E a lembrança do amor profundo de Romeu e Julieta acaba me levando a desvendar outra história, também vivida em Verona, e que trouxe ao mundo algo para as pessoas se deliciarem na época natalina: o Pandoro.
Vem gentil noite, vem suave e escura noite, vem e traz meu Romeu…E quando eu morrer leva-o e o transforme em pequenas estrelas, pois assim ele tornará o céu mais bonito, para que todo mundo se apaixone pela noite e não venere o brilhante sol...
Vem gentil noite, vem suave e escura noite, vem e traz meu Romeu…E quando eu morrer leva-o e o transforme em pequenas estrelas, pois assim ele tornará o céu mais bonito, para que todo mundo se apaixone pela noite e não venere o brilhante sol...
Verona, Itália |
O
nome do Pan d'Oro ("pão de ouro") vem da cor do ouro amarelo intenso
que o bolo possui. Suas origens, porém, ainda são motivos de especulações: historiadores têm
tentado por um longo tempo entender de onde esse bolo veio e as teorias são
ainda conflitantes.
Durante
a Idade Média, o pão branco era consumido apenas pelos ricos, enquanto as
pessoas comuns só podiam comer pão preto e, muitas vezes, nem isso. Pães doces
eram reservados para a nobreza. Os pães enriquecidos com ovos, manteiga e
açúcar ou mel eram servidos nos palácios e ficaram conhecidos como "pão
real" ou "pão de ouro".
As
sobremesas consumidas no século XVII foram descritas no livro da Irmã Celeste
Galilei, Cartas ao Pai, publicado por La Rosa de Turim, e que incluíam
"pão real" feito de farinha, açúcar, manteiga e ovos. No entanto, o
pão já era conhecido e apreciado na Roma antiga de Plínio, o Velho, no século
primeiro. Esse pão foi feito com "a melhor da farinha combinada com ovos,
manteiga e óleo." Virgílio e Tito Lívio mencionado a preparação sob o nome
Libum.
Alguns
especialistas acreditam que o Pandoro nasceu na República de Veneza no século
XVI, quando os bolos em forma de cone, cobertos com folhas de ouro e
chamados "Pan de Oro" eram
servidas nas mesas dos ricos.
Folhas de ouro comestível |
Segundo
outros pesquisadores, a origem do pandoro vem de um bolo de idade Média, em forma de
estrela que os habitantes de Verona comiam no Natal: o "Nadalin". No
entanto, a teoria mais confiável para o nascimento do Pandoro teria uma ligação
com a Casa Real da família Habsburgo, na Àustria: no século XVIII a XIX as
técnicas de preparação do "pane di Viena" já eram conhecidos, e essas
técnicas também estão na base da preparação do Pandoro.
A
produção do Pandoro, em Verona melhora ao longo do século XIX até o final do
mesmo. Este bolo foi a expressão mais típica da produção de confeitaria de
Verona e hoje é famoso em toda a Itália como um dos bolos tradicionais de
Natal. O Pandoro ainda mantém a forma de estrela do velho "Nadalin" e
sua estrutura de cone truncado com bordas grandes formando a forma típica
estrela de oito pontas.
Há
aqueles que vêem o brioche francês como o ancestral do Pandoro e aqueles que o
consideram como um derivado da arte vienense de pastelaria, mesmo que seja essa
uma derivação francesa.
A
primeira citação de uma sobremesa claramente identificada como Pandoro, data do
século XVIII, e a sobremesa figurava na cozinha da aristocracia veneziana. Veneza
era o principal mercado de especiarias até o século XVIII, bem como para comércio
do açúcar, substituto do mel em bolos e pães europeus, feito de massa levedada.
E foi em Verona, nas proximidades de Veneza, que a fórmula para fazer pandoro
foi desenvolvida e aperfeiçoada, um processo que exigiu um século.
No entanto, há uma história moderna para o surgimento deste pão/bolo natalino: A
família Melegatti afirma que esta famosa sobremesa nasceu em sua pastelaria na
Piazza dei Signori, em 1894, graças à intuição de Domenico Melegatti. Certamente
o lugar permanece assim, mas a verdade é outra.
O
nascimento do produto ocorreu alguns anos antes e pode ser atribuído à
genialidade de outro grande confeiteiro que acabara de voltar de Viena:
Giovanni Battista Perbellini. "El Tita", como foi apelidado, havia
aprendido a arte da confeitaria em Viena, a casa de produtos fermentados, como
o mítico krapfen.
Quando
chegou a Verona, foi trabalhar na antiga pastelaria de Domenico Melegatti e
aqui começou o negócio, trazendo consigo sua experiência vienense. Em Verona,
já havia uma sobremesa chamada Nadalìn: um bolo simples, levemente fermentado e
amanteigado, com grãos de amêndoa e açúcar de confeiteiro em forma de estrela. Giovanni
Battista Perbellini, aplicando seu conhecimento de fermento prolongado,
conseguiu um molde de estanho, ainda existente na família Perbellini, para dar
uma forma elevada a esse bolo e chamou-o de Offella.
Nadalin |
Offella |
Era
1891 e em Verona as famílias ricas se alinhavam em frente à Pastelaria para uma
Offella aos domingos do Advento. Poetas e artistas eram fascinados por esse
doce. "El Tita" Perbellini havia se tornado o chefe de pastelaria
"de garde" da cidade de Verona e isso criou um certo incômodo para a
família Melegatti: eles falavam, de fato, da Offella del Tita e não das
sobremesas de Melegatti.
Transformar
o Offella de Perella em Pandoro foi um pintor veronense iluminado, Angelo dall
'Oca Bianca: ele pediu para elevar a forma de Offella para torná-la mais
elegante e refinada para as festas. Foi assim que os pedaços de amêndoas e o
açúcar sendo cozido foram eliminados. Desse modo, ao reformular a forma de estanho,
foi possível obter uma fermentação grande, macia e alta com uma forma cônica,
chamada Pan de Oro.
Perbellini
em 1894 foi liquidado pela família Melegatti que, como uma boa saída, deu-lhe
uma casa em Bovolone, em Bassa, longe da cidade. Uma boa saída que sabia tanto
sobre o exílio: dessa maneira, Domenico Melegatti começou sua aventura com os
Pandoro de Verona e se tornou seu progenitor, tanto que em seu palácio em Corso
Portoni Borsari, acima, ele tinha duas formas de pandoro esculpidas no topo. em
apoio da cornija. Giovanni Battista Perbellini continuou, no entanto, a
produção da Offella, que ainda hoje continua sendo sua verdadeira marca
distintiva e a prova irrefutável das origens de Pandoro.
No
número 21 de Corso Porta Borsari, fica o palácio Melegatti-Turco-Ronca, ainda
de propriedade dos herdeiros do confeiteiro Domenico Melegatti, o inventor de
Pandoro. Melegatti, na Exposição Agrícola e Industrial de 1868, apresentou um
"trabalho em açúcar" que ganhou reconhecimento. Seis anos depois, em
14 de outubro de 1894, ele depositou seu doce "em forma de cone com
relevos em forma de estrela de oito pontas", arquivado com uma pintura do
conhecido pintor cidadão Angelo Dall 'Bianca.
Seu
nascimento oficial e comercial pode ser documentado em 14 de outubro de 1894,
quando Domenico Melegatti, fundador da empresa de confeitaria Veronese de mesmo
nome, apresentou seu bolo macio e fofo ao Ministério da Agricultura e Comércio
do Reino da Itália, com a atual forma característica de estrela cônica de oito pontas, obtendo por
três anos o Certificado de Privatização Industrial, a patente da época, por ter
inventado o nome, a receita e a forma (esta última, aparentemente, foi
projetada pelo pintor impressionista veronense Angelo Dall'Oca Bianca
(1858-1942)).
Ele
até deu notícias no jornal local, a Arena, publicando um anúncio nos dias 21 e
22 de março de 1894 que informava os cidadãos de "terem criado um novo
bolo que, por seu requinte, leveza, inalterabilidade e belo formato, que o
autor considera digno do primeiro lugar com o nome Golden Pan ".
O
doce conquistou imediatamente os concidadãos de Melegatti e também outros padeiros
e confeiteiros, que logo tentaram imitá-lo. Então começou o famoso
"desafio de 1000 liras": na prática, Domenico ofereceu 1000 liras
para aqueles que se apresentavam com a verdadeira receita de Pandoro. Desafio
habilmente vencido pelo próprio Melegatti, porque ninguém apareceu com sua
própria receita.
Provavelmente
Domenico foi inspirado por um antigo costume veronense: na véspera de Natal, as
mulheres das cidades se reuniram para amassar o Levà, um doce típico feito de
farinha, leite e fermento, depois coberto com grânulos de açúcar e amêndoa. Ao
remover a cobertura e adicionar manteiga e ovos, a sobremesa se transformou em
algo mais macio, arejado e macio. Diz a lenda que um menino, ao cortar a
primeira fatia desse doce tão rico em manteiga e ovos iluminados por um raio de
sol que exaltava sua cor quente e dourada, exclamou benevolentemente espantado:
"é realmente um pan de oro!".
No
Corso Porta Borsari, no número 21, dois pandori em tufa ainda estão na fachada
do edifício, dispostos na esquina dos dois terraços laterais como dois
obeliscos; são indeléveis traços de que é o Palazzo Melegatti-Turco-Ronca,
ainda hoje de propriedade dos herdeiros de Domenico Melegatti. É o local onde
ficava o laboratório de pastelaria homônimo, onde nasceu o primeiro Pandoro, em
frente à igreja de San Giovanni in Foro; e após a restauração hábil dos anos
20, tornou-se oficialmente a "Casa del Pandoro".
Somente
com o boom econômico das décadas de 1950 e 1960 é que Pandoro inicia sua
difusão transversal, abandonando a meta de produtos de luxo em favor de uma
presença generalizada em todos os estratos sociais. E como sobremesa de domingo
e de todas as ocasiões especiais, torna-se o símbolo ganancioso do Natal, sem
esquecer que também foi recomendado pelos médicos como um excelente tônico
puerperista e convalescente. Das oficinas artesanais, passamos para uma
produção industrial; participando de feiras e eventos, você pode finalmente
divulgá-lo em todo o país. Pastelarias são vendidas para supermercados; e a
publicidade impressa e depois na televisão aumenta bastante sua notoriedade,
até hoje ser considerada o panetone.
Mas,
antes da cintilação industrialista e transformadora de Melegatti, o que foi
provado em Verona?
O
nome Pandoro podia ser associado a um produto característico da massa da corte,
o Pan de Oro, habitualmente preparado em cozinhas nobres na época da República
de Veneza: nos tempos da Renascença, era comum exibir sua riqueza (e poder)
mesmo na esfera gastronômica. , surpreendendo seus convidados com efeitos
especiais, como tiras finas de ouro puro graciosamente colocadas nos alimentos.
Quanto
à sua forma, poderia ser a evolução elaborada do famoso Nadalin (natalino), uma
sobremesa do século XIII assada para celebrar o primeiro Natal dos nobres Della
Scala, que se tornaram Senhores de Verona em 1260. Menos amanteigado e mais
compacto, com uma forma mais baixa, muitas vezes em estrela de oito pontas
como o Pandoro, somente em 2012 obteve a certificação De.CO, impondo-se,
portanto, como o bolo que melhor distingue as origens e tradições da cidade.
No
início do século XX, o gastrônomo Alberto Cougnet, em seu impressionante
tratado "A arte culinária italiana", testemunha as duas
especialidades doces de Verona, citando as diferenças substanciais: farinha,
açúcar, ovos, manteiga, fermento natural e baunilha para Pandoro, a adição de
pinhões e licor de anis para Nadalin.
Mas
o território veneziano também sofreu amplamente a influência dos Habsburgos,
onde o Pão de Viena (Wienerbrot) era consumido, um pão doce, por sua vez, inspirado
no brioche francês; não se deve excluir que mesmo os próprios chefes de
pastelaria de Veronese foram contaminados pelas técnicas de processamento
específicas dessas massas ricas em ovos e manteiga para alcançar o atual
Pandoro.
E
novamente: em 1891, Giovanni Battista Perbellini, fundador da pastelaria
homônima em Bovolone (Vr), começou a coletar suas receitas em um caderno. A
primeira é a massa fermentada, que depois se desenvolveu na famosa Offella
d'Ooro, o orgulho histórico de sua oficina, inspirada nos doces vienenses que
aprendeu em seu aprendizado na Áustria.
E
se quisermos mergulhar nos meandros mais distantes da história, Plínio, o
Velho, em um de seus escritos menores do primeiro século dC, menciona um
cozinheiro / padeiro romano chamado Vergilius Stefanus Senex, que costumava
preparar um "panis" com flores de farinha, manteiga e óleo; mas
provavelmente essa origem distante realmente não tem laços estreitos de
parentesco com os Pandoro de Verona, embora, em qualquer caso, fosse um pão
semi-doce muito temperado.
Portanto,
as hipóteses sobre a verdadeira origem de Pandoro são diferentes; tudo
potencialmente verdadeiro, mas nenhum documentado em um artigo.
Somente
recentemente Gianna Ferrari De Salvo, uma estudiosa de Veronese, consultou os
arquivos de arte de pastelaria de Veronese do século XVIII no Arquivo do Estado
de Verona e encontrou a receita para um "Pan di Natale" que poderia
realmente ser o ancestral de Pandoro: " “Cinque libre di farina, tre di levà, mezza libra di butirro, ovi quindesi, zucaro una libra e meza, unire la detta robba, far il pastone e gramolarlo bene, ponendo in stua a levar sino a tanto che è levato” (Cinco libras de farinha, três de
levà, meia libra de manteiga, quinze ovelhas, açúcar e libra por libra,
adicione o material mencionado, faça o purê e amasse bem, colocando-o no
banquinho para subir até que ele seja levantado). Hoje estamos falando de uma
massa feita de farinha, fermento, manteiga, ovos e açúcar bem trabalhado,
colocada no fogão para subir até ficar muito alta.
Qualquer
que seja sua verdadeira origem e procedência, Melegatti deve o mérito de poder
revivê-lo e, logo se tornando o primeiro produto de confeitaria
"industrial", aumentou sua popularidade além das fronteiras da
pequena cidade veneziana. Outras empresas importantes do território seguiram-se
e juntaram-se ao antepassado de Veronese na produção deste bolo, tornando-o
cada vez mais popular em todos os cantos da Itália (e não apenas isso, chegou
até nas mesas coreana e vietnamita!) E, finalmente, reservando um lugar para ele
de honra entre as sobremesas tradicionais de Natal.
No
início dos anos 30, a antiga sede da confeitaria foi reformada por Virgilio
Turco, marido de Irma Barbieri, sobrinha de Melegatti, que morreu sem filhos, e
havia lhe deixado seus pertences. O engenheiro Fraizzoli, que estudou uma
fachada neoclássica, pontuada por pilastras rústicas, com varandas que se
transformam em terraços ao lado do último andar, onde como obeliscos existem
dois pandoro no tufo.
O
mérito de Melegatti era o de ter proposto novamente, de ter dado uma forma
típica e de ter sido a primeira sobremesa "industrial". Ainda para
testemunhar a antiga sede da confeitaria Melegatti do final do século XIX, em
Corso Portoni Borsari 21, em Verona, há o histórico palácio
Melegatti-Turco-Ronca, onde acima da balaustrada dos terraços laterais dominam dois
pandoros como decoração.
Nos
últimos anos, observa-se muita diversificação nos doces natalinos, incluindo
pandoros com gotas de chocolate, com creme de gianduia ou limoncello, aparecendo
até nas versões ‘de chocolate, sem glúten e vegana’ ... mas, na minha opinião,
são apenas lances para trair mais vendas.
O
verdadeiro Pandoro são os ovos, a farinha, o açúcar e a manteiga, com o aroma
da baunilha: ele precisa de um longo preparo para a massa ficar fofinha e bem
fermentada tendo um resultado surpreendente, tanto que você pode aprender a
fazê-lo em casa, seguindo a receita abaixo.
O
Pandoro é provado em sua simplicidade, polvilhado com açúcar de confeiteiro (a
esse respeito, o açúcar é derramado sobre o Pandoro dentro de uma sacola, é fechado
e sacudido: o açúcar se espalhará uniformemente por toda a sobremesa).
Mas
como todos os defeitos gananciosos são concedidos no Natal, ele pode ser
agradavelmente acompanhado com um creme de mascarpone, creme inglês, também
chocolate ou aromatizado com seu cítrico favorito.
Pode
ser servido em fatias oblongas, ou opte pelo corte em estrela, muito mais
espetacular. Em seguida, recomponha-o, cruzando os pontos das estrelas
(recheie-o com o creme entre uma camada e outra, se quiser). As pontas
salientes podem ser decoradas com granulado, furando-as com um pouco de gelo. E
com delicadeza, você pode até colar as velinhas para comemorar um aniversário
de Natal. Os mais exigentes podem aquecer as fatias no forno para passar um
pouco de manteiga na hora de servir.
Pandoro
650 g
de farinha de trigo
250 g
de manteiga
200 g
de açúcar
8 ovos
30 g
de levedura fresca (fermento biológico)
1/2
copo de creme líquido
casca
de 1 limão ralado
1 fava
de baunilha (ou 1 ou 2 colheres de sopa de essência)
50 g
de açúcar de confeiteiro.
Preparo: Coloque
75 g de farinha em uma tigela com 10 g de açúcar e esfarele o fermento,
adicione uma gema de ovo e misture. Se a massa estiver muito firme, adicione um
pouco de água morna. Misture bem os ingredientes e coloque o recipiente em um
local quente para deixar a massa crescer por cerca de 2 horas.
Em
seguida, adicione 160 g de farinha, 25 g de manteiga amolecida, 90 g de açúcar
e 3 gemas à massa fermentada. Misture perfeitamente os ingredientes e coloque a
massa para subir novamente por mais 2 horas. Em seguida, adicione 375 g de
farinha, 40 g de manteiga amolecida, 75 g de açúcar, 1 ovo inteiro e três
gemas. Amasse a massa novamente para misturar os ingredientes e deixe crescer
novamente por 2 horas. Coloque a massa sobre uma mesa e trabalhe vigorosamente
incorporando meio copo de creme, a casca ralada de limão e a pitada de
baunilha. Agora pese a massa e calcule 150 g de manteiga para cada kg. Estenda
a massa com um rolo e faça um quadrado que não seja muito largo, coloque cem
pedaços de manteiga cortada em pedaços e não muito duro. Dobre a massa sobre a
manteiga, desenrole-a e dobre-a em três, desenrole-a novamente e dobre-a em
três. Deixe descansar por cerca de 30 minutos. Após esse tempo, abra a massa novamente,
dobre-a em três, abra-a novamente, dobre-a em três e deixe descansar por mais
30 minutos. Coloque a massa sobre a mesa e amasse-a novamente por alguns
minutos, vire-a e polvilhe-a com um pouco de farinha, se necessário. Faça duas
bolas com a massa e coloque-as nos moldes prontos; a massa deve atingir cerca
da metade da altura dos moldes. Coloque-os em um local quente para subir até
que a massa atinja o nível do molde. Em seguida, coloque os moldes em um forno
pré-aquecido a 190 ° por cerca de 40 minutos. No meio da cozedura, abaixe o
fogo um pouco para cozinhar bem as sobremesas, mesmo sem colorir muito. Quando
estiverem prontos, retire-os, coloque-os em um guardanapo e deixe esfriar.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Outras Sugestões para servir e enfeitar o Pandoro
Sirva
pandoro com zabaione, um creme italiano, ou com molho de chocolate, chantilly
ou até mesmo sorvetes. Para criar um efeito festivo de arvore de natal corte o
pandoro em fatias grossas horizontais e empilhe-os em ângulos, para dar a
impressão dos ramos de um pinheiro.
Maraaaaaaa meu caro Barão!
ResponderExcluirAcho que vou sair do regime e testar a receita neste próximo mes!
Seu blog está lindo e encantador!
Cheiros!
E ssa forma onde encontro????Sou de Ribeirão Preto-SP.
ResponderExcluirSua página é uma das melhores da Internet. Espero que você tenha vida longa e próspera para que ela nunca deixe de existir. Sou sua fã de carteirinha. Parabéns.
ResponderExcluirIlustrado Barao, ... provei um fruit cake em Washington, em dezembro de 1987. Nunca me esqueci da delícia. Era firme, pesado, escuro (talvez devido ao açúcar mascavo) e as frutas vinham embebidas em alguma bebida alcoólica. Você conhece?
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