segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tradição mantida no Bolo do Casamento Real

Se existe uma coisa que me deixa curioso quando eu vou pra festas de casamento e de aniversario, é: Como será o Bolo?
Esta ânsia em saber como será o  artigo de maior representatividade (pra mim) de uma festa me persegue desde criança. E com ela surge um pavor particular meu que diz: beleza nem serpe é gostosura. Por que eu estou  falando isso? Fácil, não tive bolo de aniversario no dia do meu aniversario, este ano (uma tragédia quase grega). Mas como minha natividade caiu no mesmo dia do casamento real, em contentei em ver os bolos das bodas dos Duques de Cambridge.

De fato o casamento real já entrou para a história como um fator de esperança para a monarquia inglesa. E trouxe consigo uma cerimônia protocolar cheia de tradições; desde o vestido da noiva, bordado a Mao com flores do Reino Unido, passando pelos ritos anglicanos até  chegar á mesa do banquete real . E a gastronomia da festa não poderia ficar de fora de tanto nacionalismo.
O site oficial do casamento real divulgou nesta sexta-feira (29) o cardápio da recepção oferecida pela rainha Elizabeth aos noivos, o duque e a duquesa de Cambridge, no Palácio de Buckingham. Saiba alguns dos itens que foram servidos no evento:

·         Terrina de pato prensado com chutney de frutas 
·         Variedade de Palmiers e palitos de queijo 
·         Salmão fumado escocês rosé em blini de beterraba 
·         Agrião miniatura e torta de aspargos
·         Aspargos com Molho Holandês 
·         Ovos de codorna com sal de aipo
·         Lagostins escoceses com maionese de limão
·         Cogumelos selvagens
·         Opera gateau
·         Crème brûlée
·         Praline maracujá 
·         Trufa ganache de chocolate branco 
·         Chocolate ao leite praline com nozes 
·         Trufa ganache de chocolate amargo

 De acordo com o site oficial, aos 650 convidados também foi servido champagne Pol Roger NV Brut Réserve e uma seleção de bebidas alcoólicas e refrigerantes.

O bolo
A casa real também divulgou mais informações sobre o bolo de casamento. Confeccionado por Fiona Cairns, ele é composto por 17 bolos de frutas individuais montados em oito andares, e foram decorados com 900 flores de açúcar e cobertos com creme de confeiteiro usando a técnica de Joseph Lambeth.

O método de Lambeth é derivado de um estilo de decoração que foi muito popular na Inglaterra, onde chefs e decoradores usariam um monte de tubulação para criar intrincados arabescos 3-D, folhas, flores,e outras  decoração em um bolo. O método de Lambeth ainda hoje é popular e é freqüentemente um dos métodos mais utilizados pelos designers e decoradores do bolo de casamento para decorar bolos de casamento ornamentado.

a rosa da Inglaterra, a flor do cardo da Escócia, o narciso de Gales e o trevo de quatro folhas da Irlanda

A simbologia do bolo: flores representam a rosa da Inglaterra, a flor do cardo da Escócia, o narciso de Gales e o trevo de quatro folhas da Irlanda. Alem das flores que simboliza o reino Unido, o bolo ganhou ainda o charme de várias flores como o lírio, que representa a ternura; a hera, representando casamento; e a delicadeza de rosas brancas, que são símbolo de felicidade; a folha de carvalho, ligada ao trono britânico, símbolo de força e resistência.
A pedido de William, também foi feito um bolo de chocolate confeccionado pela confeitaria McVitie’s. Ambos ficarão expostos durante as cerimônias de comemoração na Galeria de Quadros do Palácio, em meio a telas de Rembrandt, Poussin e Rubens.

E pra vocês se divertirem na cozinha, experimentando uma das delicias servidas no casamento, deixo abaixo a receita do Opera Gateau.


Opera Gateau
Ingredientes bolo (serve seis pessoas)

85g de açúcar refinado
3 ovos
3 claras de ovos
100g deFarinha de amêndoas
30g de farinha de trigo peneirada
1 colher de chá de fermento em pó
150g de chocolate amargo, derretido, esfriado

Creme de manteiga55g de açúcar refinado
2 gemas de ovo
3 colheres de chá de pó de café instantâneo
140g de manteiga amolecida
Ganache70g de chocolate escuro
85ml de leite
170ml de creme grosso, chantilly
Xarope1 colher de chá de pó de café instantâneo
100g de açúcar refinado

Método Pré-aqueça o forno a 200 ° C. Unte uma fôrma de bolo 20 centímetros quadrados. Bata o açúcar com 3 ovos inteiros na batedeira por 5 minutos ou até obter um creme. Em uma tigela, misture as claras até formar picos firmes, depois junte a mistura de ovo. Combine farinha de amêndoas, a farinha e o fermento em pó e bata ate dobrar de volume cuidadosamente adicione a mistura dos 3 primeirors ovos batidos. Espalhe na assadeira e asse por 20 minutos ou até ficar cozido. Quando esfriar, retire da forma e cuidadosamente cortado em 3 camadas finas.
Para fazer o creme de manteiga, dissolva o açúcar no  fogo com 100ml de água no fogo baixo, mexendo até dissolver o açúcar. Aumente o fogo e deixe ferver por 5 minutos ou até que fique espesso e pegajoso. Retire do fogo. Bata as gemas, em seguida, despeje em calda quente. Continue mexendo até engrossar e deixe esfriar. Dissolva o café em uma colher de sopa de água fervente e misture na mistura de ovo com a manteiga. Deixe esfriar completamente.
Para fazer ganache, coloque em uma tigela refratária com o chocolate sobre uma panela de água fervente (não deixe a tigela toque a água), até que o chocolate derreta. Leve o leite para ferver em uma panela separada, em seguida, combinam com chocolate. Retire do fogo e deixe esfriar, mexendo ocasionalmente. Adicione o  chatily  na mistura de chocolate.
Para fazer a calda, coloque o café, o açúcar e 100ml de água em uma panela em fogo baixo até o açúcar se dissolva. Aumente o fogo e deixe ferver por 2 minutos, e depois arrefecer.

Montagem: Coloque a camada de base de bolo sobre um prato de servir. Pincele com 1 / 3 da calda, espalhe todo o creme de manteiga, em seguida, cuidadosamente coloque outra camada de bolo por cima. Pincele com outro 1 / 3 da calda e espalhar com ganache. Coloque camada final de bolo por cima e pincele com o restante calda. Leve à geladeira por 30 minutos para firmar. Espalhe o chocolate derretido sobre o bolo, reservando um pouco para ser colocado em um saco de confeitar. escreva 'opera' sobre o bolo.


Um comentário: