sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Barriga de freira e o Suco de Capim

CAPIM SANTO
Eu estava sentado em uma das cadeiras da mesa da cozinha, tomando suco de capim santo (também conhecido por capim cidreira; chamo de suco mas na realidade é uma espécie de chá gelado). Eu sei, não cai muito bem dizer que eu estava tomando suco de capim, e ainda mais afirmar que trata-se de algo é gostoso. Mas esta é a realidade: não é um capim qualquer é gostoso e refresca.
  
Eu tomava aquilo pra me refrescar. Na tentativa de passar mais o calor do verão escaldante deste ano. Aprendi a fazer o suco/chá com... Nossa! Minha memória anda falha... lembrei....Como eu poderia ter me esquecido dela!?


Mônica. Foi ela quem me deu pra experimentar pela primeira vez o tal do suco... Continua sendo uma amiga das melhores que já passaram por minha vida, mesmo a gente não estando mais tão pertos hoje em dia.

Hoje ela é freira, aliás, da última vez que falamos, Mônica estava como secretária do Bispo do Crato (Ce) Sempre teve esta vocação para o meio religioso. E a pesar dos meus loucos comentários sobre este assunto com ela, Mônica sempre foi exemplo de virtudes e perseverança – sobretudo na vida religiosa numa época onde são raríssimos os interessados por esta carreira.

Sinto saudades das nossas longas e intermináveis conversas, sentados num banco de um determinado lugar; ou mesmo, nas nossas aventuras pelos interiores da cidade... Época boa demais. Muita loucura, muitos sonhos...
Adicionar legenda

E para homenagear esta amiga tão querida vou deixar a receitinha do suco de capim santo e outra de um doce que tem a minha cara de comédia – tal qual eram muitos dos nossos momentos.

Antes, porém, Amiga Mônica (agora devo ser formal),,, Quero dizer, querida amiga Irmã Mônica, te amo minha amiga, saudades suas.

Suco de Capim Santo



• Suco de 2 limões grandes
• 1 litro de água mineral
• Açúcar á gosto
• 1 maço de folhas de capim cidreira (aprox.12 folhas)
• 8 pedras de gelo

Modo de Preparo

Em um liquidificador, esprema o limão, acrescente as folhas de capim cidreira, o açúcar, a água e o gelo Bata tudo por 3 minutos e coe.


Barrigas de Freira em Pão-de-Ló e Regadas com Chocolate


150 grs. de Chocolate ao leite
1 colher de creme de leite (ou de nata sem sal)
16 gemas de ovos
6 claras
500 grs. de açúcar
1 xícara de chá de água
fatias de pão-de-ló
manteiga

Modo de Preparo

Leve ao fogo numa caçarola o açúcar misturado com a água. Deixe ferver até obter uma calda fraca. Numa tigela, bata muito bem as gemas com as claras. Deite um pouco de calda numa frigideira. Leve ao fogo e, quando levantar fervura, coza a gemada às colheradas. Depois da parte inferior dos doces ter solidificado na calda, deite por cima de cada um pedacinho de manteiga e acabe de apurar. Com uma espátula retire os doces e coloque-os sobre fatias de pão-de-ló. Regue com a restante calda previamente levada a ponto forte. Derreta o Chocolate m banho-maria. Retire do fogo e adicione 1 colher de sopa de creme de leite, misturando bem. Ponha os doces num prato de serviço. Em cima de cada doce, deite um pouco de creme de chocolate e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário