quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Passe a eleição comendo RATINHOS DE MARZIPAN

Já se deram conta da algazarra dos ratos nas ruas no Brasil, sempre que uma eleição está prestes a acontecer?

Aparece de repente um monte de cartazes e bandeiras com números garrafais em todos os lugares e surgem entre os números as caras dos RATOS, umas totalmente desconhecidas e outras até conhecidas demais; falando um monte de coisa que só se escuta em época de eleição...um monte de promessas fiadas. Um monte de candidato com projetos que não tem fundamento; um monte de candidato que nem sabe  ler direito e aparece  no horário político da TV com cara de espanto, lendo como um garotinho do primário, etc. São tantas coisas que observo que se eu  parar aqui pra escrever sobre isso  vou levar a vida toda aqui...
Mas foi  justamente  a proximidade com a eleição que me levou a pensar sobre o que escrever que lembrasse a política no  Brasil, neste últimos dias. E pensando  muito, lembrei de um docinho que fiz num dia das bruxas, de anos passados: RATOS de marzipan.
Miniaturas em Marzipan

Acho que o ícone do rato serve  pra eu para de comentar sobre política e tratar de falar sobre esta maravilha que é o  marzipan, que por incrível que pareça traz  polêmica na sua origem (assim como os polêmicos ratinhos da política brasileira. Srrsrsrsrsrsrsrs)
Senta que lá vem  a história;;; (eu sempre quis dizer isso rsrsrsrsrsrsrsrs)
O marzipan geralmente, uma massa doce feita na proporção de um por um, de amêndoas para açúcar de confeiteiro + especiarias. Encontrasse geralmente  em forma modeladas ou cobertas com chocolate e se pode encontrar várias receitas diferentes para o mesmo produto final.
A polêmica do marzipan é quase um mistério e volta-se para o lugar de onde o doce pode ter surgido: mas a maioria dos estudiosos acreditam que o  marzipan seja originário da Pérsia (atual Irâ) e que foi introduzido na Europa através dos Turcos e Gregos. Mas Hungria e Itália entram na historia dizendo que ali  nasceu o marzipan.

Sabe-se através da história que antigamente o preparo do marzipan só era permitido aos químicos. E somente depois de muitos anos a produção do doce foi popularmente realizada
E pra completar esta salada de confusão, foi especialmente através da Alemanha que o doce se tornou famoso mundialmente. Sobretudo, pela cidade de Lübeck que traz cidadãos orgulhosos por manter a tradição da manufatura do marzipan ao qual, carinhosamente eles espalharam pelo mundo como o Marzipan de Lübecker. Agora vou contar o milagre e o santo de como isso aconteceu:
Marzipan de Lübecker

Conta-se que há uns duzentos e poucos anos um  homem abriu uma pequena loja chamada Niederegger no  mercado de Lübeck (Alemanha) e começou a vender uma massa de amêndoas que não era tão doce, porem muito gostosa. E a venda do produto foi tão boa que a receita é guardada pela família do produtor original, a todo  custo até hoje, motivo que fez a tal lojinha estar resistindo no tempo até nossos dias (como vocês podem conferir pelo site http://www.niederegger.de/en ). E como eu  falei no início, a maioria dos marzipans são  feitos na proporção de 50% de amêndoa para 50% de açúcar de confeiteiro + especiarias. A vantagem do  marzipan de Lübeck é que ele tem 90% de amêndoas e 10% de açúcar + especiarias – fato que o torna delicioso e misterioso.
Porquinhso de marzipan - tradição alemã para o ano novo.

Contudo, depois de ter escrito o  básico sobre a  história do marzipan encontrei mais algumas possíveis origens geográficas para o doce: uma, diz que o                                       marzipan surgiu em Toledo, na Espanha, durante o reino de Alfonso VII, sendo conhecido na ocasião como Postre Regio em vez de Mazapán)

Outra versão ainda diz que o marzipan teria aparecido na Sicília em 1193, como martius dos panis ou marzapan e, isto é, Pão de março). Em ambos os casos, observa-se que na época as duas regiões estavam sob o controle muçulmano, o que fortificaria a ideia de ter sido uma influencia árabe/persa. Outro fato que liga o marzipan com um mundo  árabe é a existência de uma menção presento no livro As mil e uma noites, que cita uma pasta de amêndoa comida durante o período do Ramadan, e como sendo também  afrodisíaca. Outras fontes, ainda, citam que a origem do marzipan foi na China, de onde a receita foi movida até o Oriente Médio e de lá então para a Europa

Então, pra evitar segredo e confusão, toda vez que quero fazer meus ratinhso eu tenho duas opções? Ou comprar marzipan pronto ou então fazer seguindo esta receitinha abaixo
Frutas de marzipan - modes mais tradicionais para o doce
Marzipan

100g de farinha de amêndoas doces (quanto mais fina melhor)
2 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro (ou impalpável)
1 colher (sopa) de água de rosas
1 colher (chá) de essência OLEOSA de amêndoas amargas
1 colher (chá) de essência OLEOSA de laranja
1 colher (sopa) de água

Bata as amêndoas em um processador até virar uma farinha bem fininha.
Em uma tigela, coloque a farinha de amêndoas + água de rosas + essência de amêndoas amargas + essência de laranja + açúcar de confeiteiro (ou açúcar impalpável).Misture com uma colher até ficar meio homogêneo. Coloque a tigela em banho-maria (não pode ser muito quente) e vá mexendo os ingredientes. Eles vão começar a adquirir consistência.Coloque, aos poucos, a colher de água e vá mexendo com as mãos, até a mistura formar uma massinha. (se precisar coloque mais um pouquinho de água). Modele no formato que desejar.

RATINHOS


Modele pedaços de massa como se fosse coxinhas de frango pra coquetel. Depois com as pontas dos dedos achate a ponta da coxinha de forma que ela fique parecendo com o  focinho de ratos. Com um saquinho cheio de chocolate derretido  e frio, coloque os olhinhos no rato. E para fazer o rabinho, desenhe-os com chocolate em cima d um plástico e leve  a geladeira até endurecer. As orelhas dos ratinhos podem ser feitas de massa ou simplesmente com pedaços de amêndoas. Depois só colocar o rabinho de chocolate e esta pronto seus ratinho. Que podem ser banhados no chocolate depois de prontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário