quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Chocolate: minha melhor loucura.

Eu sou quase um louco, demente total; um quase maníaco por chocolate!

Já fiz cada loucura na época em que o chocolate surpresa, da Nestlé, era uma barrinha com desenhos e a gente podia colecionar álbuns sobre dinossauros, cães, etc.

Não nego, nem nunca negarei, que o chocolate, assim como a música e alguns perfumes me tiram de órbita.
Não passo um dia sem provar ao menos uma colher de chocolate em pó. E se não tenho chocolate nas veias, sinto falta dele... Não sei como, mas sinto. Só odeio terminantemente os chocolates hidrogenados, aquilo é terrível. E eu consigo sentir a imensa quantidade de gordura neles; Como também não sou muito de andar comendo chocolate branco.
Eu filosofo comendo chocolate. Até achei pela internet, outro dia, um texto bacaninha que talvez represente bem a minha ligação com o chocolate, ele se chama COISAS QUE EU APRENDI SOBRE A VIDA COMENDO CHOCOLATE, e diz o seguinte:

• Se há uma pedra no meio do caminho, um bombom ajuda a superar;
• Não chore sobre o leite derramado, a não ser se for chocolate ao leite;
• Encontros secretos são como chocolate, saborosos e marcantes;
• Dinheiro não pode comprar amor mas pode comprar muuuuiiitttooo chocolate;
• Mantenha os olhos longe dos bombons alheios;
• Sogras são como calda de chocolate, um pouquinho já é o suficiente;
• Flores e champanhe podem enfeitar o palco, mas é o chocolate quem dá o show;
• Algumas trufas valem mais que 1 kg de qualquer coisa;
• Sobre chocolate: um é pouco, dois é bom, três é ótimo, quatro é maravilhoso, cinco é ... ideal;

• Você nunca realmente conhece uma pessoa até que divida uma caixa de bombons com ela;
• Chocolate é um alívio para dor de cotovelo;
• Um beijo é sempre gostoso, mas um beijo com gosto de chocolate é muito melhor;
• O verdadeiro amor permanecerá depois que os bombons acabarem, mas não se descuide e previna-se com outra caixa;
• Quando tudo está dando errado, coma um chocolate que melhora. Os problemas do mundo parecem menores quando se come um chocolate;
• E lembre-se: se a vida é uma caixa de bombons, saboreie intensamente um a um.

E para não ser modesto, não poderia colocar aqui outra receita senão de um dos melhores e mais aclamados bolos de chocolate do mundo, um dos que mais amo fazer pra devorar todo em seguida rsrsrsrs, ele chama-se CONCORD, anotem;



Para o suspiro
Ingredientes:
250 g de açúcar de confeiteiro
40 g de cacau em pó
250 g de claras
250 g de açúcar

Modo de preparo:
1. Recorte dois pedaços de 60 cm de papel-manteiga. Com uma caneta, desenhe 2 círculos de 20 cm de diâmetro em um dos pedaços de papel. No outro pedaço, desenhe apenas 1 círculo de 20 cm de diâmetro.

2. Cubra duas assadeiras retangulares grandes com os papéis desenhados.

3. Sobre uma tigela, peneire o açúcar de confeiteiro e o cacau em pó.

4. Na batedeira, bata as claras à velocidade baixa até começar a espumar. Junte um pouco do açúcar (normal) e continue batendo. Quando formar picos moles, adicione o restante do açúcar (normal) aos poucos, sem parar de bater, até terminar todo o açúcar. Desligue a batedeira.

5. Adicione a mistura de açúcar de confeiteiro e cacau em pó às claras em neve, mexendo delicadamente com uma espátula.

6. Transfira o creme de claras para um saco de confeitar. Preencha os círculos desenhados no papel, fazendo um caracol em cada círculo.

7. Com o creme que sobrar, faça tiras de suspiro que servirão para enfeitar o bolo.

8. Leve as assadeiras ao forno para assar a 120ºC (temperatura baixa) por 1 hora. O tempo de cozimento dos palitos é menor que o dos discos. Verifique se estão prontos depois de 30 minutos. A temperatura do forno deve ficar bem baixa. Caso o seu forno seja muito forte, deixe a porta dele entreaberta. Retire as assadeiras do forno e deixe esfriar.

Para a musse de chocolate
Ingredientes:
500 g de chocolate meio amargo
450 g de creme de leite fresco
120 g de claras
80 g de açúcar

Modo de preparo:
1. Numa tábua, pique o chocolate ao leite.

2. Transfira o chocolate picado para uma tigela refratária grande e leve ao microondas para derreter. Se preferir, derreta o chocolate em banho-maria. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando ferver, desligue e encaixe a tigela refratária com chocolate. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela, com cuidado para não se queimar. É muito importante não deixar o vapor entrar em contato com o chocolate, pois a água faz com que ele perca o brilho. Por isso, a tigela deve ser maior do que a panela com a água.

2. Na batedeira, bata o creme de leite fresco até o ponto de chantilly. Transfira o creme para uma tigela.

3. Lave e seque muito bem a tigela e as pás da batedeira para bater as claras em neve. Coloque as claras na tigela e bata até obter picos moles. Adicione uma parte do açúcar e continue batendo. Quando as claras estiverem mais duras, acrescente o restante do açúcar e bata até obter o ponto neve.

4. Adicione as claras em neve ao chocolate derretido e misture delicadamente com um fouet (batedor de arame) até obter uma mistura homogênea. Junte o creme de leite batido e misture com uma espátula.
MONTAGEM
1. Com uma faquinha, acerte os discos de suspiro para que todos fiquem com o mesmo tamanho.

2. Sobre uma superfície de trabalho, coloque um dos discos e cubra com um pouco da musse de chocolate. Coloque outro disco por cima e cubra a superfície dele com mais um pouco de musse. Repita o mesmo procedimento com o terceiro disco e cubra a superfície e as laterais dos três discos montados. Faça este procedimento rapidamente para que a musse não endureça antes de terminar.

3. Quebre os palitos de suspiro de chocolate em pedaços de 3 cm. Decore o bolo colando os bastões como na foto. Salpique com chocolate em pó.

4. Leve ao freezer para endurecer por 30 minutos. Se for servir no dia seguinte, deixe no freezer e retire 1 hora antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário