sábado, 11 de setembro de 2010

HOJE É 11 DE SETEMBRO! O QUE EU PRECISO COMER ANTES DE MORRER?

Hojé é 11 de setembro! O dia amanheceu lindo por aqui. Mas a nove anos, o dia também despertara lindo..

Lembro-me que fui tomar café e liguei a Tv para assistir o programa da Ana Maria Braga e de repente apareceu um avião se chocando nas torres gêmeas. E por mais lindo que o dia estivesse, aqui ou em qualquer parte do mundo, aquela imagem era estranha. Parecia cena de filme de ação, mas estava acontecendo em tempo real.

Deixei a comida de lado para prestar mais atenção nas narrativas que os jornalista faziam enquanto eu zapiava o controle remoto e via, em todas as emissoras, a mesma cena sendo repetida.

O mundo entrou num choque coletivo por não esperar nada daquilo. Principalmente que algo do gênero fosse acontecer com os EUA. Mas aconteceu. E diante dos olhos de milhares de expectadores num belo dia de sol.

E eu fiquei imaginando o que estaria se passando dentro do prédio naquele instante. Quanta gente morrendo e outras tantas tentando se salvar, salvar os outros. Voltei pro meu cafezinho e mastiguei o pão passado na frigideira com muita manteiga. Foi quando pensei: - deve ser terrível morrer de barriga vazia.

Não que fosse uma frase de humor negro. Porém a fome, em qualquer escala, é terrível também. Lembrando deste episódio deixo abaixo uma pequena lista de 10 coisas que você precisa degustar antes de fazer A VIAGEM.

As 10 coisas que você deve comer antes de morrer

1. Cobra

2. Café das montanhas azuis da Jamaica – conhecido pelo seu sabor suave sem amargura

3. Polenta

4. Lagosta thermidor

5. Rosquinha de pão e filé de salmão curado (Bagel and Lox)

6. Molho Mole (molho típico mexicano)

7. Peixe gato

8. Rose harissa – molho vermelho norte africano de pimentas bem picantes

9. Siri

10. Spam – espécie de presunto de porco enlatado

Na realidade este itens fazem parte de uma pesquisa norte-americana que elegeu 100 coisas que você precisa comer antes de morrer. Seja por sua real gostosura ou pela sua exoticidade. Vale a pena conferir toda a lista:
http://foodproof.com/blogs/view/post/100-things-you-should-eat-before-246/


Lagosta à Thermidor


• 3 lagostas (350g de carne)
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
• meio litro de leite
• 4 colheres (sopa) de vinho branco seco (50ml)
• 200 g de champignons aferventado ou em conserva
• 4 gemas
• 1 pitada de pimenta-do-reino branca
• meia colher (sopa) de sal
• 200 g de queijo prato ralado
• 1 lata de creme de leite

Modo de Preparo

Cozinhe as lagostas em água fervente com sal por aproximadamente 15 minutos. Escorra-as, abra-as, retire toda a carne e corte em pedaços. Reserve. Aqueça a manteiga e doure a farinha. Junte aos poucos o leite e o vinho branco, mexendo sempre para não formar grumos. Acrescente os champignons e deixe o molho tomar consistência. Desligue o fogo e adicione as gemas, a pimenta, o sal, metade do queijo e o Creme de Leite , misturando bem após cada adição. Unte um recipiente refratário e disponha camadas alternadas de lagosta e creme. Polvilhe o restante do queijo ralado sobre a última camada de creme e leve o prato ao forno médio alto (200°C) por aproximadamente 15 minutos para gratinar. Sirva a seguir.

Dicas: Querendo servir a lagosta na própria casca, corte-a depois de fervida, segurando-a com o dorso voltado para baixo, separando as duas metades no sentido do comprimento e batendo a lâmina da faca com o martelo.

Que a paz cubra o mundo com suas graças; que a fome seja extinta através da caridad; que suas refeições sejam sempre deliciosas e fartas. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário