz alguns amigos, você sabe, as pessoas de palco e um homem de jornal, e esse cara, ele vai para a direita atrás do balcão e se faz um sanduíche, e então ele me diz por que não chamar o sanduíche como o nome de celebridades? Como o que aconteceu com a Anna Selos. Por que eu não chamá-lo de Anna sanduíche Selos? Bem, rapazes, em um flash, eu tenho a idéia. Pro diabo com Anna Selos! Eu vou chamá-lo de um especial Reuben.

1925 - Outra versão é Rúben Kulakofsky (1873-1960), dono de uma mercearia no atacado em Omaha, Nebraska, e co-proprietário do Mercado Central em Omaha 1900-1943, criou o sanduíche Reuben. Kulakofsky pertencia a um grupo de poker semanal e traziam seus próprios sanduíches com  aquilo que gostavam de comer e os dividia com os membros do poker. Um dos jogadores, Charles Schimmel, proprietário do Hotel Blackstone em Omaha, coloque o sanduíche Reuben no menu hotel.

1950 - George Leonard Herter, é cozinheiro e escreveu um livro de autênticas receitas históricas e Práticas, Volume II, e dá a sua conta sobre quem inventou o sanduíche de Reuben. Os escritos de Herter eram conhecidos pela sua mistura de lenda e história. NOTA: Não fui capaz de verificar as informações abaixo na minha pesquisa. Você é o juiz:

O sanduíche Reuben é, sem dúvida, uma das maiores contribuições de Nova York para o mundo de comer e é encontrado em restaurantes em todas as principais cidades da América do Norte. O sanduíche foi inventado por William Hamerly, um contador de Nova York e cozinheiro solteiro. Ele a chamou para Arnold Rúben, fundador do Restaurante Reuben em Nova York. Arnold Rúben tem feito um grande trabalho para instituições de caridade de Nova York. Ele, de fato, recebeu vários prêmios por seu trabalho de caridade. Hamberly chamou o sanduíche de Reuben, não porque ele fundou o Restaurante Rúben famoso, mas porque ele admirava suas obras de caridade. Como qualquer receita culinária realmente notável, o sanduíche Reuben se espalhou por toda América do Norte e até mesmo para a Europa em um tempo muito curto.


1956 - Snider Fern, chef do Restaurante Rose Bowl, em Omaha, foi nomeado vencedor do grande prêmio no concurso nacional de 1956 com a ideia do sanduíche promovido pela Associação Nacional de Restaurantes. O sanduíche Reuben obtido de forma quase imediata e teve fama nacional. Segundo a edição de setembro de 1956 da American Restaurant Magazine, em um artigo intitulado "Vencedores Sandwich nacionais:"

O Ruben, um sanduíche homem de tamanho saudável de corned beef, um tipo de carne enlatada preparada em salmoura e cozida lentamente em vinagre e temperos, chucrute e queijo suíço no pão de centeio e molho russo, é o superior da nação na opinião dos juízes do Concurso Nacional de Sanduíche. O Ruben foi apresentado por Snider Samambaia, chef do Restaurante Rose Bowl, em Omaha, Nebr.

O uso do corte de carne conhecido como corned beef, trata-se na maioria da vezes de peito ou 'fralda' bovinos inicialmente tratados em salmoura e posteriormente fervidos em vinagre em fogo lento. A origem do nome provém do processo de salga (ao que se acrescentam grãos de sal que em inglês se denominam corn). Assim, pode-se traduzir literalmente como carne com grãos. O corned beef é muito comum de ser encontrado já enlatado para comercialização (mas depois posso tratar especificamente desse preparo numa outra postagem - sempre melhor preparar do que comer os industriais).


Seja quem for o inventor, o Reuben é um sanduiche delicioso e bem diferente. Encontrado na maioria dos restaurantes e lanchonetes dos EUA, principalmente em Nova Iorque, onde a maioria das fontes dizem originar-se. Vale a pena testar fazer o seu em casa.

O Reuben Sanduíche
Recita para  um sanduíche
Ingredientes
1 colher de manteiga, em temperatura ambiente
2 fatias de pão de centeio, levemente tostado
1/2 xícara de queijo suíço, temperatura ambiente desfiado ou ralado grosso,
2 colheres de sopa de chucrute, espremido e escorrido, picado
1 colher de sopa de molho russo (veja abaixo)
½ lata de corned beef (um tipo de carne enlatada preparada em salmoura) cortada ou desfiada

Preparo: Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio. Passe manteiga na parte de fora das duas fatias de pão, coloque uma das fatias na frigideira com a Mantega virado  pro fundo da frigideira espalhe por cima dela , nesta sequencia, metade do queijo, cubra o queijo com metade do chucrute, por cima deles metade do molho russo, a carne enlatada, o molho restante russa, chucrute, queijo e, finalmente, outra fatia de pão. Doure o sanduiche por cerca de 2-4 minutos de cada lado, até o queijo derreter.

Molho russo - faz 1 xícara

1/4 xícara de maionese
1/4 xícara de creme de leite
1/4 xícara de ketchup
1 colher de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de cebola ralada
1/2 limão, suco de
1/4 colher de chá de molho de pimenta
1/4 colher de chá de páprica
sal e pimenta a gosto

Preparo: misture tudo vigorosamente até incorporar todos os ingredientes e formar um molho rosa cremoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário